Cruzeiro pelo Caribe sul e turismo na Cidade do Panamá | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Cruzeiro pelo Caribe sul e turismo na Cidade do Panamá
Saída do Panamá, com paradas na Colômbia, Jamaica, Ilhas Cayman e Costa Rica
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 18/10/2020 09h00 - Atualizado em 12/12/2020 10h28

Meu segundo cruzeiro no Caribe foi pela rota do sul no navio Monarch, da Pulmantuor. Partimos do Panamá, com a primeira parada em Cartagena, na Colômbia, uma cidade muito interessante e com bastante história! O primeiro foi no Caribe Oeste, que já relatei a experiência aqui na coluna

Como só tínhamos um dia para conhecer Cartagena, contratamos um taxista que fez um tour que começou com o Castillo de San Filipe, depois fomos conhecer a área de praia da cidade. Ele nos deixou na cidade amuralhada, que concentra hoje os principais pontos turísticos. 


O rei Felipe II mandou construir as Muralhas de Cartagena com 11 km de extensão para proteger a região dos piratas. A muralha só foi concluída em 1796. Dentro da cidade murada, as atrações são todas bem perto e para todo lado que se ande há pontos a serem visitados. Um lugar interessante é a Plaza de Santo Domingo que tem uma escultura de Botero ao ar livre, chamada de Figura Reclinada. No local também tem excelentes opções de restaurantes. 

A parada seguinte foi na Jamaica. Se existe um país onde estereótipos são bem reais, este lugar é a Jamaica. Reggae, rasta, e diversas abordagens para a venda de canabis. É um pouco estranho, mas basta você dizer que não está interessado e seguir em frente. Caminhamos pelo centro da cidade e depois fomos até a praia Doctor’s Cave, que ganhou esse nome nos anos 1920, quando um osteopata britânico visitou o local e afirmou que a água desta praia possuía propriedades medicinais curativas, o que acabou atraindo cada vez mais visitantes.

A parada seguinte foi nas Ilhas Cayman. Assim como em Cartagena e na Jamaica, é preciso escolher o que fazer porque só temos um dia para conhecer a ilha. Então primeiro nós fomos a bela e famosa Seven Miles Beach e depois passeamos pela capital George Town para conhecer um pouco a área urbana da ilha. O casal que viajava com a gente resolveu fazer outro roteiro: visitaram a mundialmente conhecida como Stingray City, a cidade das arraias. É o único lugar do mundo por onde é possível interagir com o instigante animal marinho.


A última parada antes de desembarcarmos no Panamá foi em Puerto Limon, na Costa Rica, que decepcionou um pouco, depois de conhecer tantas praias belíssimas. Na saída do porto passamos por uma feitinha com produtos artesanais, onde é recomendável comprar uma lembrancinha do local. Como a cidade não é muito interessante, resolvemos fazer um passeio de trem pela floresta de mata Atlântica. 

O cruzeiro foi de sete dias e durante dois não tivemos paradas. Ficamos a bordo aproveitando a estrutura. E toda as noites eram muito agradáveis com jantares e programações culturais. Em uma das noites, fui convidada para ser jurada de um concurso de dança e tive que arranhar o espanhol para comentar os passos dos dançarinos. Foi uma experiência divertida!

Panamá

Desembarcamos na costa Atlântica no Panamá e pegamos uma van direto para a costa pacífica que fica a 70 km de distância onde ficaríamos hospedados por quatro dias na capital, a Cidade do Panamá.

Conhecida como Dubai das Américas, tem arranha-ceus à beira mar e é uma ótima opção para quem gosta de jogar e fazer compras. A influência americana está por todos os cantos da capital, é tanto que a moeda que circula no país é o dólar.
Para fazer contraste à moderna cidade, tem o Panamá Viejo, que foi fundada em 1519, mas em 1671 foi ocupada pelos piratas e destruída pelos Espanhóis, Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade foi reconstruída a alguns quilômetros adiante, onde hoje fica o Casco Viejo. 

O centro histórico de Casco Viejo é perfeito para uma caminhada por suas ruas de pedra, em meio a edificações centenárias de estilo colonial bem preservadas. No local concentram-se algumas atrações históricas, como a Plaza de La Independencia, a Basilica Santa Maria, a Plaza Bolivar e as ruínas do Convento Santo Domingo.

Não tem como visitar o país e não conhecer o Canal do Panamá. É considerado uma das grandes obras da engenharia e liga os oceanos Atlântico e Pacífico, possibilitando que navios atravessem de um lado para o outro sem a necessidade de realizar um grande deslocamento. No local há um museu onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história da sua construção.

Não vá embora da cidade do Panamá sem fim de tarde no bar do terraço da Trump Tower (Sim, o hotel pertence ao presidente dos Estados Unidos), que tem um bar panorâmico no 66º andar com uma belíssima vista da cidade. O ideal é chegar ainda à tarde para apreciar o por do sol e a vista noturna tomando drinks de frutas tropicais ou piñas coladas.

Para acompanhar as viagens em tempo real, siga o instagram da Coluna: Clique aqui!

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?
O Jardim Botânico é a principal atração de Curitiba
01/10/2023  13h59 Roteiro em vídeo de Curitiba, a mais europeia das capitais brasileiras 
Novo ministro apresenta projetos da sua gestão
10/09/2023  08h00 Novo ministro apresenta projetos da sua gestão

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado