Um roteiro nas praias do Centro e Norte de Portugal | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

Um roteiro nas praias do Centro e Norte de Portugal
A partir do Porto, em direção a Galícia, é possível avistar muitos peregrinos que vão a Santiago de Compostela, pelo Caminho Português da Costa
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 13/05/2024 15h39 - Atualizado em 13/05/2024 15h55

É o ritual em cada Verão: os portugueses vão ao sul em busca de sol e mar. Mas quem disse que apenas existem boas praias no Algarve ou na costa alentejana? O país tem 600 belas praias em toda sua extensão. São quase mil quilômetros de costa atlântica. O nosso foco no guia é as regiões centro e norte e por isso vamos falar dessas praias que apesar da água fria e do vento, tem paisagens deslumbrantes e diversas atividades de lazer.


PRAIAS DO CENTRO
Vamos começar pelo centro. Surfistas podem encontrar o seu maior desafio nas ondas gigantes em Nazaré. Localizada no distrito de Leiria (bem próximo a Óbidos) é um dos destinos de férias de verão mais populares de Portugal. Muito por culpa das famosas Ondas Gigantes que todos os anos desafiam os melhores surfistas do mundo a bater recordes.  Mas as ondas são imprevisíveis, acontecem geralmente entre outubro e março (no outono e inverno). Sem data certa, só se sabe da sua ocorrência com dois dias a uma semana de antecedência. Nos meses de inverno acontece a prova anual de surf na cidade.

E os menos experientes podem dar os primeiros passos numa das oito praias de Peniche, palco dos mais prestigiados surfistas do mundo. De Peniche, dá pra ir às Berlengas, um arquipélago composto por ilhas graníticas, a 10 km da costa, acessíveis de barco, com paisagens espetaculares, falésias íngremes, grutas e águas cristalinas, criando um cenário de tirar o fôlego!
Na Praia da Torreira, pode escolher entre praticar surf nas ondas agitadas do mar ou passear de bicicleta pela ciclovia ao longo da praia. Já na Praia de São Martinho do Porto é em forma de concha (Foto). 

PRAIAS DO NORTE
Já no norte, são diversas praias belíssimas como a Praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, que recebe esse nome devido ao cenário digno de Game of Thrones: uma capela hexagonal em um rochedo junto ao mar no séc. XVII.

Já em Matosinhos tem a Piscina das Marés e a Casa de Chá/Restaurante da Boa Nova construídas nos anos 60 entre as pedras. Ambas são obras do arquiteto português Siza Vieira.
Póvoa de Varzim é a mais badalada, destino de férias dos portugueses do norte há décadas. Há bastante estrutura para receber os turistas, desde apartamentos e quartos para alugar até hotéis, restaurantes, discotecas e até um cassino! Foi a primeira praia onde passei um dia em Portugal. Confira o Vídeo!

Tem ainda Esposende, no distrito de Braga, que se destaca pela praia da Apúlia com Moinhos de vento do século XVIII, que tinham como objetivo a moagem dos cereais. E como ali o vento é forte, não tinha lugar melhor para a instalação. Com o passar do tempo e a evolução dos métodos de produção, esses moinhos passaram por uma requalificação e hoje são casas que são alugadas no Airbnb. Caminhe por seu passadiço e faça diversas fotos.

Viana do Castelo tem a belíssima Moledo, já na divisa com a Espanha rodeada por dunas, vegetação espessa e passadiços de madeira, esta praia é umas das mais bonitas do Norte de Portugal e tem ainda o Forte da Ínsua, monumento nacional desde 1910 numa ilha próximo a costa.

Vai viajar para Portugal? Baixe nosso guia completo com todas as dicas aqui!


Frutos do mar

Com uma costa extensa em uma indústria pesqueira próspera, Portugal oferece uma grande variedade de frutos do mar frescos e deliciosos, que se tornaram um verdadeiro deleite para os amantes da boa comida.

Portanto, ao visitar essas praias, a dica é sentar em um restaurante à beira mar e provar alguma iguaria. Quando estive em Apúlia provei pela primeira vez a sapateira, um caranguejo gigante que é encontrado no Atlântico Norte, desde a Noruega até o Marrocos, incluindo o Mar do Norte, o Canal da Mancha e o Golfo da Biscaia. É uma das espécies de caranguejo mais apreciadas na culinária portuguesa e é muito valorizada pelos seus sabores delicados e textura macia.

São diversas opções como Bacalhau, que vem da Noruega mas é em Portugal que eles ganham um preparo e sabor especial. As sardinhas frescas são um verdadeiro deleite em Portugal, especialmente durante as festividades de Santo Antônio de Lisboa, onde são grelhadas e servidas com pão e salada. 

O polvo é um ingrediente muito versátil na culinária portuguesa. Pode ser grelhado, cozido em guisados. Já os camarões portugueses são suculentos e saborosos, sendo utilizados em uma infinidade de pratos, desde o famoso “Gambas à Guilho” (camarões com alho) até a tradicional “Açorda de Camarão”, um ensopado de pão com camarões;
Os mexilhões são amplamente apreciados em Portugal e são usados em diversos pratos, como “Amêijoas à Bulhão Pato”, cozidos em vinho branco, alho e coentro. 


Caminho Português da Costa

Parte do Porto e passa pelos atuais concelhos de Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Este caminho ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
O Bom Jesus é um dos principais cartões postais de Braga
16/06/2024  10h24 Braga, a cidade mais brasileira de Portugal
A Grand Place é a principal atração de Bruxelas
02/06/2024  10h00 Dicas para conhecer Bruxelas e Bruges, na Bélgica
Essa quinta oferece hospedagem em Barris de vinho
28/04/2024  08h00 História, paisagem e bom vinho: a tradição das quintas em Portugal
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado