Atacama e suas paisagens de outro planeta | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Atacama e suas paisagens de outro planeta
O deserto mais seco do mundo é também o mais espetacular de todos
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 01/11/2020 08h00 - Atualizado em 12/12/2020 10h19

‘Paisagens de outro planeta’, esse é um clichê muito usado para descrever o deserto mais seco do mundo é também o mais espetacular de todos. O Atacama tem vulcão, salares, lagoas, gêiseres, formações rochosas e um céu estrelado. Resolvemos conhecer o Atacama combinado com outros destinos turísticos do Chile que vou mostrar em outro texto.

Chegando em Calama, você pode comprar ali mesmo no aeroporto um transfer compartilhado e seguir para San Pedro do Atacama que fica a 100 km de distância.

Nós optamos por nos hospedar em um hotel chamado Atacama Adventure, pertinho do centrinho pela comodidade. Ao chegar no hotel, resolvemos relaxar no ofurô na área externa, mesmo com uma temperatura de zero grau. Viajamos para o Atacama no inverno e por ser deserto, o local tem grande amplitude térmica. À noite nessa época do ano tem sempre temperaturas negativas.

Para conhecer os principais pontos turísticos do Atacama, você tem que ir às ruas das agências no centrinho para comprar um passeio para cada dia que está no deserto. A dica é pesquisar em uns três locais diferentes para descobrir quem oferece um melhor custo-benefício.

Nosso primeiro dia foi para conhecer o Salar de Atacama, uma das maiores salinas do mundo, e que faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. No dia seguinte fomos visitar as lagunas Altiplanicas e as Piedras rojas, este para mim o roteiro mais surpreendente do Atacama. A paisagem é surreal, parece que você está no meio de um quadro com cores completamente diferentes do que você está acostumado a ver na natureza.

O dia seguinte foi reservado para conhecermos o Valle de La Luna e o Valle de La Muerte em que estão algumas das paisagens mais famosas do Atacama. Aqui, a cordilheira forma desenhos que não parecem fazer parte do nosso mundo. Areia e pedra em tons de vermelho, dourado e cinza ora lembram a superfície da lua, ora lembram a superfície de Marte.

No nosso quarto dia visitamos os Geysers de Tatio. Para mim, esse foi o momento mais tenso da viagem. Uma van nos buscou no nosso hotel às 3h30 da manhã. A temperatura estava -12 graus e a van não tinha aquecimento. Foram umas 2h de viagem literalmente congelando no carro. Inexperientes com viagem para lugar frio, estávamos com botas inadequadas, nossos pés ficaram azuis e muito muito doloridos. A gente massageava, mas nada adiantava. Confesso que se eu soubesse que ia passar por isso, teria desistido desse passeio. Portanto, para quem for para o Atacama não deixe de comprar botas apropriadas.

Quando o dia começa a amanhecer, a temperatura vai melhorando. A gente toma um café caprichado com uma paisagem incrível. E em seguida temos o espetáculo de erupção dos gêiseres que a gente podia observar bem de pertinho seguindo o caminho demarcado que passa entre as chaminés de água e vapor. É um fenômeno que só se vê em poucos lugares do mundo; os Geysers del Tatio são o terceiro maior campo geotermal conhecido. O show dura até pouco depois de nascer o sol, quando cai a diferença entre a temperatura da água e a temperatura ambiente. Com o passar das horas, a temperatura vai subindo.

O último dia no Atacama foi reservado para conhecer o Salar de Tara, que fica próximo à tríplice fronteira entre Chile, Bolívia e Argentina. Isso nos foi recomendado pela agência para que tivéssemos tempo para nos aclimatar com a altitude de 4.500m que iríamos enfrentar. O Salar é um dos cenários mais misteriosos do deserto do Atacama. As figuras solitárias dos Monjes de la Pacana e o paredão chamado de Catedral de Tara têm tamanho e formas monumentais.

 

Confira um vídeo com uma rota pelo Atacama:

É possível combinar com o roteiro do Atacama para uma expedição para o Salar de Iuni na Bolívia, mas para isso vc precisa de 11 dias de viagem, 4 só para a expedição. Mas nós optamos por seguir para conhecer Santiago, Vale Nevado, Valparaiso e Viña del Mar que vou contar em outro post.

Para acompanhar as viagens em tempo real, siga o instagram da Coluna: Clique aqui!

 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado