Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIII) | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIII)
FertVet, um paradigma na condução da reprodução bovina.
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 11/10/2022 07h00 - Atualizado em 11/10/2022 10h31

Um dos pilares do sucesso da pecuária brasileira é o melhoramento genético do rebanho, fruto do uso das mais simples técnicas de manejo reprodutivo às mais modernas.

Nesse contexto, que a personagem do “Histórias do Agro Sergipano” de hoje é a empresa FertVet – Consultoria Veterinária, especialista em reprodução bovina e que tem revolucionado a gestão da pecuária sergipana. 

A FertVet foi fundada em 2014 pelo Médico Veterinário Felipe Costa Almeida, com o objetivo de prestar consultoria nas áreas de gestão de fazendas e reprodução bovina. Já em 2020, após ser o primeiro estagiário da empresa e parceiro nas atividades de campo, o Médico Veterinário Fábio Franco Almeida junta-se a sociedade da FertVet.

Dr. Felipe é egresso da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde concluiu também o mestrado em Sanidade e Reprodução de Ruminantes. Já Dr. Fábio é formado pela Faculdade Pio X e é especialista em Clínica Médica de grandes animais pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) de Mossoró/RN. 

 

Geneticamente, as primeiras credenciais de um indivíduo são apresentadas por sua árvore genealógica. Assim, parafraseando o jargão existente entre os criadores de raças, podemos afirmar que os sócios da FertVet possuem um excelente “papel/documento”. Dr. Felipe é filho do Engenheiro Agrônomo e pesquisador aposentado da Embrapa, Dr. Sílvio Aragão Almeida e Dr. Fábio é filho do Médico Veterinário aposentado da Emdagro, Dr. Felisbelo José de Almeida Neto (Dr. Belinho), ambos, ícones da pecuária sergipana. 

O embrião do sucesso da FertVet foi gestado a partir do momento em que Dr. Felipe, com o incentivo de seu pai, e como aprendiz de Dr. Belinho nas práticas veterinárias, começou a realizar vários experimentos relacionados à Inseminação Artificial em tempo Fixo (IATF) nos bovinos e ovinos pertencentes a sua família, aprimorando sobejamente as técnicas apreendidas na graduação e no mestrado.

Nesse toar, por reconhecimento e indicação do Médico Veterinário Walter Garcez de Carvalho, a FertVet iniciou a implementação de IATF nas primeiras fazendas clientes, bem como lhe foi oferecida a representação da CRV Lagoa.

Durante esses poucos anos a FertVet se consolidou como uma das principais empresas no ramo da gestão reprodutiva de bovinos em Sergipe, sendo uma das responsáveis por difundir as técnicas de IATF, transferência de embrião, além de ser pioneira no uso do ultrassom com Doppler (ferramenta importante para encurtar o ciclo pecuário).

O sucesso da empresa dos jovens Médicos Veterinários cruzou as fronteiras sergipanas, atualmente a FertVet presta serviço a mais de 120 (cento e vinte) fazendas nos estados da Bahia, Piauí e Sergipe. Tais atendimentos foram responsáveis por mais de 5 (cinco) mil transferências de embriões realizadas e mais de 100 (cem) mil IATF’s feitos. Só em Sergipe, considerando apenas o ano de 2021, mais de 23 (vinte e três) mil vacas foram inseminadas, perfazendo 52% do mercado de IATF do estado.

O dinamismo de seus sócios reflete-se, também, nas frequentes parcerias com as instituições de ensino, de onde, mais de 100 (cem) estudantes já participaram das atividades realizadas pela empresa. Como consequência, daí saíram os outros 04 (quatro) Médicos Veterinários (Ludmilla Reis, Emanoel Soares, Rafael Garcez e Rui Gabriel) que, atualmente, compõem, juntamente com Felipe e Fábio, a competentíssima equipe técnica da FertVet.

Desta forma, é que a FertVet – Consultoria Veterinária, através do portifólio de serviço ofertado aos pecuaristas (Diagnóstico de gestação, IATF, Ultrassom com Doppler, consultoria e gestão de fazendas, exame andrológico, representação da Alta Genetics, transferência de embrião e clínica médica e cirúrgica de grandes animais), é exaltada como sendo uma admirável personagem dos que fazem, exitosamente, a História do agro sergipano. 

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado