Manaus, a Paris dos trópicos | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Manaus, a Paris dos trópicos
Conheça os principais atrativos da maior cidade do norte
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 05/12/2021 08h00 - Atualizado em 09/12/2021 11h59

Chamada de Paris dos trópicos, Manaus é a maior cidade do Norte, com 2 milhões de habitantes. Já foi uma das cidades mais ricas do Brasil, uma das primeiras a ter energia elétrica, um teatro e calçamento de pedra portuguesa. Hoje no blog Passos Pelo Mundo nós vamos mostrar o que fazer, onde se hospedar, onde ir e o que comer em Manaus. Confira o vídeo:
 

Quando ir a Manaus?
Manaus e a Amazônia são visitáveis o ano inteiro — a chuva, aqui, é parte da experiência. Mas se você quiser pegar menos chuva, vá entre junho e novembro.

O calor é constante. A temperatura mínima é sempre superior a 22ºC, e máxima, nunca inferior a 30ºC, em qualquer mês. As chuvas, porém, costumam dar um refresco logo depois que caem.

Quantos dias ficar?
Você precisa de 3 dias para passar em revista as atrações básicas de Manaus. Se tiver menos tempo, vai precisar priorizar os passeios. Com mais tempo, pode curtir as praias fluviais (na época da vazante) e as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Caso você combine Manaus com um hotel de selva ou cruzeiro fluvial, 1 ou 2 dias podem suficientes para as atrações da capital.

Passeios na floresta
A floresta está à porta. Manaus pode servir tanto de base para rápidos passeios pela mata, como de ponto de partida para um cruzeiro amazônico ou uma temporada num hotel de selva.

Eu fiz o passeio do Encontro das Águas, onde você presencia o encontro do Rio Negro e Solimões, faz um tour pela floresta e visita uma aldeia indígena. Na próxima coluna traremos um vídeo completo do passeio.

Um pouco de história:
Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que na época já era considerada posição estratégia em território brasileiro.
A partir de 1870, Manaus vivenciou um grande crescimento econômico, em razão do Ciclo da Borracha, encerrando-se em 1913, em virtude da perda do mercado mundial para a borracha asiática, fazendo com que a cidade retornasse a um novo período de isolamento até o advento da Zona Franca de Manaus, em 1970.

A decadência econômica da cidade levou à intervenção do governo federal brasileiro, que criou, já na segunda metade do século XX, a Zona Franca de Manaus. A atração de indústrias multinacionais de bens manufaturados para a cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico do município. Além disso, fomentou o aumento da população local. Na atualidade, Manaus é a maior cidade em população do Amazonas e o principal centro urbano do Norte do Brasil.

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?
O Jardim Botânico é a principal atração de Curitiba
01/10/2023  13h59 Roteiro em vídeo de Curitiba, a mais europeia das capitais brasileiras 
Novo ministro apresenta projetos da sua gestão
10/09/2023  08h00 Novo ministro apresenta projetos da sua gestão

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado