Liderança é um tema antigo ou atual? | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Liderança é um tema antigo ou atual?
Os líderes, quem são? Onde estão? Você sabe que você é um(a) Líder?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 07/06/2022 10h51

Liderança é um tema antigo e muito debatido no mundo dos negócios, nas organizações e até mesmo no esporte e na política. Empatia, resiliência, engajamento e autogestão: liderança para o futuro ou liderança para o presente? Não é novidade para ninguém que a pandemia mudou o jeito de pensar e agir das empresas em todo o mundo. Para muitos, a nova cultura de trabalho emergirá de forma natural – e contará com uma nova personalidade do líder, do gestor institucional. Pesquisando e lendo textos no portal do Conselho Federal de Administração, encontrei esta passagem:

Tire o futuro do papel: só depende de você! “Não dá para ficar esperando, pensar que vai chegar uma solução mágica – em favor de todos nós. É preciso, estudantes, que fiquemos atentos ao contexto de mercado e possibilidade de futuro”, ressaltou a diretora de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração, Cláudia Stadtlober, professora, administradora e diretora universitária.
O Profissional de Administração pode e deve exercer esse papel de liderança nas mais diversas organizações. É preciso.

Associação Tempos Brilhantes (ATB) chega ao Brasil através de Sergipe

“Atravessámos o Atlântico e chegamos a Sergipe no Brasil”
No passado mês de abril, a Tempos Brilhantes, em parceria com a Federação das Escolas Particulares de Sergipe – Brasil, apresentou o sistema MAPIE — Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar, no auditório do Museu da Gente Sergipana.

Participaram neste evento, responsáveis e técnicos de várias instituições públicas e privadas do setor da Educação do Estado de Sergipe.

O Mapie trata-se de um projeto inovador que tem vindo a impactar escolas em Portugal e que neste último mês, a Tempos Brilhantes levou até ao Brasil.

É um sistema que monitoriza o percurso dos alunos ao longo do seu processo de ensino, sinalizando e gerando precocemente alertas de risco ao nível do insucesso e do abandono escolar através de diagnósticos e intervenções que permitam inverter a trajetória do insucesso escolar.

Renir Damasceno, presidente da Federação Sergipana das Escolas Particulares deixou algumas palavras sobre esta parceria com a Tempos Brilhantes, assinalando que “Quem quer, faz. E temos muito interesse em fazer com que esta parceria seja um sucesso.”

Ainda durante o passado mês de abril, a Tempos Brilhantes e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinaram um Termo de Cooperação, um documento que permite uma série de ações conjuntas, como o aproveitamento, pela UFS, de iniciativas já consolidadas no portfólio da ATB, uma delas, o Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar (Mapie).

Durante esta formalização, Jorge Bastos (Cooperação e Relações Institucionais da ATB), destacou a necessidade de que a parceria seja frutífera para todas as instituições envolvidas. “Quando só uma das partes se beneficia, não é parceria, é um negócio, cada um vai tentar o melhor para si. Vamos construir aqui uma parceria, assente em intercâmbios, porque nós também queremos levar boas práticas do Brasil para Portugal”.

Para Valter Santana, reitor da UFS, Sergipe é o lugar ideal para iniciativas como as que a Tempos Brilhantes oferece. “Sergipe é um ótimo estado para a realização de casos que possam ser ampliados em escala para o Brasil”, observa o reitor.

Tempos Brilhantes implementa o sistema MAPIE no Colégio de Aplicação da UFS em Sergipe no Brasil

A Tempos Brilhantes e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), tiveram nesta primeira semana de junho a sua primeira reunião de trabalho para a execução da parceria acordada no mês de abril deste ano.
Neste encontro, foram alinhados todos os acordos para a aplicação do sistema MAPIE – Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar da ATB no Colégio de Aplicação (Codap), na forma de projeto piloto.

Este sistema, segundo o diretor do Codap, Carlos Alberto Barreto “irá trazer a possibilidade de mapear com mais qualidade os riscos que os nossos alunos têm de reprovação, de desistência, e não só mapear, mas ao mesmo tempo evidenciar de uma maneira formal certas questões sociais e económicas. Esta plataforma vai auxiliar-nos para que possamos desenvolver um trabalho ainda melhor no Colégio de Aplicação”.

“É algo que vai ser um complemento ao trabalho de mapeamento que já realizamos. Atualmente já fazemos um mapeamento linguístico, matemático, mas com este projeto piloto a questão da acessibilidade, da permanência, dos riscos, vai ficar muito mais visível, com números e dados. Com isso poderemos pensar em como fazer as intervenções e como elas serão de fato eficazes, contribuindo para os projetos que já existem no Colégio de Aplicação”, completou Éccia Alécia Barreto, vice-diretora.

Para o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, o Codap ganhará com a parceria, mas também fornecerá parâmetros de qualidade para o trabalho da associação. “O Colégio de Aplicação é de fato uma referência, não apenas por ser uma escola que privilegia a formação do próprio docente, mas também porque o aluno é um aluno diferenciado. A implantação do sistema vai permitir que a escola seja referência para que outras unidades educacionais possam também implantar o sistema e ter a capacidade de usar o sistema em benefício do aluno”, afirma.

Jorge Bastos (Cooperação e Relações Institucionais da ATB), destacou que esta parceria é um misto de orgulho e responsabilidade, e que poderá contribuir para o Codap e para a comunidade. “Para nós, podermos iniciar o projeto com o Colégio de Aplicação é um enorme orgulho, porque de fato é uma instituição altamente respeitada no estado de Sergipe, e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade por isso mesmo”, diz Jorge.

“Portanto, nós queremos, sinceramente, que seja um grande projeto e que seja o primeiro de muitos outros que nós possamos vir a desenvolver no futuro, para juntos encontrarmos soluções para ajudar a educação e, sobretudo, ajudar aos resultados dos alunos, o que vai ter um impacto nas suas famílias e nas suas comunidades”, concluiu.

Fonte: atbrilhantes.pt para saber mais: aqui
 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado