Inovação Aberta: Como transformar as organizações? | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Inovação Aberta: Como transformar as organizações?
Será que temos nas organizações um modelo aberto para inovar?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 06/12/2021 12h00 - Atualizado em 06/12/2021 12h04

Este tema é muito debatido no mundo da tecnologia. As grandes coorporações - Google, Tesla, Meta, Uber, NetFlix, Amazon, entre outras - entendem muito e trabalham com esses modelos e outra quantidade de temas. Então, como conectar as organizações (micro, pequenas, médias e grandes), até as mais tradicionais, à cultura da inovação? Inovar é uma necessidade básica para toda e qualquer organização que deseja ter muito sucesso.

Vale destacar que as empresas são todas formadas por pessoas. As tecnologias merecem destaque e relevância, só que as pessoas devem ocupar o primeiro grau das organizações. Pessoas têm pensamentos, sentimentos e ações. Falar de Inovação Aberta deixando as pessoas nos bastidores é o primeiro erro de qualquer líder. 

Naturalmente falar sobre inovação é quebrar barreiras, explorar novas ideias para alcançar o sucesso. Conceituar inovação traz muita variedade, depende, muitas vezes, da sua aplicação. Costumo dizer que inovar é mudar. Claro que é simplista. A complexidade no processo de inovação está em relacionar novos mercados, diversos métodos e modelos de negócio, novos processos, ou até mesmo novas fontes de insumos. Inovar é preciso!

Na condição de Diretor Técnico do Sergipe Parque Tecnológico, neste momento, Dezembro de 2021, observo que as organizações precisam planejar melhor, não só a estratégia e, sim, a operação. Inovar em comunicação e marketing, inovar em processos, em produtos e serviços, inovar na organização.

Naturalmente é preciso trabalhar com uma Educação Empreendedora, Inclusiva e participativa. Considero que esse é o primeiro passo, trazendo a ideia da nova economia e realizando encontros na grande Aracaju (São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju), seguindo até o interior do estado de Sergipe (Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, entre outros) com cursos, imersões de 2 ou 3 dias.

Falar de Educação Empreendedora tem que ter o envolvimento do SEBRAE e de outras organizações do Sistema "S", além das Instituições de Ensino Superior (IES) e ao lado das Federações Empresariais segmentar as empresas particulares. O dinheiro também precisa entrar nessa etapa e aqui cabe o resgate e a adesão do Investidor Anjo, figura conhecida neste universo da inovação.

Incubação e Aceleração de Startups é outro momento e passo muito importante, cabe um grupo de mentores para contribuir com a formação dessas novas empresas. Além de, nesta etapa, apresentar o MVP (no português, produto com mínima viabilidade) e começar a conquistar mercado.

Neste momento existem programas de aceleração acontecendo em Sergipe. Pronto? Não! Agora é que começa o inicio das organizações participando de um verdadeiro ambiente, um grupo focado em Inovação Aberta ou Open Innovatino, tanto faz. Agora começa um trabalho precioso com a chegada de um novo Grupo de Investidores e o seu famoso smart money (dinheiro inteligente). Aqui está outro "x" da questão, nesta chegada tem mais eventos com as apresentações rápidas (pitch) com a presença dos investidores para escalar as startups.

É isso! A startup é um negócio novo, iniciando, com um grande potencial de ser escalável e lucrativo. Acredito muito na inovação através das pessoas, focada em pessoas e com o propósito de resolver problemas, dores de pessoas. Chegou até aqui? Ajude a compartilhar esse conteúdo e fazer com que mais e mais pessoas possam conhecer um pouco mais sobre INOVAÇÃO. Obrigado!

Diego da Costa é Profissional de Administração, Diretor Técnico do SergipeTec e Diretor de Comunicação e Marketing do CFA. Apaixonado por pessoas e focado em desenvolver projetos com amor, humildade e Fé em Deus. Instagram @diegodacosta_dc


 

 

 

 

 

 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado