ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DE SERGIPE - AEASE | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DE SERGIPE - AEASE
AEASE - 69 DE LUTA EM DEFESA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO, DA AGRICULTURA E DA SOCIEDADE SERGIPANA
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 12/07/2019 16h22

Em homenagem aos 69 anos de criação da AEASE publico o texto abaixo de autoria de seu presidente o Engenheiro Agrônomo Fernando Andrade.

 

A Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe - AEASE, foi fundada em 05 de julho de 1950 e  iniciou suas atividades com o nome de Associação Sergipana de Agronomia - ASA. Foi concebida com o propósito de representar os engenheiros agrônomos, contribuindo para o fortalecimento e valorização profissional da categoria agronômica, resgatando e defendendo seus direitos e prerrogativas, promovendo ações visando elevar o nível técnico e cultural do profissional, extensivo a proposição de ações de política agrícola e agrária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura do estado de Sergipe.

 

A sua fundação ocorreu há 69 anos, em memorável reunião histórica realizada no dia 05/07/1950, na Granja Pedro II, em Aracaju/SE por sugestão de um grupo de Engenheiros Agrônomos, previamente convidados para discutir problemas de interesse da classe. Estiverem presentes e, portanto, constituem-se como sócios fundadores os Engenheiros Agrônomos: José Pereira de Miranda Junior, Tenysson Araújo Aragão, Manuel Tavares Chaves, Urbano de Oliveira Neto, Adolfo Dimenstein, Helber Ribeiro, Humberto Mandarino, José Belém de Carvalho, José da Glória Garcez, Moacyr Wanderley, Moacyr Sobral Barreto, João Alfredo Fernandes de Melo, João Fernandes de Souza, Euler Coelho, Alberto de Oliveira Freire, César Pinheiro Mandarino, Emmanuel Franco, Otávio Acioli Sobral, Aristóteles Almeida do Espírito Santo, Alberto Campos Silva, Archibaldo Silveira, com a reunião tendo sido presidida pelo Engenheiro Agrônomo José Pereira de Miranda Junior e secretariada por Tenysson Araújo Aragão, a qual culminou com a fundação da ASA (Associação Sergipana de Agronomia).

 

A AEASE é uma entidade jurídica de direito privado, na forma das disposições do Art. 53 do Capítulo II - DAS ASSOCIAÇÕES, Lei n. 10.406 de 10/01/02 do Código Civil Brasileiro, sem fins lucrativos, de interesse público, rege-se através de seu Estatuto. É filiada à Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil - CONFAEAB, reconhecida como de Utilidade Pública Estadual, conforme a Lei n. 6.062 de 04/12/2006.

 

Ao longo dos seus 69 anos de luta em defesa do profissional engenheiro agrônomo e da atividade agropecuária, a AEASE notabilizou-se pela sua forte e atuante atuação junto as instituições públicas e privadas em defesa dos interesses da sociedade, quer assumindo posição firme de vanguarda trazendo a discussão as grandes questões e/ou temas de interesse da agricultura brasileira e sergipana e mais recentemente àqueles que permeiam a transformações do modelo de produção, participando e contribuindo nas discussões e formulação de políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento da atividade agropecuária no estado de Sergipe.

 

Neste contexto, destaque-se algumas ações e atividades que marcaram a história da AEASE,   lutas memoráveis que ajudaram a construir e a justificar a sua existência, como: a aquisição de sua sede própria, a luta pelo ensino da engenharia agronômica em Sergipe, pelo reconhecimento e valorização da categoria, pela defesa do salário mais justo, do pagamento do salário mínimo profissional, em defesa da pesquisa e extensão no campo, pelo fortalecimento das principais culturas agrícolas, o desenvolvimento da atividade pecuária, o apoio concedido a produção de alimentos orgânicos contribuindo para a oferta de alimentos saudáveis, e a maior sustentabilidade da agricultura, pela qualidade e maior preservação dos recursos hídricos, na defesa da reforma agrária e demais questões fundiárias, entre outras.

 

Por fim, é mister enfatizar que todos estes esforços e contribuições, foram desprendidos com foco no aprimoramento das ações de políticas agropecuárias, contribuindo não somente para maior efetividade das ações de governo, como também em sintonia com as novas necessidades e demandas do setor agropecuário, em constante mutação, ações que convergem para o incremento da economia agrícola estadual, na melhoria do padrão socioeconômico dos produtores e o consequente aprimoramento dos serviços prestados à sociedade sergipana.  

 

Engenheiro Agrônomo Fernando Andrade

Presidente AEASE

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado