Dilson de Agripino define relação com Belivaldo: "companheirismo" | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

Dilson de Agripino define relação com Belivaldo: "companheirismo"
Blogs e Colunas | Joedson Telles 31/01/2021 11h12

Filiado ao Cidadania, o prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, que foi eleito no bloco de oposição, define a sua relação com o governador Belivaldo Chagas (PSD) como de "compreensão, entendimento e companheirismo". Dilson observa que Belivaldo é governador do povo sergipano e ele um empregado do povo de Tobias Barreto. "Ele já mostrou que Tobias Barreto, assim como todas as cidades de Sergipe, precisa da atenção do Governo do Estado. Já nos reunimos duas vezes, e ele disse que, da mesma forma que vai cuidar do povo sergipano, vai cuidar do povo de Tobias Barreto também, por meio da minha administração", diz o prefeito.

Como o senhor encontrou a Prefeitura de Tobias Barreto?

Em uma situação muito complexa e difícil. Servidores públicos efetivos com salários atrasados, máquinas com muitos problemas técnicos de manutenção, duodécimo da Câmara de Vereadores e consignados em atraso e iluminação púbica com R$ 10 milhões em atraso, por exemplo. Muitos problemas.

Qual o balanço deste primeiro mês de mandato? O que já foi possível fazer?

Retomando o mês de janeiro, já na minha gestão com César Prado, estamos ainda esperando o relatório final da gestão passada que ainda não recebemos. Não sabemos o que está empenhado, restos a pagar e saldo definitivo em contas. Estamos fazendo serviços de urgências e emergências, focados na limpeza da cidade, área da saúde e tentando ver recursos para consertar as máquinas, como caçambas e coletores de lixo. Estamos com cautela e serenidade, mas a cidade não pode parar. O importante é que nós estamos em uma dinâmica com muito cuidado e esforço.

Quais as prioridades para o ano de 2021?

Com a surpresa, já que pegamos a gestão com salários atrasados, a primeira prioridade foi antecipar o pagamento do salário do servidor público efetivo no mês de janeiro, mesmo com sistema diferente. Com o esforço da equipe técnica do município, conseguimos antecipar o pagamento no dia 25 de janeiro para que o servidor público efetivo tivesse uma folga. Além disso, outra prioridade é trazer Tobias para um eixo de desenvolvimento, de alegria de viver e de oportunidades de geração de emprego e renda. Que seja uma cidade que venha a evoluir na sua parte principal, que é o setor da indústria e comércio da confecção.

Como o senhor está lidando com a pandemia?

Com muito cuidado e pedido ao povo que também tome cuidado. A Secretaria de Saúde está tomando as devidas providências junto com as coordenadorias do Governo do Estado e Ministério Público de Sergipe (MPSE), as equipes estão nas ruas, as primeiras doses da vacina chegaram e já foram aplicadas e aos poucos a gente torce que venham mais doses, mas ainda pedimos cuidado. A Saúde do município está fazendo a sua parte de orientação e de ação.

A oposição está dentro do esperado? Como o senhor lida com isso?

A oposição é normal. Outro dia eu era oposição e hoje estou como situação, o que mostra que o importante é focar no desenvolvimento de Tobias. A oposição existe e é natural, mas, ao mesmo tempo em que a oposição pode querer jogar algo nas costas da nova gestão, ela tem que olhar para o que foi feito e como a prefeitura foi deixada antes de querer falar do outro. É aquele ditado de não querer tirar o cisco do olho do seu irmão sem tirar primeiro do seu olho.

A falta de recursos continua sendo o principal gargalo dos prefeitos sergipanos?

Dos prefeitos sergipanos e também de muitos prefeitos do Brasil. Nós não devemos brincar, não é fácil e temos que ter cautela. A pandemia mexeu em vários setores de geração de riquezas do Brasil e ela ainda está aí, nós não sabemos o que vai acontecer na economia brasileira, mas, com certeza, todas as prefeituras passam por dificuldades para fazer seus serviços básicos. No entanto, é com esforço e dedicação que vamos vencer tudo isso e eu e César Prado também vamos conseguir vencer as dificuldades financeiras.

Como tem sido a relação do prefeito de Tobias Barreto com o governador Belivaldo Chagas?

Uma relação de compreensão, entendimento e companheirismo. Ele é governador do povo sergipano e eu sou o empregado do povo de Tobias Barreto. Ele já mostrou que Tobias Barreto, assim como todas as cidades de Sergipe, precisam da atenção do Governo do Estado. Já nos reunimos duas vezes, e ele disse que, da mesma forma que vai cuidar do povo sergipano, vai cuidar do povo de Tobias Barreto também, por meio da minha administração.

O senhor defende a ideia de o Cidadania apresentar um nome para disputar o Governo do Estado, em 2022?

Acredito que política está começando e se formando e o Cidadania deve avaliar. É natural que qualquer partido queira colocar seus candidatos, isso pode ser uma prioridade do Cidadania e a política precisa de vários candidatos. É preciso só coerência no papel de cada um e tenho certeza que o Cidadania tem sua coerência.

O senhor sente o partido maduro em Sergipe para essa missão?

Ainda não fiz essa avaliação em relação à maturidade do partido, mas ele tem pessoas maduras que podem se colocar à disposição do povo sergipano.

O senador Alessandro Vieira é o seu nome, para a disputa? Por quê?

Ele não disse ainda nem que é candidato. Inclusive, visitou Tobias Barreto e disse que não veio por política, e, sim, para tentar fortalecer a gestão, para cuidar do povo. Esse é o papel dele, que ainda está no cargo de senador.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado