Histórias do Agro Sergipano (Capítulo VII) | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Histórias do Agro Sergipano (Capítulo VII)
Indubrasil, uma raça brasileira com forte identidade sergipana
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 21/02/2022 07h00 - Atualizado em 21/02/2022 08h12

Recentemente, visitando a fazenda de um amigo, senti o cheiro característico de um boi de raça criado na cocheira. Automaticamente foi ligada em meu cérebro a memória olfativa de um odor familiar que muito senti na minha infância nas visitas a Lagarto, seja na Exposição agropecuária ou na fazenda Santa Maria, de propriedade de meu avô materno, Martinho Almeida (in memoriam), um notável criador da raça Indubrasil.

É por causa dessa memória olfativa que decidi incluir a raça Indubrasil como um personagem do Agro Sergipano. Afinal, é possível que muitos não saibam da importância dessa raça na pecuária sergipana.

O Indubrasil é uma raça genuinamente brasileira, formada do cruzamento entre o Gir, Guzerá e Nelore, tendo a docilidade, rusticidade, longevidade, boa conformação frigorífica, boa conversão alimentar e rendimento de carcaça como suas principais características.

Nas primeiras décadas dos anos 1900, essa raça teve outros nomes: Induberaba, Induaraxá, Indubahia e Indubelém, sendo este último responsável por iniciar a relação de forte identidade com Sergipe. O nome é oriundo da fazenda Belém, localizada em Itaporanga D´Ajuda, pertencente a Felisberto Freire, considerado um dos pioneiros na criação dessa raça.

Daí então, com a crescente aceitação da raça na pecuária nacional, outros tantos criadores sergipanos passaram a se dedicar a seleção do Indubrasil, dentre eles, Martinho Almeida (Faz. Santa Maria) que com o touro Natal alcançou o prêmio de campeão nacional na Expozebu/1970 – Uberaba/MG, o primeiro boi sergipano a conseguir esse título e ainda hoje considerado um ícone da raça.

 

Depois, outros criadores sergipanos também tiveram animais campeões nacionais: Oviêdo Teixeira (Faz. Salgado), Paulo Gonçalves (Faz. Ladeirinhas), Murilo Dantas (Faz. Canafístula), Djenal Queiroz Neto (Faz. São Francisco), Antônio de Almeida (Faz. Lajinha), José Mariano (Faz. Capitão), João Pinto (Faz. Nelson Pinto), Horácio Góes e Roberto Góes (Faz. São José).

Esse irrefutável sucesso dos criadores transformou nosso estado em uma referência genética da raça no Brasil, como também em outros dezesseis países, a exemplo do México, Tailândia e Colômbia. Não por menos que a Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI) é competentemente presidida pelo sergipano Roberto Góes, de Riachão do Dantas.

Atualmente, Acrísio Cruz, Francisco Alves, Cláudio Rezende, Aldemir Mendonça, João Pinto, Roberto Góes, Luiz Durval Queiroz e Djenal Queiroz Neto continuam preservando e aprimorando o legado do Indubrasil em terras sergipanas, e é por consequência disso que está em andamento o programa de conservação e difusão genética da raça, fruto da parceria entre MAPA, UFS e Criadores.

Por fim, é imperativo afirmar que o reconhecimento da credibiidade dos criadores e da qualidadade do que se cria em Sergipe, independentemente da raça, se iniciou bravamente com o Indubrasil sergipano.

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado