Centro Comercial: empresas antigas, jovens empresários | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Centro Comercial: empresas antigas, jovens empresários
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 14/03/2020 04h00

O Centro Comercial de Aracaju tem suas peculiaridades, verdade. É, sem dúvida o maior complexo de compras do estado e um dos maiores movimentadores da economia sergipana. Contudo, percebe-se que é um lugar de longevidade empresarial. Em tempos em que ainda nos recuperamos de uma crise que afetou o comércio, principalmente, aqui em Sergipe, o Centro de Aracaju se mostra um reduto de empresas que têm um bom tempo de vida.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomércio, 61,7% das empresas possuem mais de cinco anos de atividade comercial. Sendo que 48,1% do total das lojas do Centro têm mais de 10 anos de atuação no mercado, o que caracteriza uma longevidade considerável. Existem lojas que estão lá há mais de 40 anos, mantendo seu posicionamento no mercado e com uma clientela fiel. Outras empresas mais recentes, comandadas por pessoas mais jovens, também estão nesse ritmo de conquista da longevidade. Isso é muito bom para o consumidor e para a economia do setor terciário, pois enquanto existirem serão sinônimo de geração de emprego e renda paras as famílias. 39,3% das lojas do Centro são mais recentes, possuindo entre um e cinco anos de atividade, o que mostra a capacidade empresarial dos jovens empreendedores sergipanos.

Os jovens atualmente comandam dois terços dos negócios do Centro de Aracaju. De acordo com a pesquisa, 66,2% das empresas têm como proprietários, pessoas de 18 a 44 anos. A juventude dos empresários locais, mostra que a atividade comercial ainda é muito atrativa, mesmo nos tempos em que se estimulam a formação em outras profissões, dando aos jovens diferenciações de carreiras para seguir na vida. 33,8% das empresas são comandadas por pessoas mais idosas.

O perfil traçado na pesquisa é interessante ao entender que novas pessoas estão administrando negócios é que o comércio ainda é uma atividade que segue além de uma linha sucessória, passando os negócios de pais para filhos, uma oportunidade de empreender para os mais jovens. Nos tempos em que apenas 30% das empresas chegam à segunda geração familiar, ver que duas em cada três lojas do Centro são de jovens, indica que a atividade comercial continua forte em Aracaju.

Para o melhor ambiente de mercado, a Fecomércio desenvolve ações para os empreendedores que estão iniciando no mundo dos negócios ou vêm de famílias que tenham uma empresa. A Câmara do Jovem Empresário atualmente promove treinamentos para os jovens que se dedicam às atividades empresariais, orientando, dando suporte e promovendo realizações que estimulem a atividade empresarial nas pessoas mais novas, desenvolvendo o mercado sergipano e alavancando seu crescimento. A atividade continua se fortalecendo, ganhando corpo e empregando pessoas, rejuvenescendo o mercado e os empreendedores, com o melhor de tudo, empresas longevas e vivas.

 

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado