Empreendedores por necessidade e por oportunidade conquistam mercado | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Empreendedores por necessidade e por oportunidade conquistam mercado
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 17/04/2021 05h32

Com 1.418 novas empresas abertas no primeiro trimestre desse ano, Sergipe registrou um aumento de 40% diante do mesmo período do ano passado em sua estrutura empresarial. Os dados divulgados pela Junta Comercial de Sergipe (JUCESE) são interessantes para entender o que está acontecendo neste período em que a pandemia tem complicado a vida das pessoas, provocando mortes em suas famílias e como dano colateral, a retração no mercado local. Estamos vivendo uma crise, isso é fato e não adianta esconder.

Contudo, o velho provérbio “enquanto uns choram, outros vendem lenços” nunca esteve tão em alta. Isso porque muitas pessoas que estão ficando desempregadas partiram para o empreendedorismo, usando de poucos recursos ajuntados e muita coragem para se aventurar e conquistar um espaço no mercado sergipano. Isso mostra o quanto a crise faz com que as pessoas desenvolvam coragem e partam para aventurar-se no universo empresarial.

Além disso, pessoas que já empreendem resolveram avançar nos seus negócios. Os dados da JUCESE indicam que mais de 3 mil alterações em atividades empresariais foram registradas entre janeiro e março. A bem da verdade, muitas empresas se encontram em dificuldades, que não são poucas. Entretanto, muitos estão buscando meios para poder fazer sua atividade crescer. E isso também anima, pois quanto mais negócios existindo, mais oportunidades de emprego são geradas. Todo esse contexto fortalece eminentemente a cadeia produtiva do estado, que se encontra cambaleante, já que muitas empresas estão sofrendo com dificuldades severas, principalmente no setor de serviços de alimentação e prestados às famílias.

Empreender por oportunidade é visualizar a necessidade do mercado em ter aquele negócio no local certo, para o público certo. São pessoas que possuíam recursos e aplicaram no momento que julgaram apropriado para entrar no mercado, conseguindo assim um meio de fazer seu negócio funcionar e crescer. Já empreender por necessidade é o que mais está acontecendo nesse momento. São aquelas pessoas que possuem um talento ou vocação e se encontra em dificuldades por conta do desemprego ou falta de opções para sua atividade formacional ou laborativa. E isso as leva a desenvolver um negócio para se sustentar e sustentar suas famílias. O empreendedorismo por necessidade é a consequência direta de uma crise que reflete a situação econômica do país, nesse caso diante do desemprego provocado como dano decorrente por causa da pandemia.

Empreender por necessidade cria grandes oportunidades para as pessoas, tanto empreendedores, quanto trabalhadores, que criam a expectativa de contratação se esses negócios assinalarem crescimento. Portanto, o empreendedorismo por necessidade pode gerar novas oportunidades. Essa corrente pode ser contínua, com um empreendedor estimulando outra pessoa a montar o seu negócio, de forma direta ou indireta. Fazendo com que todos cresçam, desde a si próprios, quanto as pessoas ao seu redor e a comunidade ondem vivem, fomentando a cadeia produtiva solidária. Os setores de comércio, indústria e serviços estão presentes em todas as comunidades.

O momento de decidir empreender é aquele escolhido por cada indivíduo. E para o consumidor, o momento é de dar preferência às compras nesses negócios. Estimular a cadeia produtiva comunitária do pequeno negócio alimenta toda a atividade econômica, pois os grandes existem porque já foram pequenos e alimentam os pequenos negócios, formando assim uma grande associação mercadológica geradora de emprego e renda para todos.

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado