Os problemas provocados pela pandemia devem ir para a justiça? Experimente a mediação! | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Os problemas provocados pela pandemia devem ir para a justiça? Experimente a mediação!
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 20/06/2020 05h00

A pandemia do COVID-19 transformou a vida das pessoas e empresas numa grande bagunça, visto que o fechamento das atividades econômicas provocou uma onda grande de desemprego, inadimplência e problemas que tendem a ser levados para a esfera judicial. Isso atolará ainda mais a justiça com processos, dificultando a resolução dos casos. Mas será que isso realmente é necessário? Judicializar não é a solução para os problemas. Já pensou em utilizar o recurso da mediação? Então vamos descomplicar sua vida, falando sobre isso.

Os desafios para conter os problemas decorrentes da pandemia são muitos, pois as pessoas e empresas estão com dificuldade para pagar suas contas, pela ausência de receita corrente, o que prejudica o funcionamento dos negócios e eleva os indicadores de desemprego. Ouvi relatos que entristecem, devido às situações impostas forçadamente pela paralisação da atividade econômica. Lojas fechadas, sinônimo de desemprego. Mais de 53 mil pessoas tiveram seus postos de trabalho salvos pelo Benefício Emergencial de manutenção do emprego, verdade. Contudo, nem todos tiveram a mesma sorte e isso levou 14.181 pais de família a engrossar o contingente de desempregados. Isso nunca é bom e irá elevar o trabalho do Poder Judiciário com os eventuais processos que poderão surgir. Empresas contra bancos, bancos contra empresas, pessoas contra bancos, bancos contra pessoas, pessoas contra empresas. No fim das contas, pessoas contra pessoas. Pra quê levar à justiça e esperar dois, três, cinco, até dez anos para uma solução?

A palavra do momento é “ressignificar”, e isso também pode acontecer na solução dos conflitos. O recurso da mediação é uma ferramenta importante para que se evite todo o trauma do enfrentamento do processo na justiça. Até porque, o diálogo sempre é a melhor solução para os problemas. Ainda mais agora, quando o coronavírus é o fator que cria os litígios. Como o fator foge da previsibilidade das partes, o uso de uma mediação pode ser uma alternativa eficiente para encontrar uma solução rápida e resolver os problemas. Para isso, é necessário escuta ativa, empatia e disposição das partes para resolver o problema. O que poderia levar vários anos na justiça, pode ser resolvido em poucas horas, com o uso da mediação.

Sergipe conta com um agente indutivo desse tipo de processo que tem altíssima taxa de resolutividade e eficiência. A Media, Câmara de Mediação e Arbitragem. Empresa da advogada Ana Sarmento, que apresenta resultados muito proveitosos para ambas as partes da querela. A Media é parceira do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e está à disposição dos empresários e também das pessoas físicas. Para as micro e pequenas empresas, principalmente, a utilização desse método que é autocompositivo apresenta-se como uma opção de fácil acesso, baixo custo, e acima de tudo, rápida.

A mediação pode resolver problemas trabalhistas, pessoais, pensão alimentícia, devoluções de valores de serviços contratados, entre outros. Eu mesmo estou utilizando para resolver um problema com uma companhia aérea e uma agência de viagens. E estou satisfeito com os resultados apresentados, que são verdadeiramente justos. Lembre-se que os problemas decorrentes da pandemia não têm um culpado direto, o que nos deve fazer refletir acerca da necessidade de atabalhoar o Poder Judiciário com coisas que podem ser solucionadas rapidamente. Descomplique sua vida!

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado