O estoque zero e o crescimento da Barra dos Coqueiros | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

O estoque zero e o crescimento da Barra dos Coqueiros
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 23/01/2021 06h39 - Atualizado em 25/01/2021 15h20

Depois da inauguração da ponte Construtor João Alves, em 2006, a Barra dos Coqueiros passou a viver dias de desenvolvimento e prosperidade. A cidade que tinha cerca de 15 mil moradores na época, dobrou sua ocupação habitacional nos últimos 15 anos, fazendo com que a cidade crescesse e se desenvolvesse de modo potencializado. São anos em que vimos o comércio da cidade se projetar, os serviços prestados às famílias elevarem sua participação na economia local e os empreendimentos de turismo de alimentação se multiplicarem por todos os lados. As praias da cidade nunca estiveram tão frequentadas e valorizadas. A Barra cresceu não somente no aspecto de turismo, mas no processo de crescimento imobiliário.

Sobre o futuro econômico da Barra dos Coqueiros, é provável que com os condomínios residenciais, a população se aproxime de 40 mil pessoas em até quatro anos. Assim como eu fiz há quatro anos, as pessoas estão buscando outras alternativas para moradia, procurando ambientes em que possam desfrutar de maior qualidade de vida. E a Barra mostra que isso é possível sem estar longe do centro urbano, comercial e financeiro do estado. Afinal, são só dois quilômetros que separam a península, não ilha, de Aracaju.

As oportunidades de expansão imobiliária da cidade multiplicam-se com condomínios de casas, apartamentos, loteamentos, que atendem a todos os perfis de publico consumidor. Desde a família com menor faixa salarial até as mais abastadas têm possibilidades de encontrar na cidade o seu lugar para morar, dentro do que seu bolso pode pagar. As construtoras perceberam esse nicho para a ocupação imobiliária e lançam empreendimentos de modo constante, com rápida vendagem. Residenciais com variação entre 250 e 500 apartamentos, ou 100 e 1.000 lotes, com acesso ecossustentável para o rio ou o mar, têm sido lançados com frequência e acabam rapidamente. O estoque de imóveis da Barra dos Coqueiros é zero. O que indica a potencial grande projeção imobiliária da cidade nos próximos anos.

Isso, aliado ao trabalho da administração pública que agiu de modo eficiente nos últimos anos, mantendo uma cidade arrumada, sendo estruturada para receber esse crescimento mediante o cumprimento das determinações de seu Plano Diretor, mostra que pensar uma cidade não é fácil, mas promover seu desenvolvimento com eficiência e responsabilidade forma um futuro melhor para as pessoas. A bem da verdade, a prefeitura da cidade acertou nas obras de infraestrutura municipais, prevendo o crescimento de determinadas regiões. Tal como o Governo do Estado realizou obras de grande porte, que tornaram a Barra uma cidade com poucos problemas. O maior exemplo foi a rede de esgotamento sanitário da cidade, que foi a primeira do estado a ter 100% de cobertura.

Investir na Barra dos Coqueiros é investir em um mercado já crescente e com a certeza de dar um grande salto nos próximos anos. Pois o estoque zero de imóveis é a prova que a cidade está sendo escolhida pelas famílias como o seu lugar para morar. Com o crescimento da população, principalmente as famílias com renda superior à cinco salários-mínimos, um novo mercado está surgindo e os primeiros a entenderem esse contexto terão uma larga vantagem. Vem aí um shopping center com 120 lojas para atender o público morador de toda a cidade, localizado numa região cercada de famílias de renda elevada e que terminará estimulando também o comércio na região adjacente. Além disso, a Barra tem demandas para escolas infantis e de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior, operações da área de saúde como clínicas e um hospital de médio porte com atendimento de alta complexidade, “day hospital”, entre outros empreendimentos que até farão com que as pessoas não precisem se deslocar para Aracaju para cumprir uma agenda comezinha, como fazer compras. Até porque na cidade, falta um bom supermercado, o espaço que minimercados podem preencher com facilidade. Considerando que na cidade existem dois estabelecimentos desse tipo em postos de combustíveis, que são melhores que o maior supermercado da cidade. Já o segmento fitness e de cuidados com o corpo está bem representado, com academias sendo abertas em vários lugares e o público presente.

O estoque zero da cidade indica muita coisa para seu crescimento. É uma cidade em que os seus novos moradores acreditam para viver e reclamam que não têm muitas opções para consumo. E isso, com a elevação nas vendas de unidades residenciais tende a aumentar exponencialmente o público consumidor, já que a cidade poderá ter o dobro de sua população atual em até dez anos, o que demanda investimentos empresariais com visão de futuro. Se a cidade não tem estoque de imóveis à venda, porque que eles evaporam ao serem lançados, vai ser um lugar que não tenha retorno para a atividade comercial? Em outro momento, devo falar sobre o potencial industrial da cidade, mas uma coisa é certa: O momento de investir na Barra para crescer o negócio junto com a cidade, é agora.

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado