Funcionamento do Conselho Federal de Administração (CFA) | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Funcionamento do Conselho Federal de Administração (CFA)
Blogs e Colunas | Diego da Costa 13/08/2019 11h21 - Atualizado em 13/08/2019 14h38

De acordo com o Regimento do Conselho Federal de Administração (CFA), as Câmaras são órgãos deliberativos que fazem parte da estrutura básica do CFA. Atualmente, o Conselho conta com o trabalho de sete Câmaras - Administração e Finanças, Fiscalização e Registro, Estudos e Projetos Especiais, Desenvolvimento Institucional, Relações Internacionais e Eventos, Gestão Pública e Formação Profissional. Juntas, elas desenvolvem ações, projetos, estudos, e eventos, cada uma em sua área técnica de atuação, com o objetivo de ajudar o CFA a alcançar a sua missão de “promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país”.

Uma dessas Câmaras é a de Desenvolvimento Institucional (CDI). A ela compete, entre outras coisas, promover estudos e propor campanhas para divulgação da profissão de Administrador e do Sistema CFA/CRAs.

A CDI entende que, para o CFA relacionar-se com seus diferentes públicos, é essencial construir, formatar e manter a imagem e a identidade corporativa do Conselho. Nesse cenário, a comunicação passou a ter função estratégica dentro da autarquia. Sendo assim, toda a divulgação é feita por meio de um elaborado programa de comunicação integrada, pensando para levar aos stakeholders do Conselho todas as informações sobre a Ciência da Administração e o Sistema CFA/CRAs.

Na CDI, todas as especialidades da comunicação – Relações Públicas, Jornalismo, Design, Marketing e Publicidade e Propaganda – andam de mãos dadas e de forma integrada. A comunicação promovida pela Câmara, nesse sentido, atua de forma sinérgica e com um objetivo único.

Entre as ações comunicacionais desenvolvidas está a Rádio ADM. Criada em 2014, ela leva ao público não só notícias, mas também música de qualidade. Os ouvintes ficam por dentro de todas as notícias do Sistema CFA/CRAs e dos assuntos mais atuais da área da Administração, inclusive com cobertura ao vivo de grandes eventos. Como todo processo de comunicação é dinâmico, em 2019, a Rádio passará por uma reformulação para atender às demandas que o mercado tem exigido atualmente.

Em 2015, foi inaugurado o CFAPlay, canal do CFA no YouTube. A equipe de jornalismo da TV do CFA produz entrevistas, debates, séries de reportagens, cobertura de eventos, entre outros. Em 2018, o canal passou por uma reformulação e trouxe novidades que deixaram a comunicação mais dinâmica e moderna.

A Assessoria de Imprensa, também desenvolvida pela CDI, atua de duas formas. Uma é o relacionamento com a imprensa, com o envio de sugestões de pauta para os mais diferentes veículos de comunicação do país e articulação com jornalistas para a produção de conteúdo de interesse do CFA. Em 2018, esse trabalho foi bastante direcionado e com resultado satisfatório. A outra forma é por meio da comunicação interna, responsável pela produção de notícias para o site do CFA e para o Boletim ADM – publicação digital que divulga as ações do CFA e dos CRAs. Além disso, a assessoria de imprensa assessora o presidente do CFA na produção de artigos, notas, posicionamentos, discursos, prefácios, entrevistas jornalísticas, entre outras demandas.

Ainda no campo jornalístico, a CDI gerencia a produção a Revista Brasileira da Administração. Inclusive, essa competência está expressa no Regimento do CFA, no artigo 49, VIII: “coordenar o Conselho Editorial e o Conselho de Publicação da RBA”. A publicação também passou, recentemente, por reformulação gráfica e editorial. A RBA agora é digital e, a cada edição, ela aborda o que há de mais novo na área da administração, sempre com conteúdo atual e opinião de renomados especialistas.

A comunicação promovida pela CDI também conta com a produção de material gráfico e publicitário, desenvolvida pela equipe de design. Folders, cartazes, diagramação de livros, revistas e outras publicações, inclusive a RBA, é cuidadosamente elaborada por esses profissionais. A criação do site também é uma ação promovida pela CDI e o projeto “Portal Modelo” é responsável por levar a mesma identidade visual aplicada no portal do CFA aos Regionais, porém de forma customizada para atender as especificidades de cada CRA.

Por fim, a Câmara atua de forma maciça nas redes sociais gerenciando os perfis do CFA no Facebook e Instagram. Recentemente, a CDI também criou o “Administração na sua mão”, canal de notícias do Sistema CFA/CRAs por meio do WhatsApp.

COMPOSIÇÃO 2019/2020

 

Adm. Diego Cabral Ferreira da Costa – SE  (Diretor)
Adm. Aline Mendonça da Silva – MA  (Vice-Diretora)
Adm. Amilcar Pacheco dos Santos – PR (Membro)
Colaboradora: Renata Costa Ferreira

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado