Eu não me importo | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Eu não me importo
Até quando, onde e com quem você vai se importar?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 13/09/2021 12h00

Eu cuido tanto da minha pessoa que “eu não me importo”. Afinal, e você? O que realmente importa pra você? Esse conceito - Eu não me importo - vem do escritor Ryan Holiday, que escreveu os livros: “O Ego é seu Inimigo" e "O Obstáculo é o caminho”. Aqui neste texto o comentário será sobre o livro “Daily Stoic”, também do Ryan Holiday. Vamos nessa?

“Se você se alimenta de tudo, como você vai começar a se alimentar de você? Quando vai sobrar tempo para você?” Com este conceito você precisa começar a ficar interessado em você mesmo. Entendeu? Você precisa cuidar mais de você e “esquecer” o que os outros pensam. Vamos aprender o conceito – Eu não me importo - trazido no livro "Daily Stoic", de Ryan Holiday, sobre como estarmos ocupados demais com nós mesmos é mais importante que o restante. Em um mundo globalizado e hiperconectado, como podemos aplicar conceitos de estoicismo na jornada em busca do seu eu interior?

Os estudos sobre Estoicismo, que é uma base para outras filosofias, estão liberados na internet e no instagram “estoicodiario”. Clica aqui.

Neste curso de fundamentos do Estoicismo, destaque para esta questão com resposta: Um aluno perguntou. “Olá, Ivan, boa noite! Gostaria de saber como praticar o "eu não me importo" com o Outro, nesse caso, esse Outro ser o próximo, quem se relaciona com a gente. Muitas vezes, padecemos por nos preocuparmos em demasia com o outro, com o "onde eu errei?", e sucumbimos em culpa. Quando o "eu não me importo" pode nos ajudar a lidar com o sentimento de culpa e buscarmos o cuidado de si? Grato desde já pelo curso!"

A resposta foi a seguinte. "Oi Daniel! Obrigado por sua pergunta. O mesmo princípio aplicado aqui sobre as notícias se aplica aos relacionamentos. A base disso é a regra número 1 do Estoicismo, "A Dicotomia do Controle", que se encontra no começo do Manual de Epicteto. Ele diz que algumas coisas estão sob nosso controle e outras, não. Estão sob nosso controle são o juízo, o impulso, o desejo, a repulsa...ou seja...tudo aquilo que é ação nossa. O que não está sob nosso controle são as posses, a reputação, o que acontece com os outros e também a opinião dos outros. Epicteto dizia que as coisas que não estão sob nosso controle são obstruídas, escravas, de outros. E que se você pensar que são livres as coisas que são por natureza escravas, e TUAS AS QUE SÃO DE OUTRO, tu te farás obstáculo, chorarás, te inquietarás e censurarás tanto os deuses como os homens. Portanto, Daniel, a sua preocupação com o Outro, mesmo aqueles que você ama, é escrava. Não está sob o seu controle o que acontece com os outros ou o que eles pensam de você. Enquanto você continuar se ocupando de uma decisão da qual é do outro, você permanecerá escravo. Nesse caso, aceite o que é. Ame o que é. Lembre que tudo o que nos acontece é neutro. E nós estamos no poder de reagir sobre cada acontecimento, não de controlar se ele vai acontecer ou não. Amor Fati”

Gostou? O reforço é viver como Jesus Cristo viveu. Entender que o AMOR deve ser trabalhado com sabedoria e ação. Sempre! Acredite na filosofia e o que faria o meu herói? O que Jesus Cristo faria? Pense sempre assim.

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado