O CNPJ é um conjunto de CPFs. Você sabia?
7 passos para convocar, conhecer e reter CPFs na sua empresa Blogs e Colunas | Diego da Costa 19/10/2021 15h40 - Atualizado em 19/10/2021 15h44Seria simples e complexo ao mesmo tempo? Sim. As empresas, organizações, os negócios são formados por pessoas. Pessoas com uma diversidade cultural, aprendizados e formações completamente diferentes. Então, como trabalhar com pessoas tão diferentes e buscar a retenção destes possíveis talentos?
Na ciência da administração, e na gestão que é a administração em ação, existe o processo de RECRUTAMENTO, que é o caminho para selecionar e reter os melhores profissionais e conquistar uma equipe motivada e vencedora. Escrever sobre esse tema é sempre um desafio e nas próximas semanas vou comentar neste espaço o propósito de promover a importância das pessoas dentro dos espaços organizacionais.
Atualmente, o conhecimento e a gestão de pessoas estão se tornando peças indispensáveis nas empresas, e a habilidade de encontrar, atrair e reter talentos tornou-se essencial, algo que todos devem desenvolver. Um antigo provérbio chinês diz que “É fácil encontrar um exército de mil homens, mas é difícil encontrar um general.” Da mesma forma, se você deseja tornar-se um líder de sucesso, deve-se aperfeiçoar nas técnicas de gerenciamento de talentos, incluindo recrutamento e seleção. As habilidades de recrutamento só podem ser adquiridas na prática, durante este e os próximos textos podem servir como um guia para garantir um possível sucesso em algum processo de seleção futuro.
Ao longo das próximas semanas iremos conversar aqui sobre o processo de seleção, mostrando a você como obter êxito, algumas “armadilhas” que devem ser evitadas e onde dedicar atenção e foco. Os sete passos são:
1. Como definir com exatidão as necessidades do cargo oferecido, mostrando como desenvolver as descrições do cargo a fim de evidenciar as responsabilidades e características que o candidato deve possuir para preencher os pré-requisitos;
2. Prospectar candidatos, tanto internos como externos, por diversos canais, incluindo agências de recrutamento, sites de empregos, referências e redes sociais;
3. Como atrair candidatos com um branding forte no mercado;
4. Conduzir entrevistas eficientes para descobrir quem será um excelente colaborador, e ainda utilizá-las como oportunidade para vender a empresa e as vagas disponíveis aos candidatos;
5. Escolher um candidato ideal por meio de ferramentas de avaliação, dando feedback positivo, checando antecedentes, classificando candidatos e comunicando-se adequadamente com todos;
6. Como assegurar que o candidato escolhido aceite o cargo, fazendo-o “cruzar a linha”, e entender como transmitir ao candidato uma oferta de trabalho; e
7. Garantir que o candidato escolhido se torne um ótimo colaborador, consiga passar pelo período de experiência e tenha as expectativas correspondidas, de forma que você possa considerar a seleção um sucesso.
Juntos para transformar a gestão das organizações. Obrigado e seguimos...
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Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
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