PSD está pronto para ocupar a vaga de vice na chapa de Edvaldo | Joedson Telles | F5 News - Sergipe Atualizado

PSD está pronto para ocupar a vaga de vice na chapa de Edvaldo
Blogs e Colunas | Joedson Telles 07/06/2020 08h45 - Atualizado em 07/06/2020 08h48

O advogado e político Jorge Araújo Filho, o Jorginho, que a pedido do PSD se desincompatibilizou da Secretaria de Governo da Prefeitura de Aracaju, cotado para ser o pré-candidato a vice-prefeito de Aracaju, ao lado do pré-candidato à reeleição, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), avalia que o PSD pretende estar pronto não somente com um nome, mas, sim, com vários que são capazes para a disputa. "Somos um time, seja lá quem for o jogador apontado, vestiremos todos a camisa e entraremos em campo com muita disposição em ajudar, afinal guardo comigo o desejo particular de que esta vaga seja do nosso partido", afirma, nesta entrevista. 

Como avalia a sua passagem pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira?

Ingressei na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, lá no início de 2017, tomado por muita disposição, foco e com alguns fatores em mente que sempre me nortearam - como o zelo à coisa pública e a inovação. Foram 3 anos e 5 meses de intensa dedicação, lealdade ao projeto e trabalho duro para ajudar à administração a colocar Aracaju de volta nos trilhos. Me afastei com o sentimento de dever cumprido e avalio a passagem que tive pela Prefeitura como bastante produtiva e positiva, assim como toda a gestão do prefeito Edvaldo até o momento, este exímio gestor, criterioso, ético e responsável, de quem levarei inúmeros ensinamentos e a quem publicamente ratifico minha gratidão pelas oportunidades que tive ao seu lado. A avaliação que faço se respalda nas inúmeras ações que realizamos nas passagens que tivemos pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (SEJESP), pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (FUNDAT) e pela Secretária Municipal de Governo (SEGOV). Nada do que fizemos poderia ter sido realizado se eu estivesse sozinho, foi graças ao empenho de um conjunto de colaboradores competentes e dedicados que conseguimos alcançar prósperos resultados.

E quais as ações que o senhor destaca?

Destaco no âmbito da SEJESP a implantação da área de proteção para a prática do ciclismo, que consiste no fechamento de um lado das vias na Orla de Atalaia para esta atividade, que no início gerou certa desconfiança, mas que agora, anos depois, podemos dizer que caiu no gosto dos aracajuanos que a utilizam. Cito também a retomada de um projeto que estava quase perdido e que conseguimos colocá-lo em prática, a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Bugio, que deverá ser entregue neste segundo semestre e será, sem dúvidas, um legado histórico para aquela comunidade. Tive a oportunidade de contribuir efetivamente para o fortalecimento de um belíssimo trabalho através do “Projeto Praia para Todos”, realizado em parceria com a ONG Estrelas do Mar, onde chegamos para nos somar a fim de reforçar as atividades na praia lá desenvolvidas, como banho de mar assistido comcadeiras de rodas anfíbia e a prática do bodyboarding para pessoas com deficiência, especialmente crianças e adolescentes. Ainda na SEJESP transformamos a tradicional Corrida Cidade de Aracaju não somente em uma mera prova local, mas também num evento que colocou a nossa Cidade no roteiro do turismo esportivo nacional e se mostrou um grande gerador de renda para a nossa economia. Na passagem que tivemos pela FUNDAT ressalto três importantes ações: o alinhamento do portfólio de cursos com a demanda do mercado de trabalho, o fortalecimento das ações de captação de vagas de trabalho através do reforço na interlocução com as empresas, bem como a implantação da nova sede da Fundação que passou a funcionar num prédio no Calçadão da João Pessoa, cedido sem custos pela Superintendência Regional do Trabalho, que trouxe mais comodidade para a população e gerou economia para os cofres públicos. Na recente passagem pela SEGOV, evidencio as ações de articulação política e institucional, o criterioso acompanhamento do andamento dos projetos de lei do interesse do Executivo na Câmara Municipal, destacando a boa relação que conseguimos instituir com o Poder Legislativo Municipal, onde aqui aproveito para agradecer a convivência harmônica e a cordialidade para comigo dispensada indistintamente pelos 24 vereadores, sejam da situação ou da oposição. Saliento também o pontapé inicial que demos para a modernização do Diário Oficial do Município, onde conseguimos digitalizar e disponibilizar eletronicamente para a população mais de 2.700 edições, tornando-o significativamente mais acessível. Todas essas iniciativas somadas a outras não citadas aqui são gratificantes e me fazem dizer que vale à pena ter bons propósitos na gestão pública.

Como foi a conversa com o PSD sobre a sua desincompatibilização?

O PSD é o partido que com muito orgulho sou filiado e foi ele o responsável pela minha indicação para fazer parte da gestão, através do meu sempre amigo e líder, o deputado Fábio Mitidieri, a quem, em seu nome, agradeço a todos do PSD pela indicação e espero que lá os tenha bem representado. Mesmo diante de um momento de incertezas em que vivemos, sem nem mesmo sabermos quando serão realizadas as eleições, existe uma legislação vigente e os prazos até então estabelecidos precisavam ser cumpridos. Tendo isso em vista, num planejamento interno direcionado pelo deputado Fábio e discutido com a deputada estadual Maisa Mitidieri, com os integrantes do Diretório Municipal, como o vereador Nitinho, presidente da Câmara, e também com os outros nove vereadores do partido, me foi solicitado que fizesse a desincompatibilização do cargo que ocupava e assim foi feito.

Seu nome é sempre lembrado para compor como pré-candidato a vice-prefeito numa possível chapa com o pré-candidato à reeleição, Edvaldo Nogueira. É este o plano A seu e do partido?

No próximo ano completarei 10 anos de PSD, tendo a satisfação de ter participado da sua fundação, lá em 2011, ao lado de dois grandes referenciais para mim na vida pública: um que vem de casa, que é meu guia e exemplo, meu pai, Jorge Araujo, e outro que aprendi a admirar, respeitar e ouvir, que é o ex-deputado Luiz Mitidieri, como também ao lado de valorosos quadros do partido, onde destaco o amigo deputado estadual Jeferson Andrade e o já citado Fábio Mitidieri. Depois de todos esses anos, tendo a convivência e adquirindo aprendizados com essa turma e outros correligionários, além de ter participado de toda a história do partido em nosso estado, muito me honra ter o nome lembrado para uma possível pré-candidatura a vice-prefeito. Todavia, essa honra não me envaidece, deixando claro que o PSD pretende estar pronto não somente com um nome para colocar à disposição, mas sim com vários nomes capazes para ocupar esta vaga. Somos um time, seja lá quem for o jogador apontado, vestiremos todos a camisa e entraremos em campo com muita disposição em ajudar, afinal guardo comigo o desejo particular de que esta vaga seja do nosso partido.

O PSD abre mão de indicar o vice? Como deve ser este entendimento?
Defendo e tenho a consciência de que todos os partidos da base aliada possuem o legítimo direito de pleitear a indicação e temos bons nomes em todos eles. Acredito que nada se dará de forma açodada ou antecipada, como muitos especulam, o entendimento deve se dar no momento oportuno através de uma ampla, franca e amistosa conversa entre todos os atores envolvidos no nosso arco de alianças.

Qual o peso do PSD nas eleições 2020?
O PSD é um partido relativamente novo e que, em Sergipe, já nasceu grande. Nas últimas eleições de 2018, o partido elegeu o governador do Estado, o deputado Federal mais votado e a maior bancada da Assembleia Legislativa, além de já contar com um grande número de prefeitos, vices e vereadores, onde neste ano deveremos contar com quase 50 pré-candidaturas a prefeito, outros tantos vices e centenas de pré-candidatos a vereador por todo o estado. Em Aracaju, o PSD conta hoje com 10 vereadores, o que representa uma bancada histórica de quase metade da Câmara, bem como uma base sólida e qualificada de lideranças que já colocaram seus nomes à disposição para pré-candidaturas ao Parlamento. A construção desse forte grupo em Aracaju se deu graças a um trabalho de somação de esforços, confiança e credibilidade, coordenado pelo deputado Fábio Mitidieri e o presidente da Câmara Nitinho Vitale. Um grupo como esse, sem dúvidas, tem um peso significativo para ajudar qualquer projeto político a alcançar êxito em 2020.

Como avalia as críticas à gestão Edvaldo Nogueira? Estão mais para construtivas ou antecipação de campanha?

Há uma máxima de Armando Nogueira que diz que para criticar não é preciso ofender e para elogiar não é preciso bajular. Tanto na vida pública como na vida privada, creio que devemos levar esse pensamento em consideração, acreditando que toda crítica realmente construtiva e sem ofensas de qualquer tipo que seja, deve ser levada em consideração. Ocorre que o que temos visto, na maioria das vezes, são, sim, críticas com um tom ou intenções subliminares, totalmente eleitorais. Esse tipo de atitude não tem prosperado, pois é inegável o nível de excelência que o prefeito Edvaldo Nogueira implementou na sua gestão.

Como avalia a forma como o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo Chagas estão lidando com a pandemia do coronavírus?

