SEALBA Agro Show | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

SEALBA Agro Show
Vitrine tecnológica, balcão de negócios, difusão de tecnologia e políticas públicas para o setor rural.
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 31/01/2022 07h00 - Atualizado em 31/01/2022 18h48

A sigla que empresta o nome ao evento é o nome da região composta por 5 (cinco) milhões de hectares e formada por parte de três estados nordestinos: Sergipe, Alagoas e Bahia. A SEALBA foi identificada e delimitada a partir de análises realizadas pelo Núcleo de Inteligência Territorial da Embrapa Tabuleiros Costeiros e definida como sendo de grande potencial para produção agropecuária.

Importante destacar que as feiras agropecuárias, além de serem importantes termômetros da força econômica do setor rural brasileiro, tem sido também os ambientes preferidos dos produtores rurais para atualização tecnológica, compras de insumos/maquinários e contratação de financiamentos para suas atividades.

Nesse toar que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe - FAESE, realizará de 10 a 12 de fevereiro, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, o SEALBA AGRO SHOW.

O evento será realizado em uma área de 35.000 m² com mais de 100 expositores confirmados, com expectativas de grande público e de negócios realizados na ordem de 50 milhões de reais.

Segundo o presidente da FAESE, Ivan Sobral, “a feira foi criada para reunir soluções de todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser local para lançamento das principais tendências e inovações para o setor rural sergipano.” Além disso, Sobral afirma que “o Sealba Agro Show será o maior evento agrícola da região SEALBA e, a partir desse evento, inseriremos Sergipe no cenário nacional dos grandes eventos agropecuários”.

A grande marca deste evento será o dinamismo das atividades durantes os três dias. Haverá espaço para diversas palestras de interesse do produtor rural, demonstração de diversas e inovadoras tecnologias de produção, rodadas de negócios e a exposição de produtos das principais empresas de insumos, tecnologia e maquinários atuantes no setor rural brasileiro.

Dentro da vivacidade proposta pelo evento será realizado um encontro com as secretarias municipais de agricultura, onde o sistema FAESE/SENAR, juntamente com órgãos públicos, a exemplo da SEAGRI/SE e Superintendência do MAPA em Sergipe, apresentarão ações e políticas públicas voltadas ao setor rural no âmbito municipal.

Ademais, será reservado um momento intitulado de Encontro do Agro Sergipano com os Poderes, onde representantes do executivo, legislativo e judiciário receberão as principais reivindicações do setor rural Sergipano.

Sem sombras de dúvidas o SEALBA Agro Show será uma excelente oportunidade para os produtores rurais sergipanos, independentemente do tamanho, realizarem negócios, se atualizarem com as novidades do mercado e, em especial, ter voz ativa, através da FAESE, nas demandas que promovam as melhorias que suas atividades produtivas necessitam.

É imperativo afirmar que a realização do SEALBA Agro Show é consequência da competente gestão da FAESE, presidida por Ivan Sobral. Não somente por ser atinada na representação dos produtores rurais sergipanos, mas, singularmente, porque tem sido proativa em proposições e ações em prol do desenvolvimento do setor rural em nosso estado. 

Programação Oficial:

Quinta-feira (10/02): Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura / Painel: Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e Agricultura de Baixo Carbono (ABC+) / Palestras dos expositores

Sexta-feira (11/02): Encontro do Agro com os Poderes / Painel: Bioinsumos e Fertilizantes / Palestras dos expositores

Sábado (12/02): Encontro do Agronegócio Sergipano / Leilão Gir leiteiro do Nordeste

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado