O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação
Escolha as suas ferramentas, sua plataforma de trabalho, conecte-se com pessoas e parceiros
Blogs e Colunas | Diego da Costa 04/07/2022 12h20 - Atualizado em 04/07/2022 12h25

Muitas pessoas comentam sempre que “somente o exemplo é que faz uma comunidade melhor, o exemplo arrasta”. Será? O exemplo na liderança é muito importante para potencializar nos liderados um caminho orientado. Naturalmente é necessário pensar, falar, saber e agir. O exemplo é a ação. O que os líderes estão fazendo para mudar a realidade das organizações através do exemplo, através da ação? A análise deve ser neste caminho: usar os nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) para entender quem somos e aonde queremos chegar. Aparentemente é meio filosófico e utópico, só que não é. É a pura natureza humana.

O primeiro passo é buscar um autoconhecimento e refletir sobre seu verdadeiro papel na sociedade. Você sabia que assume papéis todos os dias na sua vida? Papel de pai, mãe, marido, esposa, empreendedor, empresário… A sugestão inicial é: realize um mapa de todos os papéis que você tem, escreva e faça uma reflexão sobre esses caminhos que você assume todos os dias.

Na sequência escreva a sua visão, onde você deseja chegar daqui a 5, 10, 15 e até mesmo 20 anos. Esse exercício é muito bom. Escreva essa visão e coloque energia verdadeira neste propósito. Este é o seu exemplo que vai arrastar as pessoas que estão ao seu lado. Agora, escolha as suas ferramentas, sua plataforma de trabalho, conecte-se com pessoas e parceiros, coloque seus projetos no seu portfólio (“carteira” de projetos) e comece a ação. O exemplo, realmente vai arrastar uma boa quantidade de pessoas e até de seguidores.

A vida é um projeto, a sua e a minha, o dia do início deste projeto foi no dia do seu, do meu nascimento. Quando será o fim? Quando chegar a morte! Nossa Diego, que tema chato! É muito chato escrever sobre morte, só que é necessário, pois todos nós chegaremos neste final do projeto. Então, o que acontece neste “projeto de vida”? Acontece um planejamento, um monitoramento e controle. Como é que faz isso? Escreve tudo. Faz um trabalho com foco em saber onde você deseja chegar, seja motivado, nas diversas áreas da vida (carreira, relacionamentos, conexão com Deus, saúde e energia). Comece construindo um verdadeiro portfólio com base em uma plataforma gigante com todos os seus projetos. Entendeu?

Lembre-se de que é necessário realizar uma análise (ambiente), passar pelo processo de decisão (missão, valores, princípios e a lista de prioridades), para chegar na ação. A necessidade de colocar tudo dentro da sua plataforma fará a diferença entre sucesso e fracasso dos seus projetos.

O melhor é que a mudança, a inovação, a transformação estarão na sua vida para potencializar todos os projetos. Seja um pequeno, simples projeto a um grande e complexo. Você pode iniciar um trabalho com esse foco. O exemplo arrasta? Sim! Só que a ação arrasta mais. Faz assim, vai lá e faz!

Poderia escrever até um livro sobre este tema, mas não é o meu desejo no momento. O desejo é que você consiga colocar todos os seus projetos em ação e que consiga atingir as metas que colocou no papel. Sejam projetos pessoais ou profissionais, não importa, o importante é colocar em prática o aprendizado constante, e apresentar soluções para uma sociedade que busca a prosperidade e a abundância.

 

(*) Diego da Costa é profissional de administração, pós-graduado em marketing, MBA em gerenciamento de projetos, atualmente está diretor do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), diretor do Conselho Federal de Administração (CFA), além de ser um consultor no Brasil da Associação Tempos Brilhantes (ATB), sediada em Portugal.

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado