Campeonato Mundial de Xadrez de 2021 | Saumíneo Nascimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Campeonato Mundial de Xadrez de 2021
Blogs e Colunas | Saumíneo Nascimento 26/11/2021 08h27 - Atualizado em 26/11/2021 08h31

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) na sigla em Inglês está realizando mais um campeonato mundial de Xadrez que ocorrerá em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, iniciando-se no dia 26 de novembro, durante a EXPO DUBAI. Cabe ressaltar que o evento foi adiado por um ano devido às inevitáveis ​​complicações logísticas da pandemia global. 

Segundo a FIDE, se os especialistas estiverem certos, o encontro Carlsen-Nepomniachtchi tem o potencial de ser uma ocasião memorável e cativar os espectadores ávidos por conteúdo de xadrez. Serão 14 partidas e caso ocorra empate, ocorrerá uma série de desempate de jogos com tempo mais rápidos (jogos não clássicos).

As mídias credenciam o atual Campeão Mundial de Xadrez, Magnus Carlsen como o favorito. Ele ganhou o título ao destronar o indiano Vishwanathan Anand em 2013, e já o defendeu l título por três vezes desde então. Ele que é norueguês tem sido o jogador com melhor classificação por mais de uma década, e seus níveis de referência e pico de classificação durante este período são sem precedentes.

Quem é Magnus Carlsen, o atual campeão mundial de Xadrez – nasceu na Noruega, ele aprendeu a jogar xadrez quando tinha 5 anos, e fará 31 nos no dia 30 de novembro, sua classificação máxima é 2882, detém o recorde da mais longa sequência invicta - 125 jogos, de 31 de julho de 2018 a 10 de outubro de 2020, classificado em 1º no mundo (xadrez clássico) desde julho de 2011, venceu 12 campeonatos mundiais (4 clássicos, 3 rápidos e 5 blitz) e alcançou o top 100 quando tinha 15 anos.

Quem Ian Nepomniachtchi, o desafiante do campeão mundial de Xadrez – tem 31 anos, nasceu na Rússia, ele aprendeu a jogar xadrez quando tinha 4 anos, sua classificação máxima é 2.792, é bicampeão russo, campeão Europeu Individual (2010), formou-se na Universidade Social do Estado da Rússia com especialização em jornalismo.

Registre-se que a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) é o órgão regulador do xadrez e regula todas as competições internacionais de xadrez. Constituída como uma instituição não governamental, foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como Organização Desportiva Global em 1999.

A FIDE tem atualmente a sua sede em Lausanne - Suiça, mas foi inicialmente fundada em 1924 em Paris sob o lema “Gens una Sumus” (traduzindo do latim “Somos uma Família”). Foi uma das primeiras Federações Esportivas Internacionais, ao lado dos órgãos dirigentes das modalidades futebol, críquete, natação e automobilismo. Hoje é uma das maiores, abrangendo 195 países como membros afiliados, na forma de Federações Nacionais de Xadrez. O xadrez é hoje um esporte verdadeiramente global, com dezenas de milhões de jogadores em todos os continentes e mais de 60 milhões de jogos em média todos os dias.

O atual Presidente da FIDE é o Russo Arkady Dvorkovich, ele tem 49 anos é economista. Alguns dos interesses profissionais de Dvorkovich são regulamentação econômica, gestão financeira e planejamento tributário. De acordo com BusinessWeek (2003), Arkady foi incluído na lista de 50 líderes mundiais em potencial.

Quem tiver interesse em acompanhar o campeonato mundial de Xadrez de 2021, o endereço é o seguinte : https://fideworldchampionship.com/ .

Agora é aguardar e acompanhar se o Magnus Carlsen manterá a sua coroa ou se a Rússia voltará a ter o título Mundial de Xadrez com o Ian Nepomniachtchi, já que é o país com o maior número de campões mundiais de Xadrez, a saber: Mikhail Botvinicki, Vasilly Smyslov, Mikhail Tall, Tigran Petrossian, Boris Spassky, Anatoly Karpov, Gary Kasporav, Vladimir Krammik e Alexander Khalifman.

E para motivar o acompanhamento deste Mundial de Xadrez que promete ser um dos mais disputados, vale resgatar que os dois jogadores possuem uma interessante história no Xadrez, pois no início deste Século XXI, eles eram rivais pelas coroas mundiais da juventude. O Ian conquistou três títulos europeus consecutivos, vencendo o Sub-20 e depois o Sub-12 duas vezes. Registre-se que em 2002, Ian e Magnus duelaram pelos campeonatos Europeu e Mundial Sub-12, e o russo também venceu o último, no tie-break. É uma rivalidade muito grande entre ambos, que vença o melhor e que o Xadrez enquanto esporte seja reconhecido e valorizado.

Mais Notícias de Saumíneo Nascimento
Centenário da União Geográfica Internacional
17/09/2021  16h27 Centenário da União Geográfica Internacional
04/06/2021  19h32

Segurança Alimentar

07/11/2020  06h00

A importância do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE)

18/07/2020  08h15

Banco do Nordeste do Brasil – 68 anos de Desenvolvimento Regional

21/03/2020  15h48

Impactos Econômicos do COVID-19