Nenhum gestor público desse mundo, de qualquer País, Estado ou Município desejaria que estivéssemos passando por esta pandemia e precisássemos adotar medidas como as já adotadas. Dito isso, acredito que tanto o prefeito Edvaldo como o governador Belivaldo Chagas estão lidando com os efeitos da maneira adequada e possível no momento, com um extremo senso de responsabilidade e compromisso, especialmente com as vidas humanas, não deixando também de se preocupar com a economia. Falando da atuação que pude acompanhar mais de perto pelo cargo que ocupava, garanto que a proativa ação do prefeito Edvaldo Nogueira, somada à do Governo, evitou uma situação pior para o momento. Edvaldo se antecipou e antes mesmo que a pandemia chegasse ao Brasil, no final de janeiro, mobilizou sua equipe, em especial a da Saúde, para a elaboração de um plano de contingência para o enfrentamento ao coronavírus. Não vivemos em uma bolha isolada do mundo, as medidas aqui adotadas foram com base na ciência e planejamento técnico e são as que estão postas para todo o Mundo. Agora sabemos que o que não se pode é querer politizar as ações e medidas adotadas neste momento onde não devemos ter divisão, mas sim união e somação de esforços.

Como lidar com as fake news, sobretudo sendo governo e estando no papel de vidraça?

Quem ingressa em qualquer esfera da vida pública deve estar preparado e com o “couro grosso” para tudo, até para lidar com lamentáveis mentiras e inverdades, as chamadas fake news tão propaladas atualmente. Creio que toda mentira deve ser combatida, obviamente, com a verdade dos fatos, assim acredito que quaisquer fake news devem ser o mais prontamente possível rebatidas com muita transparência, esta que é a característica fundamental para qualquer gestão.

Quais os pontos mais positivos do Edvaldo Nogueira pré-candidato?
Pude conviver de perto com o prefeito Edvaldo, vendo como de forma efetiva ele zela pela nossa cidade como se da sua própria casa estivesse cuidando. Atuando com extrema dedicação, retidão e competência, se consolidou ao longo dos anos e, especialmente, nesta gestão em que participei, como um gestor diferenciado e exemplar. O cenário encontrado em janeiro de 2017 era de “terra arrasada” e através de uma gestão fiscal criteriosa e de um planejamento estratégico bem elaborado, o que outrora eram mais de R$ 500 milhões em débitos, folhas salariais atrasadas e direitos de servidores engavetados, transformaram-se numa prefeitura organizada, com salários e suas obrigações em dia, o que possibilitou termos uma Aracaju que mais parece um verdadeiro canteiro de obras. Edvaldo teve a habilidade de montar um time coeso e eficaz no seu secretariado, que, graças ao empenho pessoal dele próprio como prefeito, conseguem fazer a engrenagem funcionar muito bem. Com um lema de sempre provocar que pensássemos “fora da caixa”, ele implementou ferramentas na gestão que possibilitam um melhor acompanhamento do andamento das ações, inclusive com metas estabelecidas e indicadores sempre avaliados. Recursos deixados pelo próprio Edvaldo em sua gestão passada foram recuperados e obras retomadas, diversas outras obras também foram iniciadas por meio de recursos que só foram captados pois “a casa estava arrumada”. A pessoa pode até não ser do mesmo lado político ou não simpatizar, mas não poderá negar que esta gestão claramente deixará sua marca positiva em cada canto da nossa cidade. Como relatado, para mim, o ponto mais positivo do Edvaldo pré-candidato é o Edvaldo gestor, ou seja, a segurança que a sua forma de administrar a cidade traz para qualquer cidadão.

Na sua ótica, o PSD precisa ter candidato próprio ao Governo do Estado, em 2022?

Está muito cedo para falarmos disso, mas 2022 passa por 2020. A discussão dessa questão e de uma futura sucessão do Governo Estadual deverá passar por todos os partidos que compõem a atual base aliada. É natural que um partido que possui o atual mandatário queira fazer seu sucessor, porém a forma de fazer política já conhecida do agrupamento pessedista me faz afirmar que nada disso virá de maneira impositiva, mas sim com muita maturidade e ampla discussão.

Mais Notícias de Joedson Telles
16/11/2021  07h15 "Não vou procurar outro caminho", diz Laércio
Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
11/10/2021  09h08 Bolsonaro não tem preparo, avalia cientista político
26/09/2021  09h05 "A OAB/SE permaneceu inerte quando os advogados mais precisaram de proteção"
12/09/2021  08h42 "Vou para vencer", afirma Valmir de Francisquinho sobre 2022
22/08/2021  08h03 "Valmir é o melhor político de Sergipe", diz Adailton Sousa

Blogs e Colunas
Joedson Telles
Joedson Telles

Joedson Telles é um jornalista sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe e especializado em política. Exerceu a função de repórter nos jornais Cinform, Correio de Sergipe e Jornal da Cidade. Fundou e edita, há nove anos, o site Universo Político e é colunista político do site F5 News.

E-mail: joedsontelles@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado