Os segredos da gestão de um time | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Os segredos da gestão de um time
Você deseja conhecer o cinco segredos da gestão de um time?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 21/02/2020 11h02 - Atualizado em 21/02/2020 11h05

Falar sobre gestão de um time é o mesmo que falar sobre gestão de pessoas. Gerenciar pessoas é exercitar a liderança e hoje se fala muito em liderança servidora, democrática para gerar um espírito de equipe e um ambiente de colaboração. Só que a realidade é outra, as empresas e organizações contam com chefes dando ordens, profissionais individualistas e muito competitivos. Como formar um time nesse ambiente?

Desde 2002, há mais de 18 anos, atuo profissionalmente com pessoas, como empresário, empreendedor, consultor e gestor público. A reflexão é: Como ter melhores resultados no trabalho? A partir deste questionamento, descobri cinco segredos da gestão de um time. São eles:

1. A transformação de um setor, um departamento ou um grupo de pessoas não acontece apenas com palestras motivacionais,cursos de finais de semana, discursos emocionados e impactantes, convenções emotivas com premiações. São importantes? Claro! Só que não resolvem por completo. A mudança real, da cultura de cada pessoa e da organização, ocorre direto,no dia a dia, na operação da organização e,importante destacar, com métodos que promovam a mudança nos relacionamentos entre as pessoas, no planejamento, na decisão e na definição das metas e na gestão de expectativas entre cliente e fornecedor;

2. O líder, ochefe - seja gestor, dono da organização/empresa - precisa exercer a liderança na essência, mudar a sua postura, saindo o chefe controlador e entrando o líder cliente. Nascendo o dono do produto, na metodologia ágil de gestão de projetos conhecida como scrum, nasce o productowner, a pessoa que tem a visão do negócio, que sabe o que a equipe produzirá, executará e realizará. O líder deve fazer a gestão de stakeholders (partes interessadas) com foco nos seus clientes, entender todas as necessidades, fazer acordos, negociar e gerenciar expectativas.

3. A liderança servidora, que nada mais é que um líder facilitador, a pessoa que promova o trabalho e as relações entre fornecedor e cliente, que garanta a implementação do método e o cumprimento de cada evento (cerimônia), removendo todos os impedimentos que impossibilitema produtividade do time! No scrum é mundialmente conhecido como o scrummaster. Além disso, essa pessoa treinará a equipe naestrutura do scrum e ajudará todos os integrantes.Ela não controla, mas serve o time para que ele obtenha o que precisacom o objetivo de cumprir 100% do acordo.

4. A seleção da equipe. Quem serão as pessoas que realizarão o trabalho? Enquanto isso, o time precisa sair do modo “pessoas individualistas, desmotivadas, com sono e fome” para“time fornecedor”. Esse time precisa de habilidades necessárias para pegar a visão do productowner, do líder, o representante do cliente, entendendotodas as expectativas, sabendo negociar, trabalhar com os outros membros da equipe para que cumpram a meta coletiva, e não a meta individual. Neste segredo aparece a identificação para, se for o caso, mudar ou excluir os membros improdutivos,além da gestãocompleta de todo trabalho.

5. Porúltimo, talvez, o importante segredo é realizar cada uma das cerimônias na metodologia. Evento de planejamento, reuniões diárias, revisão e retrospectiva do trabalho. A gestão operacional de projetos acontece em cada uma destas cerimônias. Lembre sempre de, nos sprints, períodos para que o scrum possa funcionar, que cuidar do tempo de cada delesé indispensável para o sucesso da metodologia.

Já passei algumas horas em uma reunião praticando tudo isso: sensibilizando e formando o gestor para ser o representante do cliente, sensibilizando e formando o time pra ser fornecedor (a relação chefe e funcionário mudou) e, realizando um verdadeiro processo de coachingpara que todos entendam osalcances de suas responsabilidades,competências e posturas para gerar o sentimento de produtividade, felicidade e, na sequência, os resultados do trabalho, o sucesso profissional.Transformar uma cultura e a capacidade de reaprender com os profissionais leva tempo, não é nada fácil, um novo significado ao trabalho é o motivo de toda e qualquer mudança.

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Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

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