Sucessão familiar no rural brasileiro. | Haroldo Araújo Filho | F5 News - Sergipe Atualizado

Sucessão familiar no rural brasileiro.
A difícil hora de trocar a cumeeira sem deixar a casa cair.
Blogs e Colunas | Haroldo Araújo Filho 06/06/2022 07h00

A frase acima é adaptada do ditado popular que diz: “Quando a cumeeira cai a casa cai junto”. Tal adágio, infelizmente, retrata muitos casos de sucessão familiar no rural brasileiro.

A sucessão familiar é, com certeza, um dos maiores desafios dos negócios rurais, independentemente do número de bens deixados na herança e da quantidade de membros da família.

O assunto por si só é por demais complexo, principalmente, porque é consequência direta do falecimento de algum dos seus entes. Não por menos, que o Código Civil Brasileiro de 2002 reservou do artigo 1.784 ao 2.027, ou seja, 243 artigos, para tratar do Direito das Sucessões.

O texto de hoje não tem nenhuma pretensão de esgotar este tema, dado sua complexidade e nuances, mas pretende apenas chamar atenção para que isso esteja nas conversas familiares e, principalmente, na organização e no planejamento do futuro de seus negócios rurais.

Sem nenhuma dúvida, esse é um processo que deve ser iniciado pelos pais, quando ainda gozam de plena condição física e intelectual, através de um diálogo aberto, confiável e, especialmente, sem nenhum tipo de pressão para com seus filhos.

Pontuamos pelo menos quatro importantes aspectos que devem estar presentes no diálogo, quais sejam: se já não conhecido pelos filhos, passar o conhecimento adequado do funcionamento da atividade, para que não sejam pegos de surpresa numa abrupta necessidade; buscar todos os meios de eliminar possíveis atritos entre os membros da família para que não sejam embriões de futuros imbróglios sucessórios de dificílima solução; transmitir os esforços envidados da atual e, se houver, das passadas gerações, na construção do empreendimento e sua relação com a identidade familiar; por fim, cultivar o sentimento de cooperação entre seus membros, reforçando que não há sucessor mais importante e com mais direitos do que outros.

Nesse toar, que os processos sucessórios devem, primeiramente, se afastar de tudo que possa levar à sina contida naquele também conhecido ditado popular: “pais ricos, filhos nobres, netos pobres” e incansavelmente se esforçar para alcançar a máxima dita pelo escritor Augusto Cury: “Pais inteligentes formam sucessores, não herdeiros”. Ou seja, os sucessores devem ser protagonistas na construção de seus próprios legados e não ficar esperando, espreitadamente, uma possível herança.

Tudo isso já seria por demais importante se falássemos apenas na sucessão do negócio, mas, cremos que se amplifica muito mais quando a propriedade rural, não é somente a atividade de sustento da família, mas é, principalmente, a mais sublime expressão de identidade do indivíduo, como perfeitamente retrata a canção “Eu, a saudade e a viola” de autoria do Padre Fábio de Melo, no verso:

A vida deixa de ser mãe para ser madrasta

Quando a gente se afasta do barro do nosso chão

Parece que vai esquecendo no caminho

A cada passo um pedacinho do partido coração

Por fim, o texto de hoje pretende provocar nos(as) leitores(as) que possuem negócio e identidade rurais a reflexão sobre o tema aqui trazido e que possam construir um profícuo e harmonioso processo sucessório e, especialmente, não se transformem no personagem da citada música:

Eu passo os dias vendo um álbum de retratos

Com a viola nos braços eu e ela e a solidão

Mas eu não era este ser amargurado

Quando tangia o gado na estradinha do varjão

Mais Notícias de Haroldo Araújo Filho
Divulgação
27/09/2023  07h00 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XV)
G1 - Reprodução/RPC
23/08/2023  16h30 A Conexão de Fabiane com o Semiárido Nordestino
Foto: registro.portaldacidade.com
28/04/2023  15h46 O INCRA é o maior "fazendeiro" de Sergipe
Foto: portal agropos.com.br
10/03/2023  07h00 Hora de lançar a semente na terra. Hora de cultivar a esperança.
Fazenda Maratá década de 1960. Foto: Haroldo Araújo
10/02/2023  10h25 Histórias do Agro Sergipano (Capítulo XIV)

Blogs e Colunas
Haroldo Araújo Filho
Haroldo Araújo Filho

Engenheiro Agrônomo do Incra/Ministério da Agricultura, formado pela Universidade Federal de Sergipe, pós-graduado em Irrigação (UFS). Secretário de agricultura de Riachão do Dantas (2005-2007); Superintendente regional do Incra em Sergipe ( 2016-2017); Delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário em Sergipe (2017); superintendente do Ministério da Agricultura (2019-2023). Antes de ingressar no serviço público atuou em empresas comerciais do ramo agropecuário.

E-mail: hafaraujo@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado