O cartão de visita de Bolsonaro aos jornalistas | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

O cartão de visita de Bolsonaro aos jornalistas
Blogs e Colunas | Joedson Telles 02/01/2019 21h10

O tratamento nada democrático, respeitoso, contemporâneo e inteligente dado aos jornalistas pelo governo Jair Bolsonaro, durante a sua posse, convida à reflexão: qual o recado dado ali à sociedade? O juízo após apelar aos botões: batam asas, jornalistas. A ideia é dificultar a transparência. Cartão de visita. O jornalismo oficial do governo como fonte é a regra desejada. Vão resistir? A nova geração quer provocar o salto dos livros de história aos dias de hoje, na prática, como os governos militares trataram jornalistas e veículos “insurrectos”? Vão encarar?

Deus queira que não seja por aí. Que as derrapadas de ontem sejam pontos fora da curva. Quando se convida à reflexão a variedade de juízos soa o caminho mais óbvio. Só o tempo permitirá a leitura precisa. Todavia, a ideia de que a intenção foi intimidar jornalista não pode ser descartada. Se um simples ato trivial ao dia foi o suficiente para soar o alerta, imagine o mesmo governo diante de uma cobrança? De uma denúncia? A imprensa pode ter muito trabalho para deixar a sociedade informada sobre os passos do atual governo. Resistência é o vocábulo.  

Aliás, levando em conta que o então candidato Bolsonaro esteve longe de permitir à imprensa lhe mostrar, de fato, ao eleitor e, como todos sabem, fugiu dos debates como o inimigo foge da cruz, não surpreende que, uma vez empossado, o mesmo passe a dar de ombros à imprensa - e até mesmo às críticas que bolas fora como maltratar jornalista podem render ao governo.

Repito: Deus queira que não seja por aí. Que ontem tenha sido um ato isolado patrocinado pelo despreparo de lidar com a imprensa. Coisa de calouro. Evito, assim, julgar o livro pela capa. Tomar conhecimento da forma harmoniosa que se deu a relação imprensa x governos Lula e FHC, por exemplo, durante tais posses presidenciais pode ser pedagógico.

A propósito, os bolsonaristas reclamam que os do contra não descem do palanque e ajudam a governar. Não deixam de ter certa razão. Preconceito nunca é salutar. Entretanto, a crítica calçada na verdade factual precisa existir. A oposição séria é imprescindível. Assim como a personalidade de assumir equívocos, como humilhar trabalhadores no exercício do ofício em pleno feriado.        

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa
F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado