Seis lugares paradisíacos para visitar em Noronha | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Seis lugares paradisíacos para visitar em Noronha
Para visitar Noronha você tem que se planejar e fazer alguns passeios que facilitam o acesso às atrações
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 14/02/2021 08h00

Quem me acompanha no Instagram viu que viajei em janeiro para Noronha, um lugar que vocês já sabem que não é barato. Mas com planejamento você já consegue economizar bastante (Saiba mais). Mas uma coisa todo mundo que foi a ilha concorda: é uma viagem diferente, que vale muito a pena, especialmente porque você tem a oportunidade de ficar imerso em uma natureza exuberante, o que inclui avistar centenas de golfinhos no mar, nadar com tartarugas e tubarões. 

A chegada em Noronha é de tirar o fôlego. Somos recebidos pelos cartões postais Morro Dois Irmãos e a Praia do Sancho. Mas atenção viajantes: para conseguir essa vista, você tem que sentar no lado esquerdo da aeronave. Confira as imagens que fiz da janela do avião:

No primeiro dia que a gente está em Noronha é recomendável fazer o ilha tour, um passeio que as agências fazem por toda a ilha. Ele dá acesso aos principais pontos turísticos e praias com paradas para banho. Destaque para as trilhas com vistas do Morro Dois Irmãos, a descida até a praia do Sancho, considerada por pesquisa do Tripadvisor como a mais linda do mundo e o mergulho de snorkel na praia do Sueste com direito a avistar tartarugas, tubarões e peixes no fundo do mar. Depois de uma parada para almoço, seguimos para a Ponta do Air France, Buraco da Raquel e a belíssima baía dos Porcos. O fim do roteiro foi em um lindo pôr do sol com música ao vivo.

Além de fazer o Ilha Tour, é recomendável fazer um passeio de barco ou de lancha para avistar a ilha de outro ângulo. Nós fizemos os dois porque conseguimos uma promoção dos três passeios (Pagamos R$ 500). Nesse caso, a dica é fazer um pela manhã pra avistar os golfinhos e outro à tarde, de preferência em outro dia,  para curtir o por do sol no mar.

O de barco percorre um percurso maior pelas ilhas secundárias e margeando as principais praias, indo até a ponta da Sapata e com parada para banho na praia do Sancho. Fizemos o passeio pela manhã para avistar o golfinhos. São centenas que chegam nadando acompanhando o barco, é um momento emocionante! 

O passeio de lancha é conhecido como prancha vip porque é possível ser puxado em uma prancha e avistar a fauna marinha com Snorkel. O passeio é encerrado no por do sol com um peixe assado e um banho de mar na praia do porto. Confira um vídeo com um breve resumo desses passeios:

Agora vamos às praias paradisíacas de Noronha:

Primeiro é preciso compreender que Noronha é dividida em duas costas – o mar de dentro, voltado para o Brasil; e o mar de fora, voltado para a África. As praias mais visitadas ficam voltadas para o país: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É deste lado também que o sol se põe, reunindo turistas e nativos nas praias do Cachorro, Conceição e também no Porto.

Snorkeling no Sueste 
As praias do mar de fora são menos visitadas, mas igualmente lindas. A do Sueste é uma das melhores para observar a vida marinha em Fernando de Noronha porque é um local de alimentação de tartarugas e tubarões. A prática de snorkeling na área da praia é maravilhosa porque você poderá admirar corais, peixes de diferentes espécies, tubarões, tartarugas, polvos e lagostas. Se quiser aproveitar melhor o snorkeling, recomendo contratar um guia, que saberá levá-lo aos melhores pontos para observar animais. Nós fizemos esse mergulho no passeio Ilha Tour.

Essa praia costuma ter ondas fracas mesmo quando em outras praias as ondas estão fortes porque ela é como uma baía, protegida por pedras. O Sueste tem uma área destinada ao snorkeling e outra a banhistas; há ainda um trecho em que não é permitido nadar para preservar a vida marinha.

O snorkeling só pode ser feito com colete salva-vidas e não é permitido tocar os corais para não danificá-los. Encostar propositalmente nos animais também não é permitido e é passível de multa. 

Na entrada da praia funciona um centro de atenção aos turistas, que vende ingressos para o Parque Nacional Marinho, necessário para visitar o Sueste e diversas outras praias de Noronha. Ali também funciona um local para aluguel de material para snorkeling, lanchonete e loja de lembranças. 

Praia do Leão

Ao lado da Praia do Sueste fica a Praia do Leão. Seu nome vem de uma grande pedra que lembra um leão-marinho deitado. Considerada uma das três mais belas praias do país, contém a seu lado o Morro da Viuvinha. Suas águas são azuis, areias são claras, e as pedras formam piscinas naturais. Contém a presença dos destroços do Forte do Bom Jesus do Leão e seus 13 canhões quase enterrados. Esta é a praia onde mais ocorre a desova de tartarugas, com controle rígido, sendo que em período de desova ninguém pode acessar a praia depois das 18h. 

Ponta da Air France 

Localizada exatamente no ponto em que se encontram o mar-de-dentro e o mar-de-fora, esta é uma região histórica, onde se instalaram os franceses na década de 20, para prestar apoio à aviação. Não é área para banho; somente para a contemplação do mar e das ilhas secundárias, dentre as quais - a de São José - abriga a única fortificação localizada fora da ilha principal: o Forte de São José do Morro.

Também, é claro, é passeio indispensável para o registro de imagens de Fernando de Noronha. Na edificação que resta das três que compunham a antiga base de apoio, está instalada a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses, no chamado "Espaço Cultural Air France". 

Nesse local fica também a capela de São Pedro onde as pessoas costumam ir para ver o pôr do sol e também o buraco da Raquel. 

Praia do Sancho


Visitamos a praia do Sancho também no Ilha Tour. O acesso dela é um pouco complicado. Por ela ser toda cercada de morros, e preciso descer por uma escada bem íngreme entre as pedras. 

A praia de Baia do Sancho foi designada como a melhor do mundo pelo site de viagens TripAdvisor, na frente de Varadero, em Cuba, e Eagle Beach, na ilha caribenha de Aruba. O portal americano divulgou os vencedores dos prêmios Traveller's Choice, que se baseiam na quantidade e qualidade dos comentários e avaliações sobre praias recompiladas entre os usuários do TripAdvisor durante 12 meses.

Rodeada de vegetação, com areia branca e água turquesa, é uma das praias mais visitadas do Brasil para a prática do mergulho e ali é possível encontrar uma grande variedade de fauna marinha. 

Buraco do galego


Você não pode sair de Noronha sem conhecer o Buraco do Galego, que ganhou fama quando Bruna Marquezini e Neymar tiraram uma foto no lugar. A atração fica localizada na praia do Cachorro, na Vila dos Remédios. É a praia mais urbana de Fernando de Noronha. Depois de descer as escadas que dão acesso a ela, você verá à direita uma fenda, que é onde fica o buraco. Se a maré estiver baixa, você notará algumas pessoas pulando lá de cima. A nossa sorte é que chegamos bem cedo e não havia fila para fotos. Mas assim que saímos, a fila estava bem grande. Todos querendo repetir a foto famosa do ex-casal. A propósito, o nome Buraco do Galego é porque durante a Segunda Guerra Mundial, quando a ilha foi base para o exército americano, um homem muito branco teria pulado na piscina natural. 

Baía dos Porcos


No nosso último dia em Noronha, resolvemos voltar à praia em que encontramos a paisagem mais exuberante quando fizemos o Ilha Tour: Baía dos Porcos. É o lugar onde é possível avistar o Morro Dois Irmãos mais de perto. A paisagem é de tirar o fôlego! Fomos sozinhas, de ônibus. É super fácil e as pessoas têm o prazer de orientar.

Visitar Noronha é uma experiência tão enriquecedora. Sem dúvidas foi o lugar onde mais tive contato com animais marinhos. E quem chega chateado por ter que pagar taxas de preservação ambiental e do parque, vai embora satisfeito por compreender o belo trabalho que se faz com esses recursos no local. 
 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal
Acervo pessoal
04/02/2024  08h00 Lima é a terceira maior cidade da América Latina e tem muito a oferecer
Confira no texto porque Machu Pichu é tão importante
24/01/2024  15h11 Confira um roteiro completo em Cusco e Machu Pichu
Em Holambra tem belos campos de girassóis
28/11/2023  11h32 Como é visitar um campo de flores em Holambra?

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado