O que é preciso para melhorar a GESTÃO nas organizações?
A gestão de projetos pode ser o caminho para solucionar alguns problemas. Blogs e Colunas | Diego da Costa 03/02/2020 11h43 - Atualizado em 03/02/2020 12h26A experiência profissional como empreendedor, empresário e agente público traz uma certeza: é preciso cuidar de perto da GESTÃO. Afinal, qual é o significado da palavra GESTÃO? No dicionário está escrito: é um substantivo feminino que tem como sinônimo Administração. Significa a ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares. Gerência; função ou exercício da pessoa responsável pela administração. O período de tempo em que um político exerce o seu mandato: “o governo atual culpa a gestão anterior.” Gestão Social. Período administrativo, numa sociedade, em que uma pessoa é responsável pelo gerenciamento por atribuição dos outros sócios. Gestão de Negócios. Administração informal, sem representação legal, do negócio de outra pessoa. Afinal, é o trabalho de planejar, organizar, comandar (liderar), coordenar e controlar. No mundo dos projetos, com um ciclo de vida do produto, serviço e trabalho bem claro podemos destacar as fases “Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e o Encerramento”. São estas cinco fases que movem o mundo dos projetos e - por que não? - o mundo da Gestão.
Nesse sentido o famoso ciclo PDCA ajuda demais o gestor na tomada de decisão. Infelizmente no nosso BRASIL não temos a CULTURA do P, que em inglês é PLAN, e em português é PLANEJAMENTO. Temos uma verdadeira aversão ao processo P, não usamos de forma eficaz e com um bom tempo o Planejamento. A nossa CULTURA é bem forte no D, no inglês o DO, e no nosso idioma o FAZER, a EXECUÇÃO. Por que será que muitos projetos dão errado? Seria por gastar a grande parte do tempo na EXECUÇÃO? Fazendo, fazendo, fazendo e executando novamente. Você tem aquela sensação de que faz muito e não tem resultado? Sim? Bingo! O problema solucionado. Dica simples: use 75% do seu tempo no PLANEJAMENTO no P, no PLAN do PDCA. No planejamento você vai identificar o problema, observar, analisar, construir a sua lista de prioridades, definir o modelo do seu plano de ação. Só isso! Quando tudo isto estiver bem “desenhado”, a execução já pode iniciar. Na seqüência o C, CHECK em inglês, CHECAR aqui no Brasil, é o ato de verificar, revisar o andamento do projeto. No último, o A de ACT em inglês, aqui seria o AGIR, no processo a obra de padronizar, ver efetivamente os pontos fortes e fracos do projeto. Destaque para o C e o A que no gerenciamento de projetos devem ficar dentro da fase de monitoramento e controle. Afinal, o que fazer depois? Girar o PDCA novamente! Só isso, simples assim.
A GESTÃO é indispensável para firmar toda realização das ações. Fazer com que o que foi iniciado passe pelo planejamento, fique estável na execução e aprenda, no aprendizado constante, com o monitoramento e controle, possa ser encerrado com eficiência, eficácia e efetividade. O que precisamos é de bons projetos!
Diego da Costa é administrador (CRA-SE 2035-01), pós-graduado em Marketing pela Universidade Tiradentes (Unit), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Diretor Técnico do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) e Diretor do Conselho Federal de Administração (CFA).
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com
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