Dicas para viajar barato | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Dicas para viajar barato
Viajar não é caro se você aprender a gastar melhor seu dinheiro. Na Coluna dessa semana vamos dar todas as dicas!
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 24/01/2021 08h00

Vamos começar com as dicas para a compra de passagens: É sempre bom juntar milhas no cartão de crédito. Às vezes vale a pena comprar com elas. É bom ter essa opção. Mas a melhor forma de ter acesso a passagens com melhores preços são as plataformas que oferecem o serviço de busca de promoção, a exemplo do Passagens imperdíveis e Melhores Destinos. Neste último, você pode cadastrar seu email e receber todas as informações sem precisar procurar.

A maioria das passagens que comprei para viajar para o exterior foram nessas promoções, mas para isso você tem que planejar a viagem com antecedência. Se seu trabalho permitir, a dica é viajar na baixa estação, quando passagem e hospedagem costumam ser mais baratas. 

Hospedagem
Quando a pessoa viaja sozinha, vale a pena se hospedar em hostels, que tem preços mais baixos e são locais que facilitam o acesso a novas amizades. Mas para quem não gosta de dividir quarto com muita gente, alguns deles tem opções de quartos duplos ou individuais. Um site ótimo para comparar o melhor custo-benefício é o Hostelworld. Há ainda a possibilidade de alugar apenas um quarto de uma casa ou apartamento para baratear o preço da hospedagem. As buscas no portal Airbnb possibilitam esse recorte.

Quando se tem companhia para dividir o quarto, vale a pena pesquisar em mais de uma plataforma. O Aibnb oferece opção de aluguéis de casas e apartamentos, o que pode ser uma boa opção para quem está em grupo. E claro, deve-se procurar a forma mais tradicional de hospedagem, que são os hotéis, através de sites como Booking, hoteis.com ou Decolar, entre outros, para encontrar o melhor custo-benefício. 

Outra dica é se hospedar mais perto do centro da cidade, porque às vezes você paga menos em um hotel mais barato e mais afastado, mas gasta muito com transporte. 

Mas isso depende muito do local. Em alguns lugares, dá tranquilamente para usar sistema de transporte público. Por exemplo, em Paris, hospedagem é algo bem caro, ainda mais no centro. Quando estive lá, pesquisei bastante e gostei muito do bairro Monmartre, onde me hospedei. De metrô, a gente se deslocava muito facilmente para qualquer parte da cidade. 

Planejamento
Depois de compradas as passagens e reservada a hospedagem, é hora de pesquisar sobre o que fazer no seu destino para decidir a quantidade de dias que vai ficar e já planejar o deslocamento para cidades próximas. Muitos passeios dentro do seu destino que você gastaria muito usando pacotes de agência, dá para fazer com transporte público.

No caso da Europa, para se deslocar de uma cidade para outra, deve-se considerar a possibilidade de viajar de trem para distâncias mais curtas e ou até de ônibus para distâncias menores ainda. Isso porque estações de trem e de ônibus são no centro da cidade. Se você estiver hospedado perto, não precisará gastar com uber, ou taxi ao sair do aeroporto, que costuma ser caros. O ideal é fazer o mínimo possível de deslocamentos internos de avião.

Existem vários sites na internet ou aplicativos que mostram qual a melhor forma de se deslocar, a exemplo do Rome2io, que consideram a  quantidade de horas de uma cidade a outra usando os meios de transporte disponíveis e também faz comparação de preços. Se diante dessas opções, ainda valer mais a pena a passagem aérea, não deixe de buscar passagens em sites de empresas low coast como vuelling e ryanair

Sobre deslocamentos internos, tem muitas cidades em que vale a pena comprar o passe de metrô com quantidade de dias que vai ficar. Além de mais prático, é econômico, dependendo da quantidade de viagens que você vai fazer.

Alimentação
Quando se trata de alimentação, a dica é não comer em restaurantes em todas as refeições. Deve-se escolher somente um almoço tardio ou jantar, especialmente na Europa, onde o preço da comida costuma ser mais salgado. Por lá, vale a pena comprar as comidas de supermercados. Não esqueça também de abastecer o frigobar do quarto. E ainda tem as comidinhas de rua, as famosas street food, que em muitos lugares são deliciosas. Para mim, a cidade campeã de street food de todas que visitei, é Paris. Portanto, estando na capital da França, pode ficar tranquilo para reservar hotel sem café da manhã, porque as opções de crepes de rua, entre outras iguarias é enorme. Tem ainda os aconchegantes cafés.

Então pessoal, resumindo, viajar barato requer planejamento e pesquisa!

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?
O Jardim Botânico é a principal atração de Curitiba
01/10/2023  13h59 Roteiro em vídeo de Curitiba, a mais europeia das capitais brasileiras 
Novo ministro apresenta projetos da sua gestão
10/09/2023  08h00 Novo ministro apresenta projetos da sua gestão

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado