A bagunça dos impostos no Brasil | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

A bagunça dos impostos no Brasil
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 12/06/2021 01h05

Que todos nós pagamos uma fortuna com impostos não é nenhuma novidade. Afinal de contas, o Brasil é um país continental, com 27 unidades federativas e cada uma tem suas regras de tributação. De acordo com o Complexity Tax, organização que avalia a carga tributária de 100 países, o Brasil é o país mais complicado em termos de carga tributária do mundo. Se considerarmos isso já é uma grande complicação, imagine lidando com a bagunça que é a tributação interna do país, deixa qualquer pessoa ainda mais confusa.

Se um empreendedor de qualquer porte trabalha com vendas, tem que encarar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para pagar sobre seu trabalho. Aí começa o rolo todo... São várias alíquotas para diversos tipos de produtos. Trabalhando com a hipótese de uma alíquota só, a base, que em São Paulo é 18%, Sergipe 25%, e Rio de Janeiro, com 21%, somente de alíquota interna, já dificulta a compreensão do que compramos e quanto pagamos. Quando tratamos das alíquotas internas de outros estados, para os empreendedores que vendem para fora de sua base física, quem está em Sergipe, mas vende frango para a Bahia, por exemplo, paga 14%, enquanto da Bahia para cá, o mesmo frango paga 7% de imposto. Então temos penas dos pobres frangos para todo lado, que nos depenam em 729 variações de alíquotas somente do ICMS, considerando a venda dos 27 estados entre si.

Indo mais a fundo, temos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Governo Federal, cuja margem varia entre 0, para quem tem incentivo fiscal, e 30% as alíquotas variam de modo que se tornam incompreensíveis para o consumidor. O carro tem alíquota X, bebida alíquota Y, camiseta alíquota Z, e assim vamos cada vez mais entendendo menos como funciona nosso sistema de tributação. Some PIS/Cofins, Lucro Real ou Presumido, crédito tributário, Simples, Supersimples, ou qualquer outro tamanho de empresa, mais alíquotas surgem. Somando tudo, já passamos das 5 mil variações tributárias possíveis para o que compramos para nosso consumo.

Agora está em voga, mais uma vez, a reforma tributária. Trocentas propostas já passaram pelo legislativo, diversos presidentes desde Sarney prometeram e não a fizeram e finalmente parece que poderá sair. O cidadão já sofre com a perda do valor do seu dinheiro e com isso, consome menos, o que impede o desenvolvimento econômico de nosso país, também embarreirando a geração de emprego e renda. Descomplicando a economia pra você, é hora de simplificar a carga tributária, principalmente para que tenhamos noção do valor real dos bens de consumo e o porquê pagamos tão caro por tudo.

Alíquotas fixadas nacionalmente são interessantes para que se promova o equilíbrio entre os estados. A competição para atração de investimentos deve ser feita de forma leal e justa, para que as unidades da federação tenham condições de equivalência entre si e possam promover o crescimento econômico de modo que todos possam evoluir, pois a complexidade tributária deixa o Brasil mais frágil economicamente e nosso povo cada vez mais pobre.

A meu ver, o modo mais coerente de promover justiça fiscal seria um imposto nos moldes da CPMF (quando se fala nisso é sinal de reclamação). Mas não sendo mais um imposto criado, sim o imposto único, a exemplo do que foi sugerido nos anos 90, mas naufragou. Pois tributar o valor X de cada transação de venda ou bancária criaria daria a solidez para termos um imposto praticamente insonegável, que chegaria aos cofres públicos de maneira eficiente, devolvendo poder aquisitivo para a população, fazendo um país mais igualitário e com mais recursos disponíveis para os serviços públicos. Simplificar impostos é descomplicar a economia.

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado