Santiago, cidade moderna entre os Andes | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Santiago, cidade moderna entre os Andes
Com mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Santiago é grande, limpa e arborizada
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 22/11/2020 08h00 - Atualizado em 28/11/2020 15h43

A chegada em Santiago já impressiona. Da janela do avião sobrevoamos os Andes com picos nevados e a cidade bastante moderna no vale entre as montanhas.

Com mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Santiago é grande, limpa, arborizada, tem um sistema de metrô eficiente e belos pontos turísticos. Os Chilenos se orgulham em dizer que se trata da cidade mais desenvolvida da América Latina. 


Nosso primeiro fim de tarde em Santiago foi para jantar no restaurante giratório, que como o próprio nome diz gira em torno do seu eixo, permitindo uma visão de 360 graus da cidade e da Cordilheira dos Andes. Escolhemos esse horário para podermos ver a cidade de dia e de noite. Não se preocupe, ele gira muito lentamente e a cada hora completa uma volta. Eles servem comida internacional, mas também frutos do mar chilenos.


No dia seguinte, fomos fazer um circuito histórico pela capital chilena, saindo da Plaza de Armas, o coração da cidade. Ao redor da praça ficam alguns dos principais edifícios históricos, como o edifício dos Correios e a belíssima Catedral Metropolitana. Também vale a pena conhecer as ruas da região, caminhar pelo Paseo Ahumada até o Palácio de La Moneda. Aproveite para visitar o mercado central.

Também subimos o Cerro Santa Lucía, um verdadeiro refúgio verde de paz e tranquilidade no meio de Santiago. O parque, que tem monumentos e jardins, é ideal para caminhar e subir até o topo, onde se tem uma vista panorâmica da cidade. 
Depois fomos passear pelas banquinhas de vendedores ambulantes e só quando fui comprar um cachecol me dei conta que minha carteira tinha sido roubada. A sorte é que o passaporte e a maior parte do dinheiro estava na doleira. Portanto, cuidado com a bolsa!

Quando fomos ao Chile ainda não existia Uber. Andar de taxi era sempre uma grande aventura. Em uma ocasião estávamos voltando de uma festa e percebemos que o taxímetro estava rodando muitíssimo rápido. Quando chamamos a atenção do taxista ele disse: ou paga ou deixo vocês aqui mesmo. Descemos do carro e nos demos conta que estávamos no meio de uma rua escura e sem ter como voltar para o hotel. Até que passou um carro da polícia para nos avisar do perigo de três mulheres sozinhas àquela hora da noite. Acabamos chegando no nosso hotel numa viatura! rs

De Santiago, é possível fazer alguns passeios em bate e volta. Nosso primeiro passeio foi para o Vale Nevado. Para subir até lá, os ônibus têm que ter correntes nos pneus para que não deslize, portanto, não é recomendável fazer o trajeto por conta própria. Ao chegarmos no local, um dos primeiros programas é um passeio de teleférico. Mas dá também para fazer bonecos de neve sem medo de ser feliz! Terminamos o dia em um “almojanta” cpm uma belíssima vista para as cordilheiras. Confesso que fiquei com vontade de passar mais dias hospedada no local.

No dia seguinte, fomos para o litoral. Em uma excursão primeiro fomos à cidade portuária de Valparaíso, famosa por seu relevo acidentado e casas coloridas com uma bela vista para o mar. Na cidade, paramos para uma visita a casa-museu de Pablo Neruda, poeta e apaixonado por arquitetura. 

Em seguida fomos pra Viña Del Mar, a cidade de veraneio. Banhada pelo Oceano Pacífico, tem praias (infelizmente de águas geladas no inverno), bons restaurantes, bares e cassinos. 

 


Uma outra boa opção de passeio é uma visita às vinícolas. A Concha y Toro é famosíssima entre os turistas e oferece uma visita guiada que mostra as etapas de produção do vinho, além de degustação de vinhos ao final do passeio. A Undurraga oferece o mesmo tipo de passeio, mas é menos conhecida e pode ser uma boa opção para quem prefere conhecer uma vinícola de menor porte.

Nós combinamos esse roteiro com uma visita ao Atacama. 'Paisagens de outro planeta', esse é um clichê muito usado para descrever o deserto mais seco do mundo é também o mais espetacular de todos. O Atacama tem vulcão, salares, lagoas, gêiseres, formações rochosas e um céu estrelado. (Confira aqui).

Para acompanhar as viagens em tempo real, siga o instagram da Coluna: Clique aqui!

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?
O Jardim Botânico é a principal atração de Curitiba
01/10/2023  13h59 Roteiro em vídeo de Curitiba, a mais europeia das capitais brasileiras 
Novo ministro apresenta projetos da sua gestão
10/09/2023  08h00 Novo ministro apresenta projetos da sua gestão

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado