Só vamos superar a crise se cada um fizer sua parte | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Só vamos superar a crise se cada um fizer sua parte
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 19/12/2020 07h03

Ainda não é momento de se comemorar. Infelizmente, a pandemia do coronavírus levou a vida de 2.387 sergipanos até a sexta-feira (18), trazendo tristeza, abatimento, sofrimento e desalento para milhares de famílias. São perdas que jamais serão reparadas, porque foram vidas que se esvaíram nesse verdadeiro cenário de terror que vemos nos hospitais, nas casas e no íntimo das pessoas. Além disso, também sofremos com uma grave crise que abateu nosso mercado, principalmente as atividades comerciais e de serviços, que trouxe junto um número expressivo de desempregados, devido a quatro meses que as lojas estiveram fechadas.

Mas essas perdas têm sido recuperadas com muito esforço da classe empresarial e dos trabalhadores, que juntos estão trabalhando seguindo as regras impostas para o controle da pandemia, combatendo a disseminação da doença e promovendo a recuperação das perdas das vendas do varejo e dos empregos que também foram perdidos no período. Estivemos com mais de 15 mil desempregados. Contudo, atualmente, os dados do CAGED apontam que metade desses empregos já foram recuperados. A tendência é de manutenção de elevação neste final de ano.

Esse é um dos resultados da retomada da confiança dos empresários no cenário econômico atual. Mesmo diante de instabilidades, por conta de um novo avanço da transmissão da COVID-19, a economia se comporta de modo mais promissor para os próximos meses. É importante salientar que durante os meses em comércio voltou a abrir as portas, a taxa de contágio esteve baixa e a pandemia sob controle no estado, mostrando que as atividades comerciais não tinham correlação com a doença. As lojas voltaram a atuar, voltaram a vender e voltaram a acelerar nossa economia que esteve parada após um grave tombo. Agosto, setembro e outubro apresentaram grandes elevações nas vendas, no que diz respeito à variação comparativa anual. Novembro e dezembro deverão manter essa trajetória de recuperação forte.

O momento atual inspira novos cuidados para que a doença não volte a avançar severamente como está acontecendo em outros estados do Brasil. Estamos com crescimento do contágio há um mês e estabilidade no número de mortes há dois meses. Estamos em um processo de recuperação dos postos de trabalho, porque os consumidores voltaram com força às lojas e esse ciclo virtuoso não pode ser momentâneo.

Para isso, é necessário que as pessoas voltem a se proteger e proteger aos outros. Pois é injusto que pessoas inocentes, trabalhadores inocentes e empregadores voltem a sofrer por atos inconsequentes de pessoas que não possuem noção do que é certo e ignoram o problema sério que está atrás das portas de quase 2.500 famílias, por terem perdido seus entes queridos. Não adianta acreditar que é invulnerável, fazer de conta que nada está acontecendo, aglomerar em festas, não usar a máscara nesse momento em que ela é necessária, nem dizer que só quem pega a doença é velho. O vírus está por todos os lugares e ele pode atingir a todos, suas famílias, empresas e empregos.

Mais Notícias de Marcio Rocha
23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023

06/01/2024  03h03

E agora? Como evitar o sufoco das contas no início do ano?


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado