Bogotá ou Cartagena? Que cidade visitar? | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Bogotá ou Cartagena? Que cidade visitar?
Bogotá é uma metrópole, eclética e com uma vida noturna agitada. Já Cartagena é colorida e ensolarada.
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 13/06/2021 08h00 - Atualizado em 15/01/2023 16h26

Conheci Bogotá e Cartagena, duas belas cidades colombianas que valem a pena ser visitadas. Enquanto Bogotá é uma metrópole histórica, eclética e com uma vida noturna agitada, Cartagena e ensolarada e colorida, às margens do mar do Caribe. 

A primeira vez que estive na Colômbia foi  durante um stopover (uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão). Nós iríamos ter um dia inteirinho na cidade e é claro que queríamos aproveitar ao máximo. Eu já tinha feito uma pesquisa sobre os principais pontos turísticos e em frente ao aeroporto contratamos um taxista para passar umas horas rodando conosco.

A primeira coisa que percebi na capital colombiana foi que ficou no passado toda aquela insegurança de fazer turismo por lá. Por muito tempo, o país foi mal-visto devido à violência, drogas e narcotráfico, afastando os turistas. Mas quando visitei havia policiais com cachorros em todos os cantos da cidade.

Com uma população de cerca de 7,5 milhões de habitantes, a cidade conta com um centro histórico com prédios que datam do século XVII, conhecido como La Candelaria. É o coração da capital colombiana e também o local onde estão os principais pontos de interesse turístico.

Um dos pontos principais do centro histórico é a Plaza Bolivar, local onde a cidade foi fundada. O local já foi mercado de camponeses, já abrigou o pelourinho dos espanhóis, também foi local de fonte pública de água e também serviu como local para fuzilamentos de inimigos políticos. 

Antes se chamava Plaza Mayor, mas mudou para homenagear Simom Bolivar, que em 1819, chegou acompanhado de uma multidão após a vitória sobre os espanhóis na Batalha de Boyacá. Esta vitória consagrou a independência dos povos americanos da Espanha. Uma estátua do libertador Simon Bolivar foi cravada no centro da praça. No local também fica a catedral da cidade.

No alto das ladeiras de La Candelaria destaca-se a bela e pitoresca igreja vermelha e branca. Trata-se da Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma das igrejas mais belas de Bogotá.

São três museus que valem a pena ser visitados em Bogotá. O do Ouro é considerado o mais importante do mundo com essa temática. É muito bem organizado, com um acervo impressionante. Outro museu interessantíssimo é o do Botero, mas como visitamos a cidade em uma terça-feira, ele estava fechado. Botero é um dos artistas colombianos mais conhecidos da atualidade. Suas obras têm uma característica: são figuras gordinhas. E o museu abriga uma coleção impressionante de quadros, estatuetas, rabiscos e histórias, além de obras de arte de outros artistas internacionalmente conhecidos.

A Colômbia é a líder mundial em produção de esmeraldas e por isso resolvemos conhecer o museu das Esmeraldas. O tour começa por uma entrada que simula os diferentes tipos de mina e o guia explica as técnicas para a extração da pedra. Em seguida tem uma exposição de esmeraldas de todos os tipos e tamanhos. No final do passeio uma loja para quem quiser levar uma joia pra casa. Nos despedimos desse do museu com outro ícone do país: o café colombiano. 

No final do nosso roteiro, fomos ver Bogotá do alto, subindo a cordilheira do Andes, até o Monteserrate. A uma altitude de 3.152 metros, é um cartão-postal, ponto turístico, destino de trilhas e peregrinações, mirante natural e sem dúvidas um dos melhores pontos turísticos de Bogotá. Subimos de teleférico. E como ele subia muito rápido, minha mãe e tia, que me acompanharam na viagem, tiveram um leve mal estar porque o ar é bem mais rarefeito. 

Cartagena
A segunda vez que fui a Colômbia foi em uma parada em um cruzeiro no Caribe (Leia aqui). Assim, como foi em Bogotá, nós tínhamos apenas um dia para conhecer a belíssma cidade, então fizemos da mesma forma: contratamos um taxista que fez um tour que começou com uma visita ao Castillo de San Filipe, que foi construído com a função de proteger a cidade de Cartagena e é uma das mais importantes construções espanholas nas Américas.

Depois fomos conhecer a região de praia da cidade. As praias urbanas da cidade têm águas mornas e claras, porém com areia escura tornando o cenário bem diferente das praias caribenhas que estamos acostumados. Isso você só vai encontrar a quilômetros de barco no Arquipélago de Rosário.

Depois seguimos para a cidade amuralhada. Construída pelo Rei Felipe II, a Muralha de Cartagena com 11 km de extensão, tinha o objetivo de proteger a região dos piratas. Só foi concluída em 1796. Dentro dela, as atrações são todas bem perto e para todo lado que se ande há pontos a serem visitados. Um lugar interessante é a Plaza de Santo Domingo que tem uma escultura de Botero ao ar livre, chamada de Figura Reclinada. No local também tem excelentes opções de restaurantes. 

Curtimos o final de tarde na Plaza de Santo Domingo e seguimos de volta para o navio, com a vontade de um dia retornar para ficar mais tempo nesse país incrível que além dessas duas cidades que merecem mais tempo para visita, tem ainda outra grande atração: San Andres, uma ilha do Caribe colombiano, que tem um mar lindíssimo. As tais 'sete cores' que se tornaram clichê na descrição da ilha se devem a diferentes profundidades e solos (areia ou pedras) que fazem a água adquirir diferentes tonalidades dependendo de onde se passe. E um pequeno detalhe: tem os passeios mais baratos que você vai encontrar no Caribe, já que está fora do circuito dos americanos e europeus.

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado