Confira todas as dicas para economizar em Roma
Também um vídeo completo sobre o que fazer em Roma, com suas principais atrações e história da cidade e monumentos Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 13/10/2024 08h00Vívida, alegre e, ao mesmo tempo, caótica, cheia de história e gastronomia, não é à toa que Roma é um dos destinos mais procurados do mundo! Passei uma semana em Roma. Era inverno e eu tinha também muita vontade de conhecer a Costa Amalfitana, mas acabei resolvendo ficar somente em Roma para conhecer a cidade mais calmamente e voltar para a região de Capri no verão. Nesse vídeo temos um guia completo sobre o que fazer na cidade, além de algumas dicas de como economizar. Confira o vídeo:
Vocês conferiram no vídeo um guia completo para conhecer Roma, mas agora vou explicar como economizar ao montar seu roteiro. A primeira delas é: Viaje na baixa temporada. Essa dica vale para vários destinos europeus. De junho a agosto são os meses de verão e férias na Europa, são os mais caros.
Outra dica interessante é fazer um free walking tour. Basta você colocar no Google o nome da cidade que vai localizar vários. Escolha um que se encaixe na sua agenda. Lembrando que você não paga para reservar, mas ao final do passeio, deve dar uma gorjeta para o guia. O preço médio sugerido por eles é 10 euros. Eu garanto a você que vale a pena porque você tem um panorama sobre a história da cidade e as atrações para voltar depois com mais calma. É algo parecido com aqueles ônibus turísticos hop on e hop off, podemos fazer um roteiro em muitas cidades, só que mais barato. Com um detalhe importante: na Europa, a maioria das atrações das cidades está no centro histórico e você pode fazer tudo a pé. Em Roma não é diferente.
Outra dica é: compre com antecedência ingressos para atrações que você vai visitar, assim você não corre o risco de ficar sem ingresso e também não perde tempo nas filas. Para Roma eu recomendo um ingresso para o Coliseu e os Museus do Vaticano. Esses, na minha avaliação tem o melhor custo-benefício porque você tem acesso as mesmas informações com o audioguia e paga bem menos:
Compre seu ingresso para o Coliseu e Monte Palatino
Compre seu ingresso para os museus do Vaticano
Outra informação importante é chegar e sair do aeroporto de trem. Tem uma estação no local. basta você seguir essas placas indicativas do aeroporto. Você paga 8 euros ao invés de 50 que é a média de preço de Uber.
Já os passeios, você pode fazer a pé. Roma é uma cidade feita para bater perna. Muitas atrações são próximas umas das outras. Uber e táxi é bem caro e metrô é bem restrito porque escavações arqueológicas impedem a sua expansão.
Já quando se trata de alimentação, faça pequenas refeições ao longo do dia em locais mais baratos. Reserve para o almoço tardio ou jantar para uma refeição mais cara de preferência fora das zonas muito turísticas. Trasrevere é uma boa opção. Outra dica importante: se você não se incomodar em comer em pé, o preço de um café com sanduíche, ou de um sorvete, pode ser mais barato se você comer em pé, ao invés de se sentar em uma mesa. Antes de entrar no restaurante, verifique o cardápio que, normalmente, fica do lado de fora. Assim você já seleciona os que estão com Melhor preço.
Se hospede fora do centro turístico ou escolha um Hostel. Trasrereve é uma boa opção de bairro com hotéis econômicos. E para mim também era ótimo porque eu voltava a pé dos passeios e já parava em restaurantes deliciosos do bairro para almoços tardios.
Em Trastevere é como entrar em uma Roma diferente e aproveitá-la longe das multidões de turistas. Lá você não verá palácios ou luxos, mas encontrará ruas estreitas, coloridas e charmosas que farão você se sentir em um filme de Fellini. É uma zona boêmia que preserva as suas raízes centenárias de classe operária. É conhecido pelas tratorias tradicionais e inovadoras, lojas de artesanato e hotéis econômicos. Exatamente por isso que me hospedei por lá.
E por último e não menos importante: Beba água das fontes, que é limpa e potável. Elas estão espalhadas pela cidade, e ainda é geladinha.
Você pode combinar Roma com outros destinos no país.
Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.