Suíça, um país que parece um conto de fadas | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Suíça, um país que parece um conto de fadas
A Suíça é um dos países mais caros da Europa, mas é possível se organizar para economizar
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 27/06/2021 08h00 - Atualizado em 15/01/2023 16h59

A Suíça é um país onde as paisagens são deslumbrantes. De vales verdes a lagos turquesa, passando pelos Alpes nevados, aproveitar o turismo na Suíça é como fazer parte de um conto de fadas. Sua força econômica se reflete no perfeito funcionamento de suas cidades que, além de contarem com a ajuda da natureza, ainda têm com uma arquitetura encantadora.

Saímos de Milão, na Itália, de ônibus até a estação de trem em Tirano, onde embarcamos no trem panorâmico Bernina. O trajeto é a grande atração da viagem de tirar o fôlego até a cidade conhecida por ser um resort de luxo. Confira o vídeo com um breve resumo da viagem:

 

Ainda nos pés dos Alpes, a vegetação é verdinha e a cada vez que subimos o chão vai ficando cada vez mais coberto de neve. E olha que ainda era outono! 

Ao chegar em St. Moritz você vai ser impressionar pela suas paisagens desenhadas pelas montanhas que ficam a 1856 metros acima do mar, natureza exuberante e o sol que brilha mais do que qualquer outro destino na Suíça.

A cidade foi o berço do turismo de inverno alpino e palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno. Seu destaque se deve originalmente a importância das suas fontes de águas medicinais, já conhecidas há 3000 anos. Por lá, tem também hotéis de luxo, lagos azul-turquesa nas montanhas e spas. 

O vilarejo está situado na região de Engadina na Suíça e tem como idioma oficial o alemão, mas muitos falam italiano, já que está bem próximo a fronteira da Itália.

Como eu não sei esquiar e não tinha orçamento para um spa de luxo, fiz caminhadas pelo lago e florestas na minha estadia por lá. Fiquei encantada com as árvores salpicadas de neve e com casinhas no meio do caminho. E o melhor, essa é uma atividade gratuita.

E é claro que passeei pelo centro de St. Moritz.  Você vai ficar impressionado com a quantidade de lojas de grife que vai encontrar por lá e com os preços das vitrines. Na praça central, é possível encontrar a Prefeitura, a Biblioteca Pública, lojas, hotéis e restaurantes.

Para não ter que pagar em um almoço 50 francos suíços (que é mais valorizada que o Euro), a refeição ficou por conta de uma salada com frango comprada em um supermercado. Mas de sobremesa, não deixe de experimentar a famosa torta de noz de Engadina, um dos símbolos da gastronomia suíça, que você poderá encontrar em praticamente todas as esquinas. Trata-se de uma torta sem requintes que usa sabores simples como mel, nozes, manteiga e creme de leite e que cai muito bem com café, para aquecer o corpo no frio andino.

Eu fiz o passeio pelo Getyourguide, mas é possível fazer por conta própria também. Vou deixar o link da Dani Tour, que ela ensina mais detalhes sobre como fazer esse passeio: Confira aqui!

Outros destinos na Suíça
A Suíça é pequena, mas a quantidade de destinos imperdíveis é enorme. O ideal é escolher uma cidade ou mais para visitar, a depender da sua disponibilidade de tempo e de orçamento.  Zurique é a metrópole suíça; Lucerne é a capital da Suíça central e uma das cidades mais visitadas; Genebra é conhecida como a capital da paz por abrigar associações como a ONU e a Cruz Vermelha; Montreux é conhecida como a cidade da música e é onde fica o famoso castelo “Chateau di Chillon”; Berna é a capital da Suíça e cidade medieval tombada como patrimônio histórico da UNESCO; Basiléia é a capital cultural da Suíça e porta de entrada no país voando de low cost e Lugano é a maior e principal cidade de Ticino, a parte italiana da Suíça.

Outro atrativo imperdível são as rotas de trem panorâmica. O país é  mundialmente famoso pelas suas rotas cênicas de trem. Além do Bernina que conheci, tem o Glacier Express ( de Zermatt a St. Moritz ou vice-versa) e o Golden Pass (de Lucerne a Montreux ou vice-versa). E, claro, não deixe de conhecer uma das cidades alpinas como St. Moritz que visitei; Zermatt (a vila onde se encontra a montanha Toblerone) ou Interlaken (a capital da aventura na Suíça).

 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado