A importância do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) | Saumíneo Nascimento | F5 News - Sergipe Atualizado

A importância do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)
Blogs e Colunas | Saumíneo Nascimento 07/11/2020 06h00 - Atualizado em 07/11/2020 06h10

A evolução do desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil nos últimos 70 anos está muito conectada com as ações de fomento promovidas pelo Banco de Desenvolvimento da Região, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), um dos 5 (cinco) Bancos Federais que o Brasil possui. O BNB foi criado pela Lei Federal nº 1.649/52 e na sua criação já ficou prevista a existência de uma estrutura que promovesse importantes estudos para a promoção do conhecimento técnico e científico da Região Nordeste, esta estrutura é  o Escritório Técnico de Estudos Econômico do Nordeste (ETENE).

É uma realidade peculiar do Brasil, pois o BNB é o único Banco do país que possui no seu organograma uma área voltada exclusivamente para estudos econômicos e pesquisas científicas e, isto é um diferencial importante que merece maior aproximação por parte das instituições de ensino superior que atuam no Nordeste, bem como pelos órgãos estaduais de planejamento e desenvolvimento econômico dos estados da área de atuação do BNB (Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).

Conforme definido pelo Banco do Nordeste, o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) é responsável por elaborar, promover e difundir estudos, pesquisas e informações socioeconômicas, além de avaliar políticas e programas do Banco do Nordeste. Com o ETENE, o Banco do Nordeste assegura sua inteligência competitiva para atuar de forma cada vez mais efetiva e eficaz, em benefício da sociedade nordestina e do desenvolvimento sustentável da região.

A existência do ETENE está em sintonia com o previsto em um dos artigos do estatuto do Banco do Nordeste que prevê que o  Banco estimulará a pesquisa científica, tecnológica, econômica e social.

E tudo isto tem sido realizado pelo ETENE, então a intenção deste breve ensaio é difundir este patrimônio da sociedade nordestina que é o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) e apontar algumas de suas atividades, na perspectiva de que a sociedade nordestina possa conhecer mais, utilizar mais e interagir mais com o ETENE.

Do ponto de vista de algumas de suas ações e atividades, temos o seguinte, conforme disposto no site do BNB:

- Elaboração de boletins de avaliação - o Boletim de Avaliação de Políticas e Programas é uma publicação trimestral elaborada pela equipe técnica do Etene, trata-se de uma publicação que é dividida em duas seções, cada uma composta de uma única página: a seção 1 é reservada para a comunicação de resultados de pesquisas avaliativas concluídas, com link para acesso à publicação original; a seção 2 é destinada à comunicação de metodologias e resultados parciais de pesquisas avaliativas em andamento e/ou resumos de trabalhos de terceiros, eventualmente, quando os resultados forem de interesse do Banco do Nordeste.

- Caderno Setorial - é uma publicação que reúne análises de setores, segmentos e atividades da economia nordestina. Com uma redação eclética, a publicação se adequa à rede bancária, pesquisadores de áreas afins, estudantes e segmentos do setor produtivo. Os temas do caderno setorial envolvem: agropecuária, indústria, construção, energia, gás, água e esgoto, comércio e serviços e temas transversais. Neste quesito, recentemente foi divulgada uma publicação importante que tratou de custos de transporte na formação dos custos logísticos.

 - Revista BNB Conjuntura Econômica  - é uma publicação trimestral elaborada pela equipe técnica do Etene. Apresenta o acompanhamento do desempenho da atividade econômica no Nordeste e no Brasil por meio da análise de indicadores sobre o nível de atividade, emprego e rendimento, setor externo, finanças públicas e intermediação financeira. A publicação apresenta também a seção de Avaliação e Perspectivas, com artigos curtos sobre temas relevantes para a região Nordeste ou para a economia como um todo. Além da seção Síntese e Expectativas, na qual apresenta as expectativas de mercado com relação às principais variáveis macroeconômicas.

- Diário Econômico Etene – é um diário editado pelo Banco do Nordeste e coordenado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) desde 2016. O Diário divulga artigos originais, sobre temas econômicos, resultantes de análises que contribuam para a constituição de uma base de informações acerca da economia internacional, do Brasil, do Nordeste e dos estados pertencentes à área de atuação do Banco do Nordeste. Trata-se de uma publicação que amplia a produção de trabalhos de natureza econômica, apresentando cenários e tendências macroeconômicas. Destina-se à divulgação de trabalhos técnicos, contribuindo para aumentar a base de informações acerca da economia internacional, do Brasil, Nordeste e estados selecionados. Nesta linha destaco um estudo divulgado recentemente sobre a arrecadação de ICMS nos Estados do Nordeste.

- Informações socioeconômicas – é uma publicação que tem o objetivo de divulgar dados estatísticos relevantes, o Etene disponibiliza ao público uma série de relatórios contendo tabelas e gráficos que retratam a realidade socioeconômica da Região Nordeste. Destaque-se o Nordeste em número que apresenta Indicadores socioeconômicos das grandes regiões brasileiras, organizados nas temáticas de trabalho e renda, educação, demografia, moradia e saúde. A disponibilização dessas informações objetiva contribuir para o aperfeiçoamento das políticas governamentais de âmbito econômico e social que visem à construção de um Brasil mais igualitário.

- Mapas - o Etene disponibiliza ao público interno e externo mapas contendo a distribuição espacial de informações econômicas, sociais e geográficas por toda a área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange a Região Nordeste, Norte dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

- A Revista Econômica do Nordeste (REN) é uma publicação mantida pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) desde 1969. A REN possui publicação trimestral e é aberta, também, a edições especiais temáticas.

A REN divulga trabalhos originais de cunho técnico-científico (escritos em português, inglês ou espanhol) resultantes de pesquisas que contribuam para a formação e qualificação dos recursos humanos do Nordeste do Brasil, e concorram para a constituição de uma base de informações acerca da temática do desenvolvimento regional.

Pelo que foi exposto fica evidenciado a importância do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE) do Banco do Nordeste do Brasil S/A, que as instituições do Nordeste, as Universidades e os Governos Estaduais e prefeituras explorem mais as suas informações que estão disponíveis gratuitamente na internet e que busquem interagir mais com o ETENE para que possam ampliar as suas ações de desenvolvimento local.

Mais Notícias de Saumíneo Nascimento
Freepik / ilustrativa
02/08/2023  11h45 O Drama da Pena de Morte
Pixabay/ilustrativa
19/07/2023  13h20 O Flagelo do Racismo
FAO/Reprodução
09/02/2023  17h20 O Fantasma da Fome
11/04/2022  21h06

Reuniões de Primavera de 2022 FMI e Grupo Banco Mundial

28/02/2022  09h14

Diferenças Geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado