"As obras que deixamos estão praticamente destruídas", diz Juca | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

"As obras que deixamos estão praticamente destruídas", diz Juca
Blogs e Colunas | Joedson Telles 03/01/2021 09h09

O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo, o Juca, explica, nesta entrevista, que assumiu um município que enfrenta um completo abandono. Segundo ele, a estrutura urbana da cidade está um caos. "Todas as obras que deixamos estão praticamente destruídas. Será preciso uma completa reconstrução urbana já nos primeiros 100 dias de gestão", diz. Filiado ao MDB, Juca também argumenta que o agrupamento político do qual faz parte é o mais forte para fazer o sucessor de Belivaldo Chagas, em 2022. "Aposto na união dos partidos, das suas lideranças, para que possamos manter Sergipe caminhando com responsabilidade e enfrentando os desafios do futuro", acredita.

Qual o balanço que o senhor faz das eleições 2020, em Laranjeiras?

Extremamente positivo. Tivemos a maior vitória da história do município, com a maior diferença, consolidando a aceitação do nosso projeto para Laranjeiras pela maioria do eleitorado. Foi uma eleição difícil, dura, onde sofri ataques dos outros três candidatos, como se fosse Juca contra todos. Mas em nenhum momento desci para os ataques. Pelo contrário. Mantive uma campanha propositiva, apresentando nosso plano de governo e propostas para o futuro de Laranjeiras. Esse foi o grande diferencial.

Como está a Prefeitura de Laranjeiras? Quais as principais demandas?

Estamos bastante preocupados com a situação encontrada até agora. Porém, estamos tomando todas as providências cabíveis, principalmente para garantir os salários e o décimo terceiro dos servidores. Protocolamos uma representação no Ministério Público, com o intuito de solicitar o apoio da Promotoria neste momento tão crucial. A Prefeitura acumula uma dívida de cerca de R$ 30 milhões somente em folha de pagamento, empréstimos consignados e encargos trabalhistas, como INSS, FGTS, Pasep, entre outros, sendo que a arrecadação deste mês de dezembro não chega a um terço desse valor. Confiamos que nas próximas horas o MPE se posicione a respeito da nossa representação.

Quais serão as prioridades deste seu novo mandato?

Infelizmente, Laranjeiras enfrenta um completo abandono. A estrutura urbana da cidade está um caos. Todas as obras que deixamos estão praticamente destruídas. Será preciso uma completa reconstrução urbana já nos primeiros 100 dias de gestão. Por outro lado, focaremos na geração de oportunidades e empregos, pois entendo que cidadania se constrói com trabalho digno. Ao mesmo tempo, focaremos nas políticas sociais e nas ações de saúde. A educação terá um olhar especial para garantir que nossas crianças e adolescentes retornem à sala de aula com segurança.

O senhor volta à Prefeitura no momento difícil de uma pandemia de coronavírus. Como lidar com isso? A atual gestão está enfrentando o problema da forma correta?

Esse é outro problema que, em Laranjeiras, vimos poucas ações efetivas de controle, combate e prevenção. Chegamos a 379 casos no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde e, como gestor, temos por obrigação garantir que o município atue de forma dura e eficiente no controle à pandemia. Temos discutido isso com nossa futura equipe da Secretaria de Saúde e deixado claro que essa será uma prioridade.

É certo reabrir escolas sem uma vacina comprovadamente eficaz?

Vários especialistas, inclusive pediatras, têm defendido o retorno das aulas. Essa distância da sala de aula tem sido altamente prejudicial às nossas crianças. São Paulo já confirmou que retornará, seguindo protocolos rígidos de segurança. Acredito que esse será o caminho a ser adotado em todo o país. A vacina está chegando, mas até que, pelo menos 70% da população seja vacinada, teremos um longo caminho a percorrer. Até lá não podemos manter nossos estudantes em casa.

Quais são as suas expectativas sobre a eleição de 2022? O que esperar do seu agrupamento?

Sou filiado ao MDB que faz parte do atual agrupamento governista, responsável pela reeleição do governado Belivaldo, em 2018. Esse mesmo agrupamento venceu em toda a região metropolitana: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Além de várias cidades no interior de Sergipe, conquistando a ampla maioria do eleitorado. Portanto, é o agrupamento político mais forte atualmente, com reais chances de fazer o sucessor de Belivaldo Chagas. Aposto na união dos partidos, das suas lideranças, para que possamos manter Sergipe caminhando com responsabilidade e enfrentando os desafios do futuro.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado