Poupança e renda fixa atualmente valem a pena? Dê valor ao seu dinheiro | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Poupança e renda fixa atualmente valem a pena? Dê valor ao seu dinheiro
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 14/12/2019 06h27 - Atualizado em 14/12/2019 14h43

Mais uma redução na taxa básica de juros, a taxa Selic, aconteceu. O Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a taxa novamente em 0,5 ponto percentual, colocando a Selic no menor nível da história. Esse filme já está se tornando uma série com spin-offs recorrentes, com um enredo parecido, acrescido de poucas mudanças no contexto geral. Mas o que é importante para você saber? Descomplicar a economia é nosso objetivo, não é? Então vamos entender o que isso vai acarretar para os investidores que têm um perfil mais conservador.

Com a taxa de juros assim tão baixa, os investimentos com retorno pós-fixado, indexado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), perdem sua capacidade de rendimento, pois o retorno dado para o investidor é cada vez mais baixo. O rendimento da caderneta de poupança, principal investimento de baixo risco do brasileiro paga atualmente 0,70% da Selic, acrescida da Taxa Referencial (TR). Como a TR está em zero, não influi em absolutamente nada para seu rendimento. A poupança, com essa nova taxa de juros, irá pagar apenas 3,15% ao ano.

Com isso, investir na poupança significa perder dinheiro diante da inflação anual. A estimativa indica que a inflação fechará o ano na casa dos 3,3%. Ou seja, o dinheiro aplicado na poupança perderá valor se comparadas a taxa de rendimento e a taxa inflacionária. O dinheiro que está aplicado terá um aumento gradativo, mas seu poder de compra será inferior ao ano anterior. O ganho com a renda fixa não está existindo no atual momento para a caderneta de poupança, o que a torna um investimento completamente inadequado para quem deseja juntar algum dinheiro para a compra de um bem ou realizar seus projetos futuros. Investimentos com taxa de retorno na margem de 100% do CDI são uma alternativa, ainda que tenham a dedução do imposto de renda, pois se o valor aplicado tiver um crescimento de 5,5% ao ano, com o imposto descontado, o retorno ainda será aproximado da casa dos 4,25%.

O caminho para fazer seu dinheiro render na atualidade é aplicar em títulos públicos, a exemplo do Tesouro Direto. Quem tiver um pouco mais de coragem e agressividade, pode arriscar no mercado de ações, pois estas estão dando valores muito altos, superiores à casa dos 100% anuais, como os papéis da Via Varejo, que renderam 143,9% até este sábado, ou Magazine Luíza, que atualmente estão pagando 117,6%, até o dia de hoje. E existem investimentos que estão dando dividendos estratosféricos, como o Banco BTG Pactual, que rendeu assustadores 230,4% neste ano. Esse é o tipo de investimento que deve ser feito com total consciência, se você não tiver conhecimento do funcionamento do mercado, devido ao risco. Pois como existem empresas que estão hipervalorizadas, têm aquelas que estão indo ladeira abaixo, como a CVC, que perdeu 30% do seu valor em poucos meses, e a Braskem, que sofreu um severo tombo no mercado, perdendo quase irrecuperáveis 36,7%.

Saiba dar valor ao seu dinheiro e estude as melhores oportunidades para multiplicá-lo. Permanecer em investimentos que não dão retorno, não convém em tempos nos quais estamos nos recuperando de uma crise econômica.  

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado