Diferenças Geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia | Saumíneo Nascimento | F5 News - Sergipe Atualizado

Diferenças Geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia
Blogs e Colunas | Saumíneo Nascimento 28/02/2022 09h14 - Atualizado em 28/02/2022 10h07

Como estarei abordando de forma breve algumas diferenças geopolíticas entre a Rússia e a Ucrânia, na perspectiva de conhecimento de referidas nações e, em face do que ocorre no mundo neste início de 2022, comentarei inicialmente, alguns conceitos de geopolítica.

O termo “geopolítica” foi criado por Rudolf Kjellén (1854-1922), sendo uma área de estudo da Geografia e que analisa as relações de poder entre os Estados, destacando-se algumas variáveis importantes, a exemplo do espaço geográfico, localização geográfica, demografia, recursos naturais, desenvolvimento tecnológico, etc.

Nas diferenciações geopolíticas que serão abordadas, não iremos exaurir as variáveis que possam quantificar o poder dos dois estados, mas ajudarão a compreender as suas ligações.

A geopolítica é diferente da geografia política, a geografia política é estática, enquanto que a geopolítica é dinâmica; a geografia política estuda as relações do homem com o meio físico, enquanto a geopolítica estuda as relações do Estado com o território; a geografia política preocupa-se com o presente e o passado e a geopolítica preocupa-se com o passado, o presente e o futuro.

Apresentarei inicialmente o que denominamos de “massa crítica” que é o território e a população. A área da Rússia é de 17.125.191Km2 (o maior país do mundo em território, distribuído entre a Europa e a Ásia); já a Ucrânia tem uma área de 576.604 km2 (o 47º do mundo em território, sendo o maior país situado inteiramente no Continente Europeu), vê-se que o território da Rússia é 29,7 vezes superior ao território da Ucrânia.

A Rússia tem acesso a três oceanos (Atlântico, Ártico e Pacífico) e aos Mares Negro, Cáspio e Báltico. A Rússia tem fronteira terrestre com 14 países, Azerbaijão, Belarus, Cazaquistão, China, Coréia do Norte, Estônia, Finlândia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Mongólia, Noruega, Polônia e Ucrânia,

A Ucrânia faz fronteira com 7 países, Belarus, Eslováquia, Hungria, Moldávia, Polônia, Romênia e Rússia e tem um litoral ao longo do Mar de Azov e do Mar Negro.

A fronteira entre a Rússia e a Ucrânia é de 1.576Km, sendo a 39ª maior fronteira terrestre entre dois países e envolve uma tríplice fronteira dos dois países com Belarus ou Biolorússica e o Mar de Azov.

Registre-se que entre as 10 maiores fronteiras do mundo, 3 são da Rússia: a 2ª maior do mundo (Rússia e Cazaquistão – 6.846Km), a 5ª maior do mundo (Rússia e China – 4.250Km) e a 7ª maior do mundo (Rússia e Mongólia – 3.485Km). Portanto, a Rússia por ser o maior país do mundo em território é um país com grandes fronteiras terrestres, com isso, a possibilidade de mistura entre culturas e espaços compartilhados com especificidades e diversidades culturais é grande.

Um conceito geográfico importante a ser lembrando na questão das diferenciações entre Rússia e Ucrânia é o “enclave”. Enclave é um território com distinções políticas, sociais ou culturais, com fronteiras geográficas dentro dos limites de outro território. Neste ponto, as questões separatistas para um lado geográfico e, geral são influenciadas por questões culturais (idioma e outros costumes), como ocorre com as repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk que ficam no território de Donbass, Donetsk e Lugansk são dois Oblasts. O Oblast é uma subdivisão administrativa e territorial em alguns países eslavos e ex repúblicas soviéticas.

A população da Rússia é de 145.478.097 de pessoas (9ª população mundial); já a população da Ucrânia é de 41.167.336 pessoas (36ª população do mundo), a população da Rússia é 3,5 vezes a população da Ucrânia.

Cada país tem seu próprio idioma: russo na Rússia e ucraniano na Ucrânia. Porém na Ucrânia, uma parte da população (29,6%), tem o russo como língua nativa e muitos ucranianos possuem o russo como 2º idioma, o que facilita as relações entre os povos. E na Rússia, mesmo o russo sendo a única língua oficial, existem grupos étnicos que falam outros idiomas, como o ucraniano que possui quase 2 milhões de falantes.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia é US$ 1,7 trilhão, o Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia é de US$ 337,3 bilhões. O PIB da Rússia é 5 vezes o PIB da Ucrânia.

A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, membro do BRICS, membro do G-20, membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), membro da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), membro da EurAsEC, membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Membro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A Ucrânia é membro da Organização das Nações Unidas (ONU) e membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), dentre as principais instituições internacionais.

Na OMC existem diversas disputas comerciais em andamento entre os dois países.  Ucrânia possui três reclamações contra a Rússia, envolvendo: medidas que afetam a importação de equipamentos e peças ferroviárias, medidas que afetam o tráfego em transito e medidas que afetam a importação e trânsito de certos produtos ucranianos. Já a Rússia possui duas reclamações contra a Ucrânia na OMC: medidas antidumping sobre nitrato de amônio e medidas relativas ao comércio de bens e serviços.

Nos quesitos de produção e capacidade econômica: A Ucrânia é forte na produção agropecuária, sendo líder na produção de sementes e óleo de girassol, está entre os principais produtores de vários gêneros alimentícios, a exemplo de: milho, trigo, soja, cevada, etc; é um dos principais produtores de mel, leite, carne de frango, grande produtora de vinho; a Ucrânia produz vários veículos de transporte e naves espaciais; possui uma Agência Espacial (NSAU), já tendo lançado satélites próprios; é uma das líderes mundial na produção de mísseis e tecnologia relacionada a mísseis; o país também é relevante na produção mineral, destacando-se o minério de ferro, manganês e urânio. Na produção mineral destaca-se a produção de aço. No quesito de energia, a Ucrânia um grande importador da Rússia, especificamente petróleo e gás natural, mas vale registrar que do ponto de vista logístico a Rússia distribui o gás na Europa via a Ucrânia. O país tem a maior usina nuclear da Europa (Usina Nuclear de Zaporija).

A Rússia é um país com destaque em recursos naturais, especialmente petróleo e gás natural, tendo as maiores reservas mundiais de gás natural e uma das 10 maiores reservas de petróleo e a segunda maior reserva de carvão.  A Rússia possui a segunda maior rede de gasodutos do planeta, que transporta gás natural para a Europa. A Rússia é forte na produção de eletricidade, sendo forte também em energia renovável (via hidroelétricas), devido ao país possuir grandes rios. Além disso, a Rússia possui uma das maiores produções de energia nuclear no mundo. A Rússia tem uma das maiores áreas do mundo em terra cultivada, sendo o terceiro maior exportador de grãos do mundo. A Rússia é um dos maiores produtores de pescado do mundo. A Rússia tem domínio da tecnologia espacial e possui um programa espacial, que nos idos anos 1950 lançou o primeiro satélite artificial em órbita da terra, bem como, a primeira viagem do homem ao espaço.

Sobre os dois países, destaque-se que no mesmo ano de falecimento do autor do termo Geopolítica (1922), um século atrás, Rússia e Ucrânia foram dois dos membros fundadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e também concordaram no ano de 1991, com o tratado que encerrou a união (Acordo de Belaveja).

As relações geopolíticas entre Rússia e Ucrânia envolve alguns tratados que volta para evidência, a exemplo do Memorando de Budapeste sobre garantias de segurança, é um tratado de não proliferação de armas nucleares e, do Tratado de Partição sobre o Estatuto e as Condições da Frota do Mar Negro, pelo qual os dois países estabeleceram duas frotas nacionais independentes e a divisão de armamentos e bases entre eles. Mesmo com pontos que os unem e que os separam, existem diversos outros tratados e acordos entre Rússia e Ucrânia, a maioria em questões geopolíticas, portanto, a possibilidade da existência de mais algum acordo ou tratado é uma tradição entre as duas nações, que assim seja.

Mais Notícias de Saumíneo Nascimento
Freepik / ilustrativa
02/08/2023  11h45 O Drama da Pena de Morte
Pixabay/ilustrativa
19/07/2023  13h20 O Flagelo do Racismo
FAO/Reprodução
09/02/2023  17h20 O Fantasma da Fome
11/04/2022  21h06

Reuniões de Primavera de 2022 FMI e Grupo Banco Mundial

26/11/2021  08h27

Campeonato Mundial de Xadrez de 2021

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado