"Jackson não entendeu ainda que seu tempo já se encerrou", diz Danielle Garcia | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

"Jackson não entendeu ainda que seu tempo já se encerrou", diz Danielle Garcia
Blogs e Colunas | Joedson Telles 07/12/2020 11h40

A delegada de Polícia Civil, Danielle Garcia, que disputou a Prefeitura de Aracaju, em 2020, e obteve 109.864 mil votos, assegura, nesta segunda-feira, dia 7, que voltará, evidente, a exercer sua função técnica na Secretaria de Segurança Pública, mas não deixará a política à margem. "Vou me dedicar a fiscalizar as ações da gestão municipal e cobrar a execução de serviços e atendimentos de qualidade para a população", promete. A delegada também faz um balança do pleito da capital, fala sobre as eleições 2022 e responde à provocação do ex-governador Jackson Barreto (MDB), que simulou uma ligação telefônica em tom de deboche por conta da vitória de Edvaldo Nogueira (PDT). "Jackson não entendeu ainda que seu tempo já se encerrou. Nem um vereador conseguiu eleger", afirmou.

O que os mais de 100 mil votos que Aracaju lhe confiou representam para quem disputou uma eleição pela primeira vez?

Uma grande responsabilidade. São pessoas que estão completamente desassistidas pelo poder público ou que estão insatisfeitas com a gestão atual. Como já disse no domingo, seguirei olhando por estas pessoas e defendendo o bom uso do recurso público. Consequentemente, vou me dedicar, juntamente com os parlamentares do partido, a fiscalizar as ações da gestão municipal e cobrar a execução de serviços e atendimentos de qualidade para a população.

Qual o balanço das eleições 2020, em Aracaju?

No país inteiro tivemos uma abstenção extremamente alta. Precisamos refletir sobre este fato e o distanciamento da população com a política. Existe uma descrença de que a mudança seja possível, que existem pessoas que podem e vão fazer a boa política. A pandemia exigiu que todos se reinventassem. As carreatas substituíram as caminhadas, os encontros foram com grupos menores, não houveram comícios. Quem já havia participado de outros pleitos comentava que não parecia que a cidade estava em pleno período eleitoral. A nossa Câmara teve uma renovação importante, porém precisaremos com o tempo analisar a qualidade da participação e entrega. No entanto precisamos celebrar a melhoria na representatividade. Temos quatro mulheres, sendo uma trans. Um avanço importante e que, certamente, trará impactos positivos.

Já foi possível detectar erros, que acabaram prejudicando seu projeto?

Quando começamos eu era desconhecida por 60% da população. Tínhamos um planejamento de trabalho em toda Aracaju. Mas, infelizmente, a pandemia não permitiu que isso acontecesse. Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia conseguimos chegar ao segundo turno e ter uma votação extremamente expressiva. Claro que existiram falhas que foram sendo corrigidas ao longo do processo bem como muitos aprendizados.

Valadares Filho e Alessandro Vieira poderiam ter aparecido mais, sobretudo no horário eleitoral na TV?

Desde o início, o foco definido era na candidata a prefeita. Eu precisava me tornar conhecida da população. O horário político era um momento estratégico. Valadares Filho esteve comigo em absolutamente todas as atividades de campanha e Alessandro, por ter uma agenda corrida como senador, participava, sempre que possível, das reuniões de estratégia e acompanhamento.

A senhora foca, agora, 100% na SSP ou, no seu tempo livre, terá também uma agenda política, visando 2022?

Volto para as minhas atividades como delegada, mas estarei me dedicando também ao Grupo de Trabalho de Fiscalização do Cidadania, que unifica profissionais de todos os mandatos do partido bem como em outras atividades institucionais do Cidadania no Estado de Sergipe.

O que Sergipe pode esperar do seu agrupamento, no próximo pleito?

Iremos trabalhar nestes próximos dois anos escutando a população, entendendo suas demandas e apoiando na resolução de problemas. Em paralelo estaremos nos fortalecendo enquanto grupo de oposição à Prefeitura de Aracaju e ao Governo do Estado.

A senhora defende a ideia de o senador Alessandro Vieira disputar o Governo do Estado?

Esta é uma decisão que deverá ser tomada apenas em 2022.

Cogita disputar o Senado Federal ou uma cadeira na Câmara ou na Assembleia?

São possibilidades que serão analisadas coletivamente em 2022.

A senhora, assim que o resultado da eleição foi conhecido, gravou um vídeo de agradecimento, e prometeu fazer oposição. Como será essa oposição?

O Cidadania já possui um Grupo de Trabalho de Fiscalização com membros dos mandatos do Senador Alessandro, dos deputados Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho e do vereador Lucas Aribé. Este grupo, já com a minha participação, por exemplo, liderou uma série de fiscalizações acerca dos gastos durante a pandemia e lançou o site www.fiscalizasergipe.com.br. Estarei participando ativamente do grupo, que terá também a participação dos vereadores recém eleitos Ricardo Marques e Sheyla Galba. Todos os gastos e contratos serão analisados e as medidas legais cabíveis serão tomadas.

O ex-governador Jackson Barreto simulou uma ligação pra senhora, após o resultado da eleição, gravou um vídeo e ventilou nas redes sociais. Como a senhora avalia isso?

Jackson não entendeu ainda que seu tempo já se encerrou. Nem um vereador conseguiu eleger.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado