Sistema S faz o que o governo deveria fazer | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Sistema S faz o que o governo deveria fazer
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 21/12/2018 11h19

Em um país no qual se lamenta as sucessivas denúncias de verdadeiros saques aos cofres públicos, com escândalos que atingem todas as correntes políticas nacionais, sem poupar ninguém, quem sofre as consequências é a população que fica desassistida de saúde, educação de qualidade, capacitação profissional, moradia, transporte público eficaz e índices econômicos desanimadores. Ações práticas, principalmente na estrutura de promoção do bem-estar da população não existem quando se trata do ente público para sua realização.

Educação, saúde, lazer, esporte, arte, cultura e capacitação profissional são partes integrantes de uma premissa que muitos apregoam nos discursos políticos, mas de fato não se vê nas pessoas e famílias, qualidade de vida. Esse conjunto de fatores é determinante para uma sociedade mais justa, igualitária e produtiva.

Os fatores citados também garantem não apenas a qualidade de vida da pessoa, mas a sua melhora enquanto trabalhador, pois envolve uma questão que é fundamentada no sonho de cada cidadão brasileiro, ter uma vida melhor. Investir nesses elementos é importante para poder ter pessoas mais preparadas física e mentalmente, com saúde e qualificação para enfrentar o cotidiano, gerando um melhor trabalho e mais produtividade.

O que os governos fazem mal ou não fazem é promovido por entes federativos que criaram e administram serviços sociais e educacionais. Esses entes federativos juntos são conhecidos como Sistema S. Divididos em categorias de atividades produtivas, o SESC e o SENAC são mantidos pelos empresários do setor terciário, o comércio de bens, serviços e turismo; SESI e SENAI na atividade industrial, custeados pelos empresários da indústria; o SEST e SENAT, que são sustentados pelos empresários do setor de transportes e o SENAR, alimentado pelo setor agropecuário.

Esses entes, coordenados pelas suas federações, a exemplo da Fecomércio, pelo comércio, e confederações, como a CNC, Confederação Nacional do Comércio, são partes integrantes do sistema que mais revoluciona o modo de produção nacional e mais promove qualidade de vida para o trabalhador. Já percebeu que um trabalhador que usa os serviços do Sistema S é mais bem preparado para o exercício da sua atividade, tem melhor humor no trabalho e produz com mais qualidade? Esse é o resultado de serviços que são pensados e planejados para atender as principais demandas da população trabalhadora. O pensamento da classe empresarial, seu modo administrativo e sua cultura sendo aplicada nas entidades resultam na maior rede de atendimento aos trabalhadores do país. En quanto isso, parques públicos, praças esportivas e escolas da administração pública não saem do lugar.

As unidades escolares e pedagógicas do Sistema S, como o Senac, por exemplo, são as que mais promovem qualificação profissional de qualidade no Brasil. Um profissional formado pelo SENAC sai com uma grande vantagem na chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, pois há 71 anos, a entidade é vista como referência no quesito formação profissional. O que já é feito há sete décadas só foi pensado efetivamente pelos governos, nos últimos 10 anos, quando houve o “boom” de escolas profissionalizantes públicas. Ou seja, os empresários estão dando volta de vantagem no poder público nesse aspecto há vários anos.

Iniciativas como o Sistema S devem ser mantidas, pois atendem as principais necessidades de formação profissional para preencher as vagas no mercado de trabalho ofertadas pelas empresas. São elas que oferecem 93% dos empregos gerados no Brasil, sendo sinônimo de crescimento econômico, produtividade e verdadeira qualidade de vida para o trabalhador, por meio do Sistema S. Para entender melhor, basta comparar o que existe na iniciativa pública e comparar com o que é desenvolvido pelo Sistema S. Enquanto os recursos rendem no Sistema S, no poder público, parece que caem em um saco sem fundo e se perdem no abismo da corrupção. Se o poder público aprendesse a desenvolver ações como o Sistema S faz, certamente o Brasil seria um país melhor, mais desenvolvido e mais produtivo.

 

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado