Escolha sua praia na Linha Verde e combine com um passeio pela história de Salvador | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Escolha sua praia na Linha Verde e combine com um passeio pela história de Salvador
A Bahia não é só sol e mar. Dá para enriquecer e muito uma viagem pé na areia com um pouco de história
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 12/09/2021 08h00

A Cancun brasileira não é Angra dos Reis, e sim a Linha Verde na Bahia. Vocês já se deram conta quantos belos resorts, vilarejos e praias existem em um espaço de apenas 150 km entre a divisa dos dois estados e Salvador? Na coluna Passos Pelo Mundo de hoje vamos trazer um panorama para vocês escolher a sua praia. E também uma sugestão em vídeo para você dividir a viagem com uns dias em Salvador, para conhecer um pouco dessa cidade tão rica em história, cultura e gastronomia. Confira o vídeo:

As primeiras praias da Linha Verde são as mais selvagens e desertas. Começando por Mangue Seco, cenário do livro Tieta de Jorge Amado, é procurada pelos visitantes para passar um dia entre o rio e o mar ou fazendo um passeio de bugre sobre as dunas. Em seguida tem a Sítio do Conde, ideal para quem curte aquela pousada pé-na-areia com praias desertas por perto.
A praia seguinte é Massarandupió, a única da Bahia onde é legal a prática do nudismo, Massarandupió está convenientemente escondida por dunas. A areia é dura e o mar um pouco turvo. Atrás das dunas há belas lagoas. Só é permitida a entrada de casais ou mulheres; homens desacompanhados são barrados. 

A parada seguinte é a Costa do Sauípe, complexo de resorts que preservou toda a vegetação junto ao mar: dunas e lagoinhas compõem uma paisagem mais bonita até do que a praia. O Sauípe Resorts abrange quatro dos resorts originais de Sauípe, que são ativados de acordo com a ocupação (não dá para escolher em que unidade se hospedar). Os hóspedes têm direito a usar todas as piscinas e restaurantes dessas quatro alas.

Em seguida temos Imbassaí, já mais urbanizada, porém sem badalação noturna. Além de pousadas, em Imbassaí  tem o resort all-inclusive Grand Palladium, que fica 2 km ao norte da vila.
Já a praia do Forte é uma das mais famosas com seu vilarejo de praia com toda a estrutura e o Projeto Tamar. O centrinho continua com aparência de vila de pescadores e não tem trânsito, já que o carros devem ficar estacionados no entorno.  A estação do Projeto Tamar é a grande estrela da praia, com tanques que mostram tartarugas marinhas filhotes e adultas. O melhor momento para visitar é à tarde, quando há uma visita guiada às 15h30, seguida por uma sessão de alimentação de tartarugas às 16h e uma sessão de alimentação de arraias e tubarões às 16h30. 

Completando os belos resorts da Linha Verde está o Tivoli Eco Resort Praia do Forte e o complexo Iberostar, que fica 3 km ao norte da vila de Imbassaí, num trecho de mar mais bravo (e praias desertas). E depois tem o resort Vila Galé Marés, já em Guarajuba. 

E por falar em Guarajuba, essa é a queridinha das imobiliárias, com sua grande concentração de condomínios. É muito procurada por pessoas que viajam em grupo e querem alugar casas. Tem um grande calçadão e um mar super gostoso. Essa é uma praia que frequento desde criança e pela qual  tenho um carinho especial.

A próxima parada é a Barra do Jacuípe, uma das mais bonitas da região. É ótima para banho na maré baixa. O vilarejo vai até a beira da praia e tem bares e restaurantes. 
Já chegando em Salvador, a apenas 23 km da capital baiana, tem Arembepe, que tem parte de sua orla protegida por recifes, o que faz formar piscinas à beira-mar na maré baixa. Uma curiosidade do lugar é a Aldeia Hippie, onde já me hospedei há alguns anos, que fica à esquerda da vila; famosa por ter sido endereço dos Novos Baianos, a aldeia ainda resiste com residentes que vivem do artesanato.


Sem dúvidas, opções variadas é que não faltam nesse litoral norte baiano. E todas tão pertinho de Aracaju. Escolha sua praia e divirta-se!


 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado