Rugby Organizacional
Blogs e Colunas | Diego da Costa 17/04/2019 09:57 - Atualizado em 17/04/2019 11:57

O Scrum tem ganhado cada vez mais espaço e promete ser um método ágil para otimizar a gestão

Uma ferramenta que tem sido considerada inovadora no mundo empresarial, capaz de melhorar o trabalho em equipe e torná-lo mais eficiente e assertivo, o Scrum, também conhecido como método ágil, vem quebrando paradigmas.

A palavra Scrum não é uma sigla ou abreviação e não possui tradução para o português. Trata-se de uma analogia ao jogo de Rugby, esporte originário da Inglaterra e muito similar ao futebol. Em uma comparação, pode-se dizer que seria um treino para o grande jogo, um estímulo para aprender com as experiências e seguir o caminho sempre em busca de melhoria contínua.

Se não é possível parar ou desacelerar as mudanças impressas pela tecnologia e pela globalização no mundo e, consequentemente, no mercado de trabalho, é preciso driblá-las com um método ágil para melhorar a produtividade. Não basta apenas contar com planejamento estratégico, missão, visão, princípios ou valores. Esses pilares são essenciais em toda organização, mas a capacidade de adaptação, agilidade, planejamento voltado para convergências e novas estratégias de gestão é que darão um diferencial à empresa.

Apesar de existirem diversos tipos de metodologias consideradas ágeis para o gerenciamento de projetos, diante do cenário exposto anteriormente, o Scrum se destaca.  Desenvolvido por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, comparativamente com os demais métodos, possui maior foco na gestão, utilizando processos explícitos de monitoramento e um mecanismo de feedback constante.

Ciclo nosso de cada dia

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos que, geralmente, são mensais. Cada um deles é chamado de Sprints. Para definir as atividades a serem executadas, há uma reunião de planejamento, a Sprint Planning Meeting, da qual sai a Product Backlog que é uma lista com todos os pontos selecionados.

Esse encontro de planejamento é dirigido pelo Product Owner, que prioriza os itens do Product Backlog, mas é a equipe quem bate o martelo e seleciona as ações que será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas previstas saem do Product Backlog e vão para o Sprint Backlog.

 A cada dia, são realizadas reuniões diárias de até 30 minutos, as Daily Scrum, com o objetivo de que todos os envolvidos saibam o que foi feito no dia anterior, identifiquem possíveis impedimentos e deem prioridade ao trabalho do dia que se inicia.

Os atores envolvidos na metodologia são bem definidos. Ao todo, são três papéis principais desempenhados por diferentes membros da equipe.

  • Product Owner: representa os interesses de todos no projeto;
  • Time: desenvolve as funcionalidades do produto;
  • ScrumMaster: garante que todos sigam as regras e práticas do Scrum, além de ser o responsável por remover os impedimentos do projeto.

Esse modelo foi projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade. As equipes Scrum são compostas por profissionais que escolhem a melhor maneira de executar o trabalho para atingir as metas propostas. Além disso, cada membro é capaz de completar a tarefa sem depender de terceiros que não integram a equipe.

O próximo passo, ao final de um Sprint, é o balanço. O grupo apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting e, depois das considerações finais, parte para o planejamento do próximo ciclo.

Pilares

O Scrum se alicerça em três bases: transparência, inspeção e adaptação. Apesar de ter sido destinado para gerenciamento de projetos de software, ele pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos e programas. É indicado para todas as fases do processo: desde a iniciação, passando pelo planejamento, durante toda a execução e também no monitoramento. É um conjunto de valores, princípios e práticas que fornecem o sustento para que uma organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão a fim de otimizar a gestão, particularizando a realidade da sua empresa.

Por Elisa Ventura

Assessoria de Comunicação CFA

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Diego da Costa
15/05/2019 15:55 Workshop Empreendedor Digital acontece no dia 25 de maio, no SergipeTec
13/04/2019 07:39 Inova + Sergipe realiza Planejamento
01/04/2019 11:36 Estácio no SergipeTec
28/03/2019 10:22 Rotary transformando vidas
08/02/2019 12:00 Coaching é muito mais que um processo
Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, Especialista em Marketing, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, Conselheiro Federal de Administração representando Sergipe, Associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Consultor e Mentor.

E-mail: diego.costa@crase.org.br


O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
CotidianoRoberta Miranda realiza show em Aracaju
CotidianoAlan Lemos assume Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju