Brasília, muito além do turismo de negócios e cívico | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Brasília, muito além do turismo de negócios e cívico
A cidade tem diversos atrativos a beira lago e um por do sol de tirar o fôlego
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 28/02/2021 08h00 - Atualizado em 15/08/2021 10h33

Quase todo mundo que visita Brasília vai a compromissos políticos ou quer fazer turismo cívico visitando os principais monumentos concentrados no Eixo Monumental. Em uma hora é possível circular pelos principais monumentos da cidade: Congresso Nacional, Catedral, Palácio do Planalto, Museu da República e Memorial JK. Porém o segredo está mesmo no interior desses prédios. E para visitá-los é preciso um pouco mais do que algumas horas.


Diferente de tudo o que você já viu, Brasília é a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é peculiar sob todos os aspectos. A capital é muito mais do que o centro político do Brasil e oferece uma gama de outras opções que merecem ser visitadas. Então leia esse texto para se programar e ficar mais dias em Brasília quando viajar a cidade a trabalho ou a passeio.

A primeira dica para quem quiser esticar para ficar mais dias na cidade é conhecê-la de um ângulo diferente: a partir do lago, seja de lancha, caiaque ou praticando Stand up. Em vários pontos do lago você pode alugar um desses equipamentos esportivos e remar por uma hora. Existem náuticas que alugam no Life Resort, no Katanka, no Clube Naval, entre outras. E também várias empresas que alugam lancha ou fazem passeios em embarcações maiores. Confira o vídeo e se encante o com Lago Paranoá:

Esses espaços também oferecem uma área com bar ou restaurante para o visitante passar o dia antes ou depois do passeio pelo lago. Você vai se sentir como se estivesse à beira mar. A vista da cidade a partir do lago é belíssima. 

Outra dica em Brasília é pedalar ou andar de patinete pela cidade, que oferece vários para aluguel na rua. A cidade é bastante plana e tem áreas que favorecem os passeios de bike. O Setor Hoteleiro Turístico Norte é uma delas. Além de belas vistas do lago, o visitante pode pedalar até o palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da república.

Dentro do plano piloto tem ainda dois parques onde as pessoas vão correr ou fazer caminhada: o Parque da Cidade, entre a Asa Sul e o Sudoeste, e o parque Olhos d’água na Asa Norte.

Agora vamos ao turismo gastronômico. Terceiro maior polo gastronômico do país, Brasília oferece diversas opções de bares e restaurantes de ótima qualidade. Tem comida pra todo gosto: italiana, francesa, frutos do mar, mineira, fitness. A miscigenação da população atrai todo tipo de restaurante: são mais de 80 embaixadas do mundo e imigrantes de todas as regiões do Brasil que dão sabor à culinária local. 

E para finalizar o dia de passeios, não deixe de encontrar um belo lugar para apreciar o pôr do sol, que é um espetáculo à parte na cidade. Um dos lugares mais conheciados para apreciar o por do sol é o Pontão do Lago Sul, mas a cidade oferece muitos outros belos recantos seja a beira lago ou em um dos mirantes da cidade, o entardecer é sempre uma grande surpresa.

Um pouco de história
Duas linhas em formato de cruz. A partir desse traçado simples nasceu o Plano Piloto. Com projeto urbanístico de Lucio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, Brasília ganhou vida em 1960, pelas mãos do então presidente Juscelino Kubitschek. Construída em apenas 1.000 dias para ser a nova capital, ela surpreendeu pelo modernismo do traçado e das construções.
Em Brasília, os prédios não têm cercas e não há ruas residenciais, mas quadras. Não tem nomes de ruas, apenas siglas que identificam as quadras. Tudo parece muito estranho aos olhos de quem visita a capital pela primeira vez. Cada coisa em seu setor. Hospitais, bancos, casas, apartamentos, comércio.  

Brasília é dessas cidades recheadas de cartões-postais. O concreto muito aparente se contrapõe à arborização do Plano Piloto, cheio de árvores floridas. 

Quando ir a Brasília?
Famosa por apresentar baixa umidade e poeira vermelha Brasília tem um longo período de estiagem e os meses de chuva as tempestades são intensas. O clima é fator importante na hora de escolher a melhor época para visitar Brasília, já que a cidade tem duas estações muito bem definidas: seca e chuva.

A seca começa em maio, quando as chuvas diminuem e os ipês-roxos anunciam a sua chegada. A grama ainda verde, a cidade florida e o clima com temperaturas amenas fazem desse período o ideal para os visitantes. É na seca que podemos observar os mais bonitos pores do sol, que ganha incríveis tons, que variam entre o amarelo e o roxo. A época mais seca e quente é setembro, mas em compensação a cidade fica toda florida com os ipês-amarelos.

De novembro a janeiro é o período mais chuvoso e menos indicado para ir à cidade, porque muitas vezes chove o dia inteiro e as ruas ficam alagadas.

Onde ficar?
Fora da pandemia, Brasília tem uma característica interessante: os hotéis costumam ficar lotados e bastante caros durante a semana por causa do alto índice de turismo de negócios. Se você não vai viajar a trabalho, o melhor é optar por uma visita de sexta a domingo, quando os hotéis ficam pela metade o valor das diárias e até os moradores da cidade aproveitam. 
Para o turismo de lazer em Brasília o ideal é ficar no Setor Hoteleiro Turístico Norte, região a beira lago que oferece diversos hotéis e resorts. É um ótimo lugar para se hospedar porque além de você ficar perto da Esplanada dos Ministérios, ainda tem uma vista privilegiada do lago. 

Mas a grande maioria das opções de hotel está nos setores hoteleiros Sul e Norte (SHS e SHN). As duas áreas são muito centrais e perto de grande parte dos pontos turísticos. É possível ir a pé até Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Praça dos Três Poderes. Comércio também não falta. Os dois setores têm shoppings próximos.

Onde comprar?
Agora vamos ao momento muamba! Brasília tem diversos shoppings e feiras, mas sem dúvidas a preferida dos turistas é a Feira dos Importados. Se você é daqueles que não perde a chance de ir à rua 25 de março em São Paulo, não deixe de ir ao local. O estilo de loja e os preços são basicamente os mesmos. 

A feira, que começou em 1997, tinha algumas poucas dezenas de barracas. Hoje são 2.000 boxes que se dividem na venda de eletrônicos, cosméticos, roupas, calçados, alimentos, artigos para casa, produtos esportivos e tudo o que você possa imaginar, geralmente não originais. 


 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado