Inovação Aberta: Como transformar as organizações? | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Inovação Aberta: Como transformar as organizações?
Será que temos nas organizações um modelo aberto para inovar?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 06/12/2021 12h00 - Atualizado em 06/12/2021 12h04

Este tema é muito debatido no mundo da tecnologia. As grandes coorporações - Google, Tesla, Meta, Uber, NetFlix, Amazon, entre outras - entendem muito e trabalham com esses modelos e outra quantidade de temas. Então, como conectar as organizações (micro, pequenas, médias e grandes), até as mais tradicionais, à cultura da inovação? Inovar é uma necessidade básica para toda e qualquer organização que deseja ter muito sucesso.

Vale destacar que as empresas são todas formadas por pessoas. As tecnologias merecem destaque e relevância, só que as pessoas devem ocupar o primeiro grau das organizações. Pessoas têm pensamentos, sentimentos e ações. Falar de Inovação Aberta deixando as pessoas nos bastidores é o primeiro erro de qualquer líder. 

Naturalmente falar sobre inovação é quebrar barreiras, explorar novas ideias para alcançar o sucesso. Conceituar inovação traz muita variedade, depende, muitas vezes, da sua aplicação. Costumo dizer que inovar é mudar. Claro que é simplista. A complexidade no processo de inovação está em relacionar novos mercados, diversos métodos e modelos de negócio, novos processos, ou até mesmo novas fontes de insumos. Inovar é preciso!

Na condição de Diretor Técnico do Sergipe Parque Tecnológico, neste momento, Dezembro de 2021, observo que as organizações precisam planejar melhor, não só a estratégia e, sim, a operação. Inovar em comunicação e marketing, inovar em processos, em produtos e serviços, inovar na organização.

Naturalmente é preciso trabalhar com uma Educação Empreendedora, Inclusiva e participativa. Considero que esse é o primeiro passo, trazendo a ideia da nova economia e realizando encontros na grande Aracaju (São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju), seguindo até o interior do estado de Sergipe (Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, entre outros) com cursos, imersões de 2 ou 3 dias.

Falar de Educação Empreendedora tem que ter o envolvimento do SEBRAE e de outras organizações do Sistema "S", além das Instituições de Ensino Superior (IES) e ao lado das Federações Empresariais segmentar as empresas particulares. O dinheiro também precisa entrar nessa etapa e aqui cabe o resgate e a adesão do Investidor Anjo, figura conhecida neste universo da inovação.

Incubação e Aceleração de Startups é outro momento e passo muito importante, cabe um grupo de mentores para contribuir com a formação dessas novas empresas. Além de, nesta etapa, apresentar o MVP (no português, produto com mínima viabilidade) e começar a conquistar mercado.

Neste momento existem programas de aceleração acontecendo em Sergipe. Pronto? Não! Agora é que começa o inicio das organizações participando de um verdadeiro ambiente, um grupo focado em Inovação Aberta ou Open Innovatino, tanto faz. Agora começa um trabalho precioso com a chegada de um novo Grupo de Investidores e o seu famoso smart money (dinheiro inteligente). Aqui está outro "x" da questão, nesta chegada tem mais eventos com as apresentações rápidas (pitch) com a presença dos investidores para escalar as startups.

É isso! A startup é um negócio novo, iniciando, com um grande potencial de ser escalável e lucrativo. Acredito muito na inovação através das pessoas, focada em pessoas e com o propósito de resolver problemas, dores de pessoas. Chegou até aqui? Ajude a compartilhar esse conteúdo e fazer com que mais e mais pessoas possam conhecer um pouco mais sobre INOVAÇÃO. Obrigado!

Diego da Costa é Profissional de Administração, Diretor Técnico do SergipeTec e Diretor de Comunicação e Marketing do CFA. Apaixonado por pessoas e focado em desenvolver projetos com amor, humildade e Fé em Deus. Instagram @diegodacosta_dc


 

 

 

 

 

 

Mais Notícias de Diego da Costa
Metodologias Ágeis
05/08/2022  11h20 Metodologias Ágeis
Reflexões de um líder
20/07/2022  11h45 Reflexões de um líder
Empreender. Casos que inspiram.
11/07/2022  12h25 Empreender. Casos que inspiram.
O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação
04/07/2022  12h20 O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação
Gestão da Mudança
22/06/2022  11h35 Gestão da Mudança