Whatsapp Pay é uma boa? | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Whatsapp Pay é uma boa?
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 08/05/2021 05h49

Cada vez mais as formas de pagamento têm se aproximado do consumidor, promovendo comodidade, praticidade e agilidade para suas compras ou operações individuais bancárias. O PIX está sendo um grande sucesso e revolucionou o mercado, dando muito mais liberdade ao público para fazer suas transações, estando cada vez mais solidificado na vida das pessoas. E agora, desde a última terça-feira, surgiu um método interessante para ser utilizado pelas pessoas, o Whatsapp Pay.

O maior aplicativo de mensagens do mundo, consequentemente uma das maiores redes sociais em atividade no momento, tem sempre inovado para manter o consumidor cada vez mais vinculado à ferramenta, que se tornou uma boa oportunidade de realização de negócios e agora, permitindo a possibilidade de realização de pagamentos, deixa a vida do consumidor cada vez menos complicada. Como você, caro leitor, sabe que nosso objetivo semanal é descomplicar a economia, obviamente falaremos desta ferramenta nesta semana.

Aprovado em 30 de março pelo Banco Central do Brasil (BCB), o público começou a ter acesso ao Whatsapp Pay desde a última terça-feira (04), para poder enviar e receber dinheiro. A ferramenta, na verdade, chegou em 2020, mas ainda no ano passado foi suspensa pelo BCB para sua regulamentação. Agora, quem desejar fazer seus pagamentos e recebimentos conta com mais acessibilidade a esse serviço em seu dispositivo móvel.

Como utilizar?

Primeiramente, o usuário do serviço deve fazer uma atualização do aplicativo Whatsapp na sua loja vinculada ao sistema operacional. Tanto iOS, quanto Android já estão com o a atualização disponível. Daí, é necessário que seja criada uma conta no Facebook Pay, ferramenta já disponibilizada há alguns anos na rede social. Com a conta criada, será pedida uma validação com senha de seis dígitos para que seja usada em todas as transações pelo aplicativo. Além disso, deverá ser cadastrado um cartão vinculado à conta, seja ele de crédito, débito ou que exerça as duas funções ao mesmo tempo. Daí, pimba! Você estará apto a usar o Whatsapp Pay.

Para isso é necessário ter uma conta bancária, cuja vinculação de operação de crédito esteja nas bandeiras Visa ou Mastercard. Por enquanto somente os usuários do Banco do Brasil, Bradesco, Banco Inter, Itaú, Nubank, Sicredi e Mercado Pago têm acesso à funcionalidade. A empresa a operar as transações do Whatsapp Pay no Brasil é a Cielo.

Há de se considerar que as operações de pagamentos pelo Whatsapp Pay têm um limite de até R$ 1 mil por transação e receber ou efetuar no máximo 20 transações diárias. O limite mensal de valore para operações da forma de pagamento é R$ 5 mil. Ou seja, pode ser que você utilize todo o limite de pagamento ou recebimento em poucos dias. Acredito que em breve esses valores deverão ser ampliados, à medida em que as operações, principalmente de vendas no varejo cresçam com o uso da ferramenta.

Cuidados com o uso

Obviamente, por se tratar de uma forma de pagamento, sempre aparecerão os espertalhões que quererão dar golpes nas pessoas desavisadas ou que enxerguem boa-fé nos outros. Portanto, você deve ter cuidado com as operações realizadas. As dicas são aquelas mesmas de sempre: Nunca compartilhe sua senha de operações pelo aplicativo com ninguém, muito menos o código de verificação. Se alguém lhe pedir isso, passe longe e não forneça os números. Tenha cautela com os links de pagamento enviados por pessoas desconhecidas, pois muitos se muitos golpistas já agem roubando contas de redes sociais para pedir dinheiro aos desavisados, imagine como será agora... sempre terá um estelionatário à espreita para tentar lhe dar um golpe.

Não fornecer o código de confirmação para terceiros é fundamental para evitar que alguém se aposse de sua conta, e por consequência use seu Whatsapp para fazer transferências irregulares. E se alguém tentar pedir dinheiro pelo aplicativo, mesmo sendo um amigo ou parente seu, se quiser ajudar, telefone primeiro para a pessoa. Isso vai evitar que você seja roubado.  

Mais Notícias de Marcio Rocha
13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...

27/01/2024  05h35

A inflação e a desvalorização do real de 1994 a 2023


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado