Sergipe eleva estoque de postos de trabalho em setembro | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe eleva estoque de postos de trabalho em setembro
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 31/10/2020 08h13

O mercado de trabalho sergipano apresentou uma elevação considerável no volume de empregos com carteira assinada no mês de setembro deste ano, com a elevação de 3.511 postos de trabalho. Sendo o melhor mês do ano para a geração de emprego. Esse dado anima o cenário econômico, que ainda se encontra em processo de recuperação devido aos problemas decorrentes do coronavírus, que afetou severamente nossa economia. Têm sido tempos difíceis, mas que a força empresarial tem buscado sua reversão, com muito trabalho, incentivando o mercado, fazendo com que a conjuntura aponte dias melhores para os meses subsequentes.

Esse dado ajuda a aliviar um pouco as dificuldades que temos enfrentado no que tange ao estoque de empregos, já que ainda estamos com -11.347 vagas fechadas no somatório do ano. Esse dado já foi pior, quando ao longo do ano, o desemprego atingiu quase 16 mil pessoas. Os danos da crise ainda serão sentidos por muito tempo, até que se apresente uma recuperação mais consistente. Entretanto, o mercado sinaliza através dessas contratações, que estamos em um processo de melhoria diante do que vivemos nos tempos sombrios em que a morte assola as famílias, as pessoas, os negócios, assola a todos nós. Sinalizando que teremos um natal mais feliz, com novas oportunidades para as pessoas, mais iluminado para nossas vidas. As empresas estão reagindo.

A bem da verdade, não será fácil esse processo de recuperação da economia, mas a maneira como foram distribuídas as vagas no mercado de trabalho, sinalizam uma forte recuperação do comércio A indústria alavancou a recuperação de empregos em setembro com +1.898 vagas; com a agricultura somando +659; construção civil com +524 e um número consideravelmente importante para o comércio, com elevação de +472 novos empregos. No ano passado o setor que havia alavancado a geração de emprego no mês havia sido a agricultura, considerando o período de algumas safras que se aproxima, o comércio empregou na época 286 pessoas. Então com esse crescimento considerável na atividade comercial, entendo que essa poderá ser uma constante no período, com maior crescimento de oportunidades de trabalho dentro do comércio. Provavelmente, teremos nos três meses finais do ano, mais empregos sendo gerados na atividade do comércio.

Isso é bom, pois a elevação do estoque de empregados no comércio, indica que no final da cadeia produtiva, o ânimo é maior e que os empresários estão mostrando mais confiança na situação econômica sergipana. Levando em conta o descrédito generalizado que atingiu todos os setores, principalmente o comércio que ficou com portas fechadas por quatro meses, os indicadores apresentados pela Fecomércio, com o índice de confiança do empresário revertendo sua condição para otimista, temos sim um momento melhor para as vendas, o que por tabela, eleva a vontade de contratar dos empreendedores.

Há duas semanas, havia falado sobre a abertura da temporada de contratações e falava sobre a expectativa de elevação nas vendas e empregos estava em elevação. Isso se confirma pelo segundo mês seguido, com os resultados divulgados. E agora é seguir no ritmo da confiança empresarial, para que possamos ter mais alguns milhares de empregos gerados, para tentar minimizar os estragos da pandemia.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado