Que tal fazer um cruzeiro no Caribe e ainda conhecer a cultura Maia? | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Que tal fazer um cruzeiro no Caribe e ainda conhecer a cultura Maia?
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 06/09/2020 08h00 - Atualizado em 28/11/2020 15h48

A melhor forma de conhecer o Caribe é a bordo de um navio porque você não precisa se preocupar com hospedagem, organização de passeios e escolha de restaurante. Cada dia o navio para em um país diferente e você tem o dia inteiro para passear nesse novo lugar. Existem três opções de roteiro: Caribe Leste e Oeste que partem de Miami e o Caribe Sul, que parte do Panamá ou Cartagena, na Colômbia.

Nossa primeira parada foi em Cozumel, local muito procurado para mergulho, que encontram na ilha mexicana águas quentes e claras, além de muita vida marinha. Outra peculiaridade de Cozumel que atrai e encanta os visitantes é a barreira de corais magnífica que há no sul dessa ilha. O mar de Cozumel é límpido e cristalino e a visibilidade de suas águas é de aproximadamente 30 metros. Aproveitamos para tomar uma autêntica marguerita e almoçar uma típica comida mexicana.

A parada seguinte foi para um dia de sol e mar em Mahogany Bay, em Honduras. Depois seguimos Belize. Essa foi uma parada que decepcionou. A fama de Belize é em função do buraco azul, mas por causa da maré não iriamos poder visitá-lo, então tivemos que nos contentar com o city tour na capital Belize, que não tem praia e a infraestrutura é um pouco precária.

A última parada é o ponto alto da viagem: a Costa Maia para uma visita às ruínas de Chacchoben, na Penísula de Yucatan, no México. Localizadas na floresta, essas ruínas datadas de 360 d.C. eram praticamente inexploradas até o início dos anos 2000. As pirâmides restauradas, escadarias e muros são a principal atração do local, que constantemente recebe escavações arqueológicas na busca de novas pistas sobre o povo maia. A uma hora de ônibus do porto, fomos guiadas por Lizabeth, que explicava tudo em inglês, mas também falava um pouco da língua Maia. Grandes observadores dos astros e sua relação com os ciclos da terra, arquitetos, matemáticos rigorosos detalhados, artistas plásticos, os maias construíram grandes templos elevados, cujas fachadas mostram os rostos de seus deuses. Sob sua tutela surgiram cidades harmoniosas, sistemas construídos para conservar a água da chuva e até mesmo para evitar inundações. Eles decifraram os segredos da agricultura e das ciências exatas e desenvolveram calendários com grande precisão para governar o dia, os seus períodos de plantio e para os seus jogos de guerra.

Uma parte importante da cultura dos maias estava relacionada com os sacrifícios humanos. Esses povos acreditavam que o sangue humano era fundamental para o funcionamento do Universo, logo, os sacrifícios eram uma forma de agradar aos deuses e de evitar que o caos reinasse. Assim, o sacrifício humano tinha uma grande importância religiosa.

O sacrifício humano tinha também um papel muito relevante na política maia. Como forma de obter prestígio social e político, os reis organizavam milícias de guerreiros especializados em capturar governantes e pessoas influentes de outras cidades para que fossem sacrificados.

É um passeio incrível, no meio de uma floresta tropical. Depois ainda dá tempo de voltar para a praia para dar um último mergulho antes de voltar ao navio.

 

Fizemos um cruzeiro de sete dias pela empresa Carnival, que tem excelentes preços e saem sempre de Miami. Nosso cruzeiro foi combinado com alguns dias em Miami, de onde também partimos de carro para Orlando para conhecer o Parque Universal.

Para acompanhar as viagens em tempo real, siga o instagram da Coluna: Clique aqui!

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado