Provence, uma viagem dos sonhos | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Provence, uma viagem dos sonhos
A Provence é um dos cantinhos mais magnéticos da Europa desde tempos imemoriais
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 27/09/2020 08h00 - Atualizado em 15/08/2021 13h21

Uma casa charmosa, pão fresco para um longo café-da-manhã, passeios de bicicleta, flores, umas taças de vinho e incansáveis experiências gastronômicas. Era assim que eu imaginava a vida na Provence, no Sul da França. Como adoro o interior da Europa, resolvi conhecer a região. Infelizmente minhas férias foram no inverno e não deu para conhecer de perto os campos de lavanda, o que é possível fazer no verão.

O Sul da França tem cenários magníficos que em uma simples viagem você não vai, e nem deve, conhecer tudo. Em um intervalo de cinco dias entre a Riviera Francesa e Barcelona, nós tínhamos que escolher que cidades visitar. Optei pelas mais tradicionais: Avignion e Aix en Provence. Também fomos a Marselha para uma festa de réveillon.

 

Então, pesquise! Nós queríamos fazer muitas rotas de carro entre as cidades para conhecer as vilas das redondezas e vinhedos. No entanto, como seguiríamos viagem para Barcelona, devolver o carro na capital da Catalunha encareceria bastante o preço do aluguel. Então decidimos nos locomover de trem e caminhar muito nas cidades onde estávamos. E claro, ter aquele tempinho para sentar em um restaurante, um café, ou até no banco da praça, para assistir ao movimento e curtir aquele cenário com uma taça de rosé ou vinho tinto na mão. 

Escolhemos Aix como base para ficar na região por ser central. Chegamos à noite na cidade e no dia seguinte fomos conhecer Avignon, a cidade mais turística da região. Sua principal atração é o Palácio dos Papas, que junto com a Catedral de Notre Dame e a ponte D’Avignion são considerados patrimônios mundiais da UNESCO. Eu AMEI Avignon e se pudesse voltar no tempo, escolheria ela como base. 

Reservamos algumas horas para a visita ao Palácio dos Papas, que virou residência dos Papas no ano de 1309, quando o Papa Clemente V resolveu abandonar Roma. O legado histórico de Avignon pode ser visto nessa visita. Você recebe um tablet e um fone de ouvido para conhecer a história de cada cômodo do palácio e os hábitos dos papas. A tecnologia permite que com a tela possamos ver como era a decoração dos ambientes na época.

Depois da visita, sentamos em um restaurante no centro da cidade amuralhada para um almoço tardio. O ambiente estava tão agradável perdemos a hora e consequentemente o último ônibus para a Aix. E tivemos que encontrar um hostel na cidade. Ainda bem que estávamos na baixa temporada. Voltamos na manhã seguinte para Aix.

O segundo dia foi dedicado a Aix-en-Provence. Caminhamos despretensiosamente pelas ruas. Nos perdemos entre as sinuosas ruelas medievais do centro histórico percorrendo caminhos diferentes que sempre revelam belas surpresas. 

O destaque é a Cours Mirabeau, considerada uma das avenidas mais bonitas do mundo, é a principal artéria da cidade desde o século XVII quando foi construída e que reserva de um lado lojas e cafés envidraçados para que se possa admirar o movimento. Do outro estão as mansões do século 17, moradas de nobres e de juristas.

Na Cours Mirabeau tem ainda várias referências a Cézanne, que pintou diversas obras famosas retratando a região. Lá está a chapelaria do pai do pintor, o apartamento da mãe dele e o famoso Café des Deux Garçons, o preferido do pintor. O Circuito de Cezane é assinalado com várias plaquinhas em bronze com a letra “C”. No centro de turismo da cidade você pode buscar um mapa para seguir a rota até o museu  Granet, onde há nove telas suas.

Não foi só Cezane que se inspirou na região. O holandês Van Gogh escreveu parte de sua história (e pintou muitos quadros) entre Arles e St-Rémy-de-Provence; Picasso viveu seus últimos anos num belo château aos pés da montanha Ste-Victoire, na vilinha de Vauvenarges. Albert Camus, escritor e filósofo argelino naturalizado francês, escolheu a pequenina Lourmarin como sua casa. Já o inglês Peter Mayle escreveu o best-seller Um Ano na Provence, indispensável para quem vai se aventurar por estas terras.

A obra “Um bom ano” de Peter Mayle foi para as telas de cinema em um filme dirigido  por Ridley Scott. “A Provence não mudou muito nos últimos 20 anos. Há mais bons restaurantes e lugares agradáveis para ficar, e os vinhos locais melhoraram enormemente. Algo que não mudou, felizmente, foi o sabor e as peculiaridades que compõem a personalidade da Provence, e que continuam a me fascinar”, disse Ridley poucos anos antes de falecer, em 2018. 

Reveillon
Eu estava pensando em curtir o réveillon em um restaurante típico provençal, mas minha amiga, animada como sempre, queria ir a uma festa. Como estávamos a 33 km de Marselha, esse era o melhor lugar para o tipo de evento, afinal é a capital da Provence e a segunda maior cidade da França depois de Paris. Pegamos um ônibus para a cidade e depois um uber e seguimos a festa no Le Rooftop, na beira do mar Mediterrâneo, que nos surpreendeu. 

A entrada custou 10 euros, bem diferente dos preços de festas de reveillon no Brasil. A dificuldade foi apenas ficar na fila de entrada por mais de uma hora congelando a uma temperatura de -3, potencializada pelo vento. O lado bom é que na fila fizemos amizade com umas francesas. Curtimos uma virada típica francesa com músicas famosas no país mas que a gente não conhecia. Voltamos de madrugada para Aix.
 

Dicas:
- Se estiver de transporte público, se hospede no centro da cidade para ficar perto das atrações e das estações de ônibus e trem, o que facilita o acesso a outras cidades. De carro você tem mais liberdade para ficar em outras áreas da cidade.

- Assim como as passagens de avião, quanto antes você comprar as de trem, vai conseguir preços mais baixos, mas não é necessário para viagens entre cidades vizinhas. Usamos o aplicativo Rail Europe, que faz uma busca por melhores preços entre as companhias. 

- Vantagens dos Trem na Europa: Evitar o aeroporto. Não ter que chegar com pelo menos duas horas de antecedência. Basta chegar 10minutinhos antes da partida e embarcar. Além do que as estações de trem geralmente são no centro das cidades.

- Para distâncias curtas, ônibus costumam ser uma opção mais barata. Use o aplicativo FlixBus para buscas.

Para acompanhar as viagens em tempo real, siga o instagram da Coluna: Clique aqui!

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado