O efeito multiplicador do comércio e como ele chega até você | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

O efeito multiplicador do comércio e como ele chega até você
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 18/01/2020 06h10

Todas as atividades produtivas são importantes para o desenvolvimento do estado, mas uma delas é fundamental para que nosso povo cresça economicamente e o estado atinja níveis satisfatórios de desenvolvimento: o comércio. O comércio é a atividade que mais expande o seu efeito de encadeamento na economia, por meio de sua ação multiplicadora. O comércio trabalha com os processos de exportação, agronegócio, movimentação dos gastos públicos, investimento na expansão dos negócios, arrecadação de impostos indiretos, entre outras tantas ações que são decorrentes do processo comercial. 


A multiplicação de recursos promovida pelo comércio é tão latente, de modo que o investimento que se faz no produto quando sai da indústria, começa a gerar seus reflexos, por meio do emprego das pessoas das atividades atacadistas, transportes, distribuição, levando a variações constantes do processo que não se resume apenas na compra ou venda. Toda uma cadeia produtiva é movimentada por meio do comércio, haja vista que o produto quando sai da indústria, já é o resultado de um processo comercial, gerando emprego desde a obtenção da matéria-prima para sua feitura. Com toda a movimentação que o produto faz até chegar nas prateleiras das lojas, uma grande quantidade de pessoas é beneficiada, por meio de suas atividades laborais até que o bem esteja disponível para nosso acesso de compra. Alimenta-se assim agronegócio, indústria extrativa, indústria de transformação, comércio atacadista e distribuidor, transportes e comércio varejista. 


Quando você for comprar algo, perceba o quanto seu investimento é importante para milhares de famílias, até mesmo a sua. Afinal, você tem um parente que trabalha no comércio ou em suas atividades correlatas que fazem com que o produto chegue às suas mãos. Já imaginou o que isso significa? O mesmo recurso que você investe na compra retorna de vários modos para você mesmo, pois o seu trabalho é dependente de alguém que é ligado ao comércio em todas as suas vertentes. Então alimentar o comércio, comprar, investir em produtos para você, é investir em si mesmo. Isso é o que se define como cadeia de abastecimento e produção. Tudo o que compramos é algo que retorna para nós mesmos. O valor da venda do produto gera rendimentos que serão investidos novamente na produção, na compra do estoque, no pagamento de salários e segue uma rota sem fim, mas que segue de modo circular, sempre retroalimentando a economia. Invista no comércio, pois tudo o que compras, volta para você.


Como isso funciona? Quando você compra alguma coisa, é porque houve investimento na loja em que você, um cabeleireiro, por exemplo, foi, que foi atendida por um distribuidor, que comprou de uma fábrica, que comprou de um produtor rural ou de extrativismo. Só que para isso tudo, sempre existem recursos envolvidos. Pois para que todas essas empresas existam, foi necessário que outros investimentos fossem feitos antes. Esses investimentos têm como base principal o consumidor.


Para a ideia inicial de uma fábrica de alimentos, por exemplo, são necessários investimentos em compras para sua implementação. Para a construção foram demandados tijolos, tintas, materiais em geral; para seu funcionamento, houve a aquisição de maquinário; para a produção ser realizada, houve a contratação de pessoas e essas pessoas também consomem bens de outras lojas, outros fabricantes. Além disso, consomem serviços. A pessoa que trabalha na nova fábrica pode muito bem ser o cliente do seu salão de beleza, não é? Isso mostra como nossa relação de comércio é uma grande roda em aceleração, pois sempre está girando e passando pelos mesmos setores, movimentando cada vez mais nossa produção e criando meios de gerar novas oportunidades de trabalho, colocando novos consumidores no mercado, elevando assim a curva de riqueza de nossa sociedade. Então, investir no comércio, é investir na criação de oportunidades para todos.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado