Não ao PL 1263/2020! | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Não ao PL 1263/2020!
Projeto enfraquece a proteção da sociedade em meio à pandemia
Blogs e Colunas | Diego da Costa 26/05/2020 17h39 - Atualizado em 27/05/2020 12h06

Após uma intensa atuação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) e dos demais conselhos profissionais, o Projeto de Lei 1.263/2020, de autoria do deputado federal Júnior Mano, foi retirado da pauta. Em reunião, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, após ouvir as reivindicações de vários líderes, entendeu que a proposta inviabiliza a atuação dos conselhos profissionais  durante a pandemia e, por isso, decidiu por não levar o Projeto adiante.

Sensíveis à nova realidade que a Covid-19 trouxe para o Brasil e o mundo, o CFA decidiu prorrogar o prazo para o pagamento das suas anuidades 2020. Além disso, o Sistema adotou outras medidas a fim de acolher os profissionais de administração durante a pandemia.

O PL colocava em risco a proteção da sociedade, já tão prejudicada por causa da crise causada pelo novo coronavírus. Ao enfraquecer a atuação dos conselhos profissionais, seria impossível manter as atividades fiscalizatórias e proteger a sociedade dos maus profissionais.

Mas, felizmente, a pauta não foi adiante e, agora, o Sistema CFA/CRAs pode dar continuidade ao seu trabalho a fim de promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Na sequência, a opinião do administrador Mauro Kreuz, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) sobre o Projeto de Lei: 

O Brasil e o mundo lutam contra o tempo para combater um inimigo invisível, porém letal e contagioso. Além de ceifar vidas, o coronavírus trouxe muitos prejuízos econômicos sem precedentes na história. Contudo, se não bastasse a guerra para eliminar a Covid-19, os conselhos das profissões regulamentadas do nosso país precisam enfrentar ameaças gravíssimas que colocam em risco toda a sociedade.

Em plena pandemia, os conselhos profissionais sofreram um novo ataque: o Projeto de Lei n.º 1.263/2020, de autoria do deputado federal Júnior Mano (PL-CE). A proposta do parlamentar é acabar com a anuidade neste ano e, em 2021, reduzir o pagamento da contribuição em 50%.

De acordo com a justificativa do deputado, a medida visa beneficiar os profissionais que foram prejudicados economicamente com a pandemia. Ora, mas tão logo o Brasil entrou em quarentena, todos os conselhos profissionais, sensíveis à situação que a Covid-19 trouxe para o Brasil e o mundo, adotaram medidas que visam acolher aqueles que estão em dificuldade nesse momento delicado da história mundial.

O CFA, assim como os demais conselhos, prorrogou o prazo para o pagamento das suas anuidades 2020 adequando-as às realidades pandêmicas. Além disso, o CFA criou uma campanha que visa oferecer consultoria gratuita para micro e pequenos negócios. Essa rede solidária já conta com mais de 350 administradores registrados engajados para ajudar empreendedores que estão em dificuldade por conta da crise causada pelo coronavírus.

Por mais que o parlamentar tenha criado o PL com boas intenções, a proposta é um insulto aos conselhos profissionais. Ao defender o fim da anuidade 2020, o deputado prejudica diretamente o trabalho dessas autarquias. Afinal, sem recursos para realizar a fiscalização, quem vai proteger a sociedade dos maus profissionais?

Os conselhos profissionais precisam da anuidade para garantir, por exemplo, que um profissional da saúde – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros – esteja habilitado para realizar determinado trabalho. Imagine, em plena pandemia, profissionais sem qualificação atuando e colocando em risco a vida de milhões de pessoas! Pensem, ainda, nas obras sem responsável técnico habilitado ou nas milhões de empresas que possam vir à falência pela ingerência de um profissional sem o registro. Casos não faltam!

Para se ter ideia, o Brasil tem 31 conselhos profissionais, todos criados por Lei para proteger a sociedade dos maus profissionais. Imagine, então, o tamanho do perigo que o PL do deputado Júnior Mano traz para o país.

É por isso que, como coordenador do “Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas” e presidente do CFA, venho manifestar total repúdio a este projeto. Ratifico, ainda, o nosso compromisso com os profissionais que estão sofrendo com a crise. Entre as medidas de enfrentamento ao coronavírus estão ações que visam acolher a todos nesse momento de dificuldade.

O PL entrará na pauta de líderes na próxima terça-feira, 26. Estamos mobilizando lideranças de bancada e parlamentares para evitar que essa tragédia tenha concretude parlamentar. Os conselhos profissionais não podem parar.

É tempo de empatia! Estamos todos no mesmo barco, em uma tempestade sem data para acabar e com um futuro cheio de incertezas a nossa espera. E, nunca é demais lembrar: essa é uma crise global e, para sobrevivermos a ela, ninguém pode soltar a mão de ninguém.

 

Adm. Mauro Kreuz

Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA)

Coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão)

via cfa.org.br

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado