A Comunicação eficaz e o sucesso empresarial | Rodrigo Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

A Comunicação eficaz e o sucesso empresarial
Blogs e Colunas | Rodrigo Rocha 20/11/2017 07h00 - Atualizado em 20/11/2017 16h08

Por melhores que sejam os produtos ou serviços de uma empresa, os resultados jamais serão excelentes se não houver uma boa comunicação. Uma boa comunicação não significa apenas fazer propagandas em rádio e TV para os clientes, pois deve começar internamente, entre empresários, gestores e colaborares.

A maioria das empresas não possui uma comunicação interna eficaz, que facilite o entendimento das informações por parte de todos os envolvidos nos processos, simplesmente por não saberem exatamente o que deve ser comunicado e a melhor forma de se fazer entender.

Diante disso o primeiro ponto importante a ser trabalhado é definir quais são as informações relevantes e qual o meio mais eficiente para repassá-las aos que necessitam de tal conhecimento. Para que essas definições sejam bem específicas e objetivas, precisa-se ter um mapeamento de todas as áreas, com seus objetivos e metas, comunicando sobre os resultados que estão sendo alcançados, apontando possíveis causas de problemas e soluções, bem como reconhecendo os colaboradores que conseguem alcançar suas metas com excelência.

Existem comunicações que precisam ser feitas diariamente e outras com temporalidades diferentes (semanais, mensais, etc) e por isso deve-se avaliar a necessidade de cada uma, para evitar também o excesso de comunicação, que não contribui para melhorar os resultados, gerando muitas vezes o efeito contrário, por se tornarem cansativas e fazendo com que informações realmente importantes se percam.

Com uma comunicação interna mais eficaz, a comunicação externa, com clientes e parceiros, tem potencial para ser muito mais assertiva, evitando, por exemplo, que um cliente, ao realizar contato com duas ou mais pessoas da empresa, receba respostas diferentes para o mesmo questionamento, o que gera grande insatisfação.

Conforme explicado anteriormente, verifica-se que com uma avaliação adequada sobre o que, como, quando e para quem comunicar as informações relevantes, pode-se obter resultados que garantam um sucesso muito maior para as empresas.

Mais Notícias de Rodrigo Rocha
26/02/2018  07h00

Aumentando a competitividade através da interação com as ICT’s

29/01/2018  07h00

Preparando-se para Aumentar as Vendas com a Exportação

22/01/2018  07h00

Expectativas empresariais para 2018

08/01/2018  07h00

Ganhando Competitividade com a Gestão de Processos

29/12/2017  07h00

Ano Novo com Planejamento e Sucesso


Blogs e Colunas
Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual, Graduado e Mestre em Economia pela UFS. É Superintendente do IEL/SE, Coordena o Núcleo de Informações Econômicas e Supervisiona o Centro Internacional de Negócios da FIES. Lecionou em cursos tecnológicos, graduação e MBA. Faz palestras em Desenvolvimento Econômico, Gestão de Empreendimentos, da Inovação e de Carreiras.

E-mail: o_rocha1@yahoo.com.br

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado