Morre um líder, nasce uma lenda | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Morre um líder, nasce uma lenda
Dr. João Alves Filho, o político empreendedor
Blogs e Colunas | Diego da Costa 30/11/2020 14h30 - Atualizado em 30/11/2020 14h46

Dr. João Alves Filho morreu no último dia 24 de novembro, à noite. Curiosamente, a grande maioria da sociedade de Sergipe recebeu a notícia no dia seguinte, 25. Este que foi o seu número em muitas eleições, desde o antigo Partido da Frente Liberal (PFL) e, agora, o Democratas (DEM).

O povo de Sergipe conhece demais a história e o legado do Dr. João Alves, o Negão, o João Chapéu de Couro, o João da Água, o João do Povo. Dr. João deixa um grande legado na infraestrutura, na saúde e, principalmente, no turismo da região Nordeste. 

Falando em turismo, quero registrar que foi a sua construtora, a Habitacional, que no início de 2002 concluiu a obra do Hotel da Costa, o hotel que foi um sonho de infância do meu pai, Itamar. 

Então, o que escrever sobre o Dr. João Alves Filho? Político, empreendedor, pai, irmão do povo. João Alves Filho que construiu a Orla de Atalaia, a ponte Aracaju-Barra, a Orla da Praia Formosa e tantas outras obras, incontáveis. Agora, o que aprender com os ensinamentos deixados pelo Dr. João? Aprender que é preciso planejamento, só que é indispensável a execução. João governador, prefeito e ministro, era famoso pelas coordenações de suas reuniões com foco nos resultados. Reunia seu secretariado constantemente, na Prefeitura de Aracaju. Em seu último mandato como prefeito, participei de uma ótima reunião sobre turismo e a revitalização de Aracaju para entrar no cenário nacional. 

Um político experiente que gostava dos jovens e tinha práticas inovadoras na gestão. Tive a alegria de conviver algumas vezes com João e escutar suas histórias, seja nos gabinetes, seja nos aeroportos nos quais o encontrei. A pauta sempre foi o acontecimento em algum outro país, o turismo pelo Prodetur, um programa que ele sempre foi apaixonado e até hoje tem resultados nos estados do Nordeste. 

Sempre foi um defensor do rio São Francisco e do Meio Ambiente. Uma pessoa visionária. Sergipe, com seus 75 municípios, perde um homem apaixonado pelas causas do seu povo. A população humilde e com dificuldades vai sentir muita saudade. Será? As pessoas carentes sentirão muita falta do Negão. Era assim que ele mesmo gostava de ser chamado, que falta fará. Será mesmo? 

Aqui quero registrar, mais uma vez, a atuação política do Negão, que na condição de executivo municipal, estadual e federal, mostrou-se um verdadeiro líder. Aqui realizo uma reflexão: Será que temos e teremos líderes na política? Aqui você pode responder: Claro que sim! 

Na minha visão, falta liderança no serviço público, nas organizações. Faltam pessoas como o Dr. João Alves, com vontade de trabalhar, vontade de resolver, sabendo dosar as dificuldades, observando o melhor caminho para a ação. 

Então, estamos carentes? Órfãos? Nem tanto! Pois o legado deixado nos inspira, nos faz seguir em frente, de cabeça erguida. Espero que apareçam gestores comprometidos com o trabalho. Eu acredito! 

Bom, vou terminando este texto, deixando meu abraço e meus sentimentos aos familiares e amigos mais próximos. Entre eles, João Alves Neto, que sempre me recebeu com alegria e atenção. Em seu nome deixo minhas homenagens ao homem, agora, a lenda João Alves Filho, o Negão. Descanse em paz!


 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